Com as redes sociais desempenhando um papel cada vez mais importante no sucesso geral do marketing, a social media analytics (ou análise de mídia social) e as métricas de campanhas são fontes fundamentais de informações nas estratégias de marketing para empresas. 

Com tantas informações sendo compartilhadas o tempo todo