Desde seu lançamento em 2020, o Google deu um prazo para que a ferramenta Google Analytics fosse atualizada para sua mais nova versão, conhecida como GA4. E ele se encerra no dia 1º de Julho. Portanto, se você ainda usa o Universal Analytics, saiba que ele vai deixar de existir e o Google Analytics 4 irá tomar o seu lugar. Neste artigo vou explicar por quê. 

O que é o Google Analytics 4

Enquanto o Universal Analytics utiliza sessões, que são essencialmente uma série de visualizações de página, o GA4, é construído em torno do conceito de eventos. Os eventos podem ser desde visualizações de página até cliques, envios de formulários ou então eventos personalizados que você mesmo define.

Essa mudança na arquitetura do GA4 tem implicações importantes:

  • Pode coletar muito mais dados do que o Universal Analytics. 
  • Pode fornecer muito mais insights sobre o que as pessoas estão fazendo em seu site ou aplicativo. 
  • Pode ser usado para rastrear praticamente qualquer coisa, não apenas o tráfego da web.

Rastreamento entre plataformas da web e aplicativos

Um dos recursos mais interessantes do GA4 é a capacidade de rastrear usuários em vários dispositivos e plataformas, onde é possível obter uma visão completa de como seus usuários interagem com sua marca, seja em seu site, aplicativo móvel ou ambos.

Já vá se acostumando aos “fluxos de dados”, que são essencialmente diferentes visões de seus dados que você pode criar com base em determinados critérios. Por exemplo, você pode analisar todo o tráfego da web, todo o tráfego de aplicativos ou um todo o tráfego de um determinado país.

A outra grande vantagem disso é que torna muito mais fácil acompanhar as conversões, pois você pode ver toda a jornada do usuário do início ao fim, independentemente do dispositivo ou plataforma que ele esteja usando.

Eventos

O Google Analytics 4 oferece mais rastreamento de eventos padrão pronto para uso. Os eventos são divididos em quatro categorias. 

-Eventos coletados automaticamente, como exibições de página ou rolagens. -Eventos de Medição Aprimorada, como download de arquivo ou progresso de vídeo. 

-Eventos recomendados, como login ou inscrição. 

E para tudo o mais que não estiver nas categorias mencionadas anteriormente, é possível criar os chamados eventos personalizados.

Esses eventos, combinados com parâmetros associados, significam que o rastreamento de eventos no GA4 é bastante flexível. Você não estará mais procurando a categoria de evento, ação ou rótulo, mas usando parâmetros para descrever a ação. Por exemplo, capturando uma assinatura de uma newsletter do seu Blog. 

Alguns links importantes para entender melhor sobre eventos, direto da fonte do Google:

  1. Lista de eventos coletados automaticamente 
  2. Eventos de medição aprimorados
  3. Eventos recomendados

Interface atualizada no GA4

Se você é um usuário de análise de longa data, pode levar algum tempo para se acostumar ao novo visual do Google Analytics 4. O menu lateral é condensado em quatro áreas de nível superior:

  • Relatórios: onde você encontrará seus dados
  • Explorar: onde você pode criar seus relatórios personalizados
  • Publicidade: onde pode medir o impacto da sua publicidade
  • Configurar: onde você pode configurar seus eventos, conversões e audiências.

Alguns recursos familiares foram movidos dentro dessas quatro áreas, por exemplo: 

  • O relatório do usuário em tempo real agora está em Relatórios
  • O(s) público(s) agora está em Configurar
  • A aquisição está agora em Relatórios > Ciclo de vida
  • As conversões também estão agora em Configurar

O foco é nos usuários engajados, sendo um usuário engajado aquele em que uma sessão dura mais de 10 segundos, um usuário visualiza mais de 2 telas ou um evento de engajamento é registrado. 


Veja também:


Monitoramento

Uma legislação de privacidade mais forte, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) significa que muitas organizações perdem dados de usuários daqueles que optam por não serem rastreados O Google lançou o modo de consentimento para permitir algum nível de rastreamento, enquanto ainda está em conformidade. 

Isso não permitirá que você segmente ou identifique usuários, mas possibilita que você continue rastreando conteúdo, conversões e atribuições em algumas circunstâncias. A tag de rastreamento é dinâmica e é controlada pelas configurações de privacidade do usuário.

Prevenção de dados falsos

Um problema que é comum no Universal Analytics, a inserção de dados falsos ou tráfego de spam, onde com apenas um ID de propriedade pessoas mal-intencionadas podem inserir tráfego falso em sua conta usando o protocolo de avaliação, foi resolvido pelo Google. 

