Vender online, definitivamente não é para amadores. O comércio eletrônico é um negócio em constante mudança e faz parte de um universo digital que evolui continuamente desde a sua criação. E não apenas isso, mas estamos conectados por meio de dispositivos cada vez mais avançados e práticos, a cada dia que passa.

Um e-commerce de sucesso precisa acompanhar todas essas mudanças para se manter relevante e principalmente, vendendo!

Mesmo com os avanços tecnológicos e alterações no comportamento do consumidor, algumas coisas nunca mudam. 

Proprietários ou gestores de lojas virtuais sempre precisam:

  • Causar uma boa primeira impressão 
  • Cuidar de seus clientes facilitando a jornada de compra
  • Alcançá-los onde estiverem

Setor de e-commerce só cresce!

Uma pesquisa internacional da Insider Intelligence, destacou que o Brasil está entre os 10 países com maior expectativa de crescimento no e-commerce em todo o mundo. Índia, Indonésia e Brasil, devem gerar juntos, cerca de US$ 230 bilhões em vendas no varejo eletrônico em 2022. E isso não é pouco!

E os dados são animadores, como da pesquisa ABComm Forecast, feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico: o comércio eletrônico teve um faturamento de R$169.59 bilhões no Brasil em 2022, uma diferença de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento de 2021 (150.82). 

Por isso, além de uma boa plataforma de e-commerce é preciso planejar e construir estratégias que sejam iscas ou convencimento para vendas, muito além do seu catálogo de produtos ou serviços. Estou falando de ações atualizadas que podem entrar no seu planejamento para conquistar visitantes e clientes, movimentando seu e-commerce. 

Separei para você as dicas de marketing digital mais indicadas por especialistas. Confira a seguir:


Veja também:


Otimização do mecanismo de pesquisa

Publicar um site e fazer com que rode perfeito, sem problemas e com bom alcance é uma vitória para qualquer empresa que vende pela internet, mas somente ter um bom site não é suficiente para que os consumidores encontrem facilmente uma marca ou produto. 

Para melhorar a visibilidade, a dica é otimizar os sites para os mecanismos de pesquisa. Também conhecido como SEO (Search Engine Optimization) exige que as equipes de marketing atualizem continuamente as plataformas com conteúdo rico e relevante que forneça informações úteis para os clientes ou interessados.

Uma boa estratégia de SEO pode ajudar a garantir que seu conteúdo apareça nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para consultas relevantes e fornecer uma boa experiência de usuário, quando os clientes encontrarem as informações de que precisam. 

Procure usar palavras-chave e frases de SEO organicamente no conteúdo para alertar os mecanismos de pesquisa sobre a relevância do site para essas consultas.

É fundamental usar URLs fáceis de ler e nomes de páginas descritivos que contenham uma palavra-chave primária. As URLs de páginas e nomes também podem incluir palavras ou frases familiares que os clientes provavelmente usam durante a pesquisa. Essa estratégia requer acima de tudo uma pesquisa de palavras-chave para identificar oportunidades para novos conteúdos e obter o tão desejado alcance orgânico. 

Marketing de conteúdo

Esse é o calcanhar de aquiles para muitas empresas, que falham bastante ao ignorar o bom conteúdo. Para dar suporte ao SEO e construir autoridade de marca, é importante adotar o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing para lojas virtuais. Existem muitas alternativas, mas para quem ainda não tem uma estrutura robusta no marketing, vale investir em canais mais baratos e de fácil utilização. 

Um blog que ofereça artigos direcionados para seu público alvo e temas relacionados ao negócio, pode ajudar a construir uma estratégia de marketing bem-sucedida e permitir que as marcas produzam conteúdo relevante sobre seus produtos. 

Você pode achar que isso é ultrapassado, mas faz parte da conexão estratégica de canais que o digital necessita. Os blogs permitem segmentar palavras-chave importantes que podem não se encaixar naturalmente nas páginas de produtos ou categorias. 

Este conteúdo (que pode ser texto ou vídeo) deve atender diretamente às necessidades do consumidor, oferecer soluções úteis, construir confiança e fortalecer relacionamentos. No geral, os blogs podem levar a uma maior visibilidade da marca e taxas de conversão mais altas de clientes novos e existentes.

O marketing de conteúdo ajuda a responder às perguntas dos clientes, educá-los, entregar a narrativa da empresa e levar as pessoas a fazer uma compra. Além disso, diferentes tipos de conteúdo, como vídeo, guias para download e conteúdo gerado pelo usuário , podem fortalecer a reputação de uma marca. Esse conteúdo também pode alimentar o blog e trazer mais olhares para a organização e suas ofertas.

Não negligencie o Blog como canal de marketing importante!

