Uma das datas mais importantes para o varejo e que é aguardada por consumidores em busca de descontos e promoções, a Black Friday deste ano, está gerando bastante expectativa para o setor. Em 2022, o evento de compras acontece no dia 25 de Novembro e traz um ineditismo: pela primeira vez será realizado junto com a Copa do Mundo. Mas o que esperar e como alcançar resultados com a Black Friday? 


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Vale dizer que os últimos dois anos foram desafiadores, com uma série de situações que nem os mais pessimistas poderiam prever. Primeiro, tivemos a pandemia e suas consequências na economia do “fecha tudo”. Depois, veio a crise na cadeia de suprimentos. E ainda veio a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação no mundo todo. 

Se por um lado o cenário conturbado prejudicou muitos negócios, que precisaram se reinventar, por outro, novos consumidores surgiram com a internet: segundo um estudo do Google/Ipsos, 5 milhões de pessoas começaram a comprar online entre 2021 e 2022 no Brasil, e a previsão é de que o comércio eletrônico cresça 42% até 2025.

Em tempos de bolso apertado e cenário econômico incerto (escrevo esse artigo antes do resultados das eleições presidenciais no Brasil), uma data promocional como a Black Friday tem papel ainda mais importante para viabilizar o consumo e aquecer o mercado. 

É preciso acima de tudo entender que a inflação, o desemprego, o dólar alto, a escassez de mercadorias e a taxa de juros elevada, por exemplo, diminuem o poder de compra do consumidor. Mas isso não é motivo para deixar de aproveitar a Black Friday como atrativo para vendas, seja qual for o negócio. 

7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday

Algumas pesquisas de mercado utilizadas pelo setor de e-commerce para planejar ações, trazem dados positivos que favorecem a expectativa pelo menos para o comércio eletrônico. Confira:

  • O e-commerce brasileiro apresentou, segundo pesquisa da Neotrust, um crescimento de 4,3% no número de pedidos no segundo trimestre de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021;
  • O faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses do ano foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia;
  • O comércio eletrônico brasileiro fechou o primeiro semestre de 2022 com R$118,6 bilhões em vendas, exibindo um crescimento de 6% em relação a 2021.

O que os consumidores estão buscando no Google

A gigante das buscas sempre capricha nos dados e prognósticos, trazendo a realidade do consumo e intenções de compra dos usuários de internet. 

Após dois anos de cenário pandêmico, o consumidor se digitalizou e se tornou mais exigente. Ele não quer mais apenas o que for mais barato ou que dê para comprar, mas sim do que atende todas as suas necessidades. De acordo com o Google, as pessoas estão mais conscientes sobre suas escolhas e têm clareza sobre o que realmente desejam. Tanto que 85% dos brasileiros estão comprando de forma mais intencional.

E durante a Black Friday isso não é diferente. A maior parte das buscas, cerca de 95% delas, são por termos relacionados a promoções, ofertas, descontos e cashback (que muitos setores de varejo adotaram, a exemplo dos clubes de vantagens). 

O Google observa também uma procura pelo “melhor” produto ou serviço. Em 2021, por exemplo, as pesquisas por essa expressão foram 20% maiores que em 2020.

E isso pode ser explicado: com o orçamento comprometido por diversos fatores, como inflação e dívidas, a Black Friday é a oportunidade de comprar algo que se deseja há muito tempo, mas sem perder a qualidade de vista. Afinal, quando há menos dinheiro, a escolha precisa ser ainda mais certeira.

Dicas para ter sucesso na Black Friday

Mesmo sendo uma data promocional ampliada que abrange tanto vendas físicas como online, fui buscar as dicas essenciais para quem pretende obter resultados favoráveis com essa data promocional e não falhar nas estratégias: 

Planejamento em primeiro lugar!

Além dos processos internos de vendas e relacionados à parte de logística, geralmente feito pelas empresas até o mês de Agosto, são necessários investimentos no marketing, identidade visual, na comunicação da sua loja nesse período. 

Lembre-se que a concorrência é acirrada e você não deve passar despercebido no meio da multidão e de tantas opções que estarão disponíveis para o consumidor.

Há outro fator a ser levado em conta: no Brasil é comum estender a data para uma semana Black Week, portanto crie um calendário de promoções para que seja possível oferecer diferentes atrativos e descontos a cada dia.

