O abandono do carrinho em compras online é uma situação desafiadora para o e-commerce e pode resultar em perdas significativas de receita para os comerciantes. Uma taxa de abandono de carrinho de compras mais alta geralmente significa problemas com o processo de checkout. Por isso é importante que os proprietários de lojas online acompanhem essa métrica se quiserem recuperar a receita potencialmente perdida e melhorar as conversões.

O comércio eletrônico e os infoprodutos têm revolucionado a maneira como as pessoas fazem compras, proporcionando conveniência, variedade e acessibilidade sem precedentes. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e da facilidade oferecida pelas lojas online, o abandono de carrinho ainda é um dos principais gargalos que afetam os negócios digitais. 

Usuários que desistem da compra antes de fazer o pagamento é um pavor para quem depende de vendas online e não pode ser tratado com desprezo, pois esse pode ser o alerta para melhorias e ações necessárias para a conquista de clientes. 

Calculando a taxa de abandono do carrinho 

Para calcular a taxa de abandono do carrinho de compras, aqui está a fórmula que você deve usar:

Taxa de Abandono de Carrinho = O número total de transações concluídas dividido pelo número total de transações iniciadas.

O número que for gerado será a taxa de abandono do carrinho de compras em um período específico de tempo. Por exemplo, você pode fatorar todas as transações no último mês ou último trimestre e dividi-las pelo número de transações iniciadas, o que basicamente significa itens que as pessoas colocaram em seus carrinhos, mas não compraram.


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Estatísticas do carrinho de compras que revelam o problema

Existem várias estatísticas de abandono de carrinho de compras que realmente mostram o quão sério pode ser esse problema ao seu negócio. Para dar uma breve ideia, aqui estão algumas situações que se destacam:

  • 90% dos compradores online abandonam seus carrinhos devido ao tempo de carregamento lento do site ou página e também passos para o checkout prolongados (mais de 30 segundos)
  • A taxa global de abandono de carrinho é de 76%
  • Quase 50% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos
  • Ao usar anúncios direcionados personalizados, as empresas podem aumentar seu ROI em 1.300%!

Alguns fatores que afetam a taxa de abandono do carrinho de compras

Como comerciante online ou infoprodutor, é preciso entender como é complexo garantir que seu visitante online se torne seu cliente. Muitos compradores online adicionam produtos diferentes ao carrinho, no entanto, apenas alguns pagam e concluem o processo de checkout. Vários motivos podem forçar esses clientes em potencial a abandonar o carrinho de compras:

1. Falta de confiança

Os clientes online resistem a fornecer informações confidenciais e é por isso que você deve melhorar sua taxa de conversão, desenvolvendo mais confiança com clientes em potencial online. Você não deve apenas garantir que seu site ou aplicativo sejam fáceis de usar, mas também deve mostrar uma imagem de marca forte em todos os momentos. Um conjunto claro de políticas a esse respeito ajuda os usuários a tomarem suas decisões rapidamente. Usar selos de confiança também é uma boa ideia.

2. Frete caro

Muitos possíveis compradores abandonam o carrinho simplesmente porque o custo do frete é maior do que o custo do produto que desejam comprar. Oferecer entregas gratuitas funciona como um encanto. Se você não puder pagar 100% de entrega gratuita, poderá oferecer promoções de entrega para atrair e converter mais clientes. 

3. Navegação

Os prospects online com baixa intenção de compra continuarão a adicionar produtos diferentes em seus carrinhos, no entanto, eles provavelmente irão embora antes da finalização da compra. Você pode atrair esses clientes criando algum gatilho com senso de urgência com as vendas instantâneas. Incentivar esse público-alvo ajudará você a reduzir significativamente a taxa de abandono do carrinho.

4. Complexidade

O tempo de atenção dos clientes online é curto e eles abandonarão seu processo de checkout em um piscar de olhos, mesmo que seja um pouco complexo.

Você deve monitorar suas análises e revisar seu processo de checkout de forma consistente para garantir que nenhum bug custe sua venda. Um processo de checkout abrangente também economiza o tempo dos clientes, o que resulta em conversões mais altas. Pesquise as melhores práticas de mercado.

5. Falta de Soluções de Pagamento

Os usuários que se sentem à vontade para fazer compras online sempre têm seu(s) modo(s) de pagamento preferido(s). Eles serão rejeitados se o seu e-commerce não oferecer seu método de pagamento preferido. Você pode lidar com essa preocupação fornecendo todos os gateways de pagamento padrão, mas populares, como cartão de crédito, débito em conta, boleto e o Pix. 