Marketing de redes sociais

Além de um SEO forte que ajuda o conteúdo a aparecer no Google, as marcas devem atender os consumidores onde eles estão: nas redes sociais. Esses canais podem conquistar futuros clientes que usam plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Youtube… e ajudam a envolver um público ativo .

Bilhões de pessoas usam as redes sociais todos os meses, e elas podem ajudar a criar conexões autênticas com seus seguidores e mesmo realizar vendas através de anúncios ou parcerias. Nas redes sociais do seu e-commerce procure sempre responder a comentários, publicar conteúdo relevante e fornecer mais informações sobre os produtos que você vende. 

Se não puder estar em todas as plataformas, teste as que você tem mais alcance. Selecionar as redes certas para gerenciar e distribuir esse conteúdo, vai otimizar as suas estratégias. Um bom exemplo é que os usuários do Twitter querem ver um conteúdo diferente das pessoas que estão no Instagram. Fazendo testes de público e postagens, você consegue entender quais os canais mais relevantes para o seu negócio. 

E-mail marketing é fundamental

Um e-commerce de sucesso é aquele que realiza um ótimo relacionamento através do canal e-mail, gerando novos leads (interessados ou futuros clientes) para ações de vendas com campanhas direcionadas, ou mesmo nutrir a sua base de contatos e clientes com conteúdos oferecendo ofertas e promoções exclusivas. 

O marketing por e-mail também pode permitir a divulgação para todos os cadastrados no seu site, de novos produtos ou informações relevantes. Como isca de vendas, você pode realizar promoções (envio de cupons de desconto em datas especiais, clubes de vantagens e parcerias, etc) além de lançamentos de novos produtos e novos conteúdos do seu blog.

Comunicações personalizadas por e-mail têm benefícios duradouros na retenção de clientes e novas compras. Você consegue estabelecer uma base forte e fiel, entendendo o histórico dos leads e seu real interesse, podendo direcionar fluxos de automação para aquecimento ou convencimento de vendas. Segmentando seus leads através de uma jornada de compras eficiente, é possível encontrar boas oportunidades. 

O cliente no topo!

Uma empresa de comércio eletrônico está mais distante dos clientes e não é tão acessível quanto uma loja física. Seus clientes ou interessados não podem tocar, sentir ou experimentar os produtos antes de fazer uma compra. Embora não haja solução para esse problema, você pode compensá-lo de algumas maneiras diferentes. 

A facilidade de compra online deve ser um ponto de partida, pelo simples fato de ser mais conveniente comprar em um site, do que ir até uma loja. No entanto, isso não é suficiente. Você precisa acima de tudo mostrar que valoriza seus clientes. Por exemplo, você pode oferecer um preço justo para todos os seus produtos ou frete grátis. Além disso, coloque foco no checkout, onde deve ser fácil e simples concluir todo o processo de compra, desde a seleção até o pagamento. 

Ter um excelente atendimento ao cliente é outra maneira de mostrar que você valoriza seus clientes. Certifique -se de que as pessoas saiam da interação com sua empresa com sentimentos positivos. Utilize canais eficientes e de rápida interação como o WhatsApp, porém não deixe apenas com as respostas automatizadas, tenha sempre um humano para responder e seguir com o atendimento. 

Os chatbots e IA definitivamente entraram na rota do e-commerce e devem ser aproveitados como parte complementar desse relacionamento com seu cliente ou futuro comprador. 

Adicionar um software de bate-papo ao vivo ao seu site é uma das melhorias mais significativas na experiência de compra. Algumas estatísticas a serem consideradas: 

  • 77% dos clientes não farão uma compra se não houver suporte por chat ao vivo
  • 73% dos clientes consideram o chat ao vivo a forma mais satisfatória de se comunicar com uma empresa
  • 63% dos consumidores têm maior probabilidade de retornar a um site que oferece bate-papo ao vivo

Isso significa que interações ao vivo em tempo real podem ajudar seus clientes em potencial a tomar uma decisão mais rápida e confortável. Dessa forma, o cliente sente que tem todas as informações de que precisa na ponta dos dedos.

Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam a reter o interessado, até uma decisão de compra. Pesquise a que mais se encaixar no seu orçamento e objetivos, lembrando que é possível testar por um período, antes de comprar. 

Conclusão

De nada adianta aplicar as dicas acima, se você não cuidar da estrutura, aparência e funcionalidades da sua loja virtual. Ter uma plataforma adequada e que ofereça retorno de vendas deve ser sua prioridade, por isso considere conhecer e passar a utilizar o Mercado Shops, do Mercado Livre, onde somos afiliados. 

Quer saber como criar do zero seu e-commerce e como posso te ajudar? Fale comigo AQUI. 

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