Com a atualização do Google Analytics 4, agora é praticamente impossível inserir tráfego falso em sua conta porque os hits do Protocolo de avaliação são forçados a incluir uma chave secreta que não está disponível publicamente.

A Inteligência Artificial faz parte do GA4

E isso pode agradar bastante quem aposta e investe no digital para vendas. O Google Analytics 4 é centrado no aprendizado de máquina. Para empresas ou negócios que têm sites com alto tráfego, você pode aproveitar essa inteligência, que inclui:

  • Probabilidade de compra – a probabilidade de um usuário ativo nos últimos 28 dias registrar um evento de conversão específico nos próximos sete dias
  • Probabilidade de churn (cancelamento) – a probabilidade de um usuário que esteve ativo nos últimos sete dias, não estar mais ativo nos próximos sete dias.
  • Receita prevista – receita esperada de conversões de compra nos próximos 28 dias de um usuário que esteve ativo nos últimos 28 dias. 

Digamos que você esteja executando uma campanha no Google Ads e no Facebook Ads. O GA4 pode usar a correspondência probabilística para combinar os dados dessas duas campanhas e fornecer uma visão única do desempenho delas.

Este é apenas um exemplo de como o uso do aprendizado de máquina pelo GA4 pode fornecer insights que simplesmente não seriam possíveis com o Universal Analytics.

Mais agrupamentos de canais padrão

No Google Analytics 4 existem mais agrupamentos de canais padrão para você explorar, com base em tags UTM comuns. Esses canais agora são muito mais fáceis de gerenciar no GA4. Alguns dos novos agrupamentos de canais incluem: 

  • compras orgânicas
  • compras pagas
  • vídeo orgânico
  • vídeo pago
  • pago (outros)
  • áudio
  • SMS
  • Notificações push móveis 

Atenção para o tempo de processamento

O Universal Analytics tem um período de processamento de 24 horas, o que significa que seus dados podem ser alterados a qualquer momento nesse período. Com o aumento de processos que precisam ser executados no Google Analytics 4, esse período de processamento aumentou para 48 horas, então não se preocupe se seus dados demorarem mais para atualizar. 

O que você precisa fazer

A primeira coisa é não esquecer de fazer a migração do Universal Analytics para o Google Analytics 4 até o dia 30 de Junho, porém não é uma atualização automática e alguma ação será necessária de sua parte. Se você estiver usando o Gerenciador de tags do Google, suas tags serão diferentes de antes e precisarão ser configuradas novamente para o GA4. 

É recomendável que seu rastreamento atual do Universal Analytics e seu novo rastreamento do GA4 sejam executados lado a lado, para que você possa coletar dados em ambos até que o Universal Analytics pare de funcionar. 

Algumas dicas importantes e úteis: 

1. Para configurar sua nova propriedade do GA4 que rastreia exibições de página e outros eventos “padrão”, certifique-se de definir o período de retenção de dados para no máximo 14 meses. Os dados não estarão disponíveis além desse intervalo de datas e serão excluídos pelo Google, a menos que você os arquive.

2. Implemente eventos relacionados a KPI. Pense em quais informações você precisa capturar e quais eventos você considera importantes, por exemplo, envios de formulários, consultas, downloads ou quaisquer metas de destino que precisam ser alteradas para eventos.

3. Para cada um dos seus eventos, pense em quais informações são necessárias para diferenciá-los, por exemplo: 

  • Formulário de contato do site
  • Formulário de Landing Page (email, nome, telefone)
  • Arquivos e Mídias (PDF, MP3, DOC)

4. Se você tem uma loja virtual, implemente eventos de comércio eletrônico. Você pode precisar de um desenvolvedor para ajudar com isso.

5. Implemente quaisquer outras dimensões personalizadas, rastreamento ou relatórios.

6. Faça uma revisão e promova ajustes.

Conclusão

Como você acompanhou até aqui, o GA4 é uma grande atualização do Universal Analytics, mais poderoso, mais flexível e mais preciso. Se você leva a sério a análise de dados, deve mudar para o GA4 agora mesmo. 

Você não apenas terá acesso a todos os novos recursos e capacidades, mas também poderá aproveitar o aprendizado e aprimoramento contínuos do GA4. É importante considerar que o Google descontinuará o Universal Analytics em julho de 2023, então a atualização terá que acontecer de qualquer maneira.

Você correria o risco de perder seus dados? Nós certamente não!

Se precisar de ajuda para configurar e instalar o GA4 no seu site ou projeto, fale comigo AQUI. Na Nvx Digital temos um time especializado que pode auxiliar você na revisão de sua configuração existente e trazer mais performance para sua presença digital.

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