6. Preços mais altos

Um comprador online frequente costuma comparar os preços de diferentes produtos em diferentes lojas online para encontrar as melhores ofertas disponíveis. Você pode converter esses clientes oferecendo descontos exclusivos ou cupons de desconto para que seu produto se torne competitivo.

7. Falta de Transparência

A falta de transparência também é uma preocupação importante para muitos compradores e pode afetar a taxa de abandono do carrinho de compras. Evite cobrar cobranças ou taxas ocultas na última etapa do checkout, as famosas pegadinhas embutidas, pois isso pode motivar os compradores a abandonar completamente seus carrinhos. Certifique-se de que todas as cobranças sejam transparentes e bem explicadas no momento do carrinho.

Habilite o check-out do convidado

A maioria dos clientes, especialmente os iniciantes, não querem se preocupar em fazer uma conta ao comprar online. Habilite o check-out do convidado para melhorar as vendas. Isso mostra que você valoriza o tempo do seu cliente e pode ajudá-lo a reduzir consideravelmente as taxas de abandono de carrinho.

Comprar como convidado oferece vantagens para o utilizador.

  • maior privacidade, sem ter que disponibilizar mais dados que o necessário, nem ter que ser alvo de promoções regulares da marca;
  • não interrompe o processo de aquisição do produto, passando imediatamente da visualização para a compra, sem ter que criar uma conta primeiro;
  • ideal para compras pontuais;

Deixar que os utilizadores comprem como convidados reduz a taxa de abandono do processo de compra em 35%. As desvantagens é que não se pode usar os dados do utilizador para marketing direto, e estabelecer uma relação mais duradoura. Já que ele não criou um cadastro de login. Oferecer a opção de login em alguma conta do Google ou outra plataforma online pode ser também uma boa estratégia, facilitando a compra. 

Dica de ouro: simplifique seu processo de checkout

Qual é o tempo médio que o comprador gasta para concluir uma compra em sua loja? A maioria dos vendedores realmente não pensa dessa maneira. A melhor forma de fazer isso é analisando e avaliando o processo de checkout da sua concorrência. Simule compras em sites de diferentes ramos para entender o que você precisa melhorar ou adaptar, levando em conta as experiências mais encantadoras. 

Não hesite em usar diferentes ferramentas, formulários ou pesquisas para coletar seus dados. Use vários plug-ins de teste A/B para o seu site para atingir os objetivos desejados e reduzir o abandono do carrinho de compras online. Você pode fazer testes A/B de uma única página e checkouts de várias páginas para determinar o que funciona melhor para sua loja.

Utilize um indicador de progresso

Usuários online não têm tempo a perder, tudo precisa ser pensado para oferecer uma experiência precisa. Adicionar um indicador de progresso em seu site permite a um cliente médio saber quanto tempo irá levar até a transação ser concluída.

Os indicadores de progresso (também conhecidos como “passos”) são projetados para melhorar a qualidade do processo de checkout. A barra de progresso não apenas ajuda a reduzir o abandono do carrinho de compras como um todo, mas também é um recurso de usabilidade. É difícil descartar o poder da barra de progresso, pois ela pode ser usada para fornecer mais informações e transparência sobre o status do pedido de uma pessoa.

Crie fluxos de e-mail para carrinho abandonado

Escrever e-mails de abandono impactantes é fundamental para o sucesso da sua loja. É de longe o passo mais importante para recuperar carrinhos abandonados. De acordo com uma pesquisa da SaleCycle em 500 das principais marcas do mundo , 44,1% dos e-mails de carrinhos abandonados foram abertos pelos usuários. Mais importante, quase um terço dos cliques em e-mails de carrinhos abandonados (29,9%) acabaram resultando em um carrinho recuperado.

Através do e-mail você tem a facilidade de oferecer descontos, promoções e se relacionar com seus leads colocando-os em fluxos por etapas de jornada de compras. Lembre-se que nem todos os usuários podem estar convencidos em fechar o negócio naquele momento, mas com uma boa nutrição em conteúdos por e-mail, é possível levá-los para uma decisão de compra. 

Conclusão

O abandono do carrinho de compras é uma questão crucial para o e-commerce e você não deve negligenciá-la a qualquer custo. Ele tem o poder de fazer ou quebrar seu negócio online. Com eventos do comércio digital importantes chegando como Dia do Cliente e Black Friday, você deve garantir que a taxa de abandono do carrinho seja a mais baixa possível.

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