Preparo e improviso

E aqui a dica é do próprio Google: teremos uma Black Friday sem precedentes. Vivemos um novo contexto, com novas incertezas, mas também com muitas possibilidades. Para identificá-las e aproveitá-las ao máximo, é importante estabelecer um novo mindset e ele é uma junção de preparo com improviso.

Isso significa que o seu negócio precisa estar pronto para despertar desejos e ajudar o consumidor a ter mais certeza de que está fazendo uma boa compra, o tão falado relacionamento pró-ativo. 

Ter uma estratégia centrada em dados prioritários também é importante para entender o que oferecer para essas pessoas, em que momento, e em todos os canais, incluindo redes sociais. Aposte também na automação para mudar a rota e capturar novas oportunidades em tempo real. Afinal, o melhor antídoto para a incerteza é estar pronto para ela.

Escolha os produtos certos

É óbvio que diante da expectativa do consumidor de procurar pelas melhores promoções na Black Friday, não há como fugir da estratégia de diminuir preços para gerar mais vendas, mas atenção: você não deve perder o controle de seus resultados.

O conselho dos especialistas é não sacrificar a sua margem de lucro por causa de algumas vendas extras. Fazer isso só vai te custar mais a longo prazo. Coloque para venda e com descontos apenas os itens que fazem parte da sua estratégia comercial, de preferência com o apoio dos fornecedores, para que suas ofertas sejam competitivas. Neste momento, a parceria é fundamental para o esperado ganha-ganha. 

Foque na comunicação

Isso parece que é chover no molhado, mas é preciso destacar: não basta criar um bom plano comercial para a Black Friday 2022, é preciso divulgar, espalhar para as pessoas ficarem sabendo. 

Separe parte do seu orçamento apenas para a comunicação e publicidade. Esse investimento precisa cobrir as despesas com banners, anúncios nas redes sociais e no Google, além de conteúdos especiais para a data.

Em seu plano de comunicação/marketing, considere que na Black Friday as pessoas estão procurando itens para presentear a si mesmas. Uma boa dica é utilizar gatilhos mentais como “você merece esse presente” ou “chegou a oferta que você esperava” para estimular as compras.

Atendimento eficiente

Como é possível aprender com os erros do passado? Evitar os atrasos nos pedidos da Black Friday, o que pode ocasionar um aumento nas solicitações de contato e reclamações para sua equipe de atendimento ao cliente. Portanto, certifique-se de ter uma boa equipe e estar totalmente informado, mas principalmente preparado com todas as etapas do processo de compra transparentes para o comprador. 

Responda os e-mails em tempo hábil com respostas relevantes e que resolvam as situações, e nunca demore para responder outros canais, como WhatsApp e também as redes sociais.

Tradicionalmente o consumidor da Black Friday é ansioso e quer se manter informado sobre o status do seu pedido, por isso tenha equipes de atendimento e vendas bem treinadas. Se algo der errado, ofereça toda a ajuda possível, atualize-o sempre e atenda-o bem. 

Um bom atendimento pode fazer grande diferença diante de casos inesperados e até aumentar as chances de poder fidelizar o cliente, ampliando vendas para além da Black Friday. 

Atenção ao controle de estoque

Essa parte é fundamental para qualquer comerciante. Se você tem uma loja física e uma virtual, é imprescindível realizar um bom controle de estoque para impedir que se coloque à venda um produto esgotado, perdendo negócios e manchando a imagem da sua marca perante o cliente.

Se você tem dificuldade de fazer controle de estoque, gerenciamento de pagamentos e de compras, por exemplo, considere adquirir uma ferramenta ERP antes da Black Friday.

Essas plataformas atuam para fazer os controles de forma automatizada e sincronizada entre departamentos e entre integrações. Ao receber um pedido, o ERP faz junto à equipe verificações de estoque, impressão de romaneio, verificação do pedido, emissão de etiqueta e nota fiscal, solicitação de postagem junto à transportadora e acompanhamento da entrega até o cliente final.

Conclusão

Diante do que você acompanhou até aqui, uma dica mais do que essencial especialmente para e-commerce é certificar-se que o seu site pode lidar com o volume de tráfego. 

Mesmo que você não espere um grande aumento de visitantes, fique em alerta com um plano de contingência que deve estar vigor com a sua hospedagem, caso você tenha um aumento repentino no tráfego para garantir que seu site não seja derrubado. 

E, para finalizar: experimente fazer um esquenta antes da data, para verificar e testar o seu potencial diante da expectativa do público alvo. Isso pode fazer a diferença e ajudar a aprimorar a sua atuação para aproveitar as melhores oportunidades desse período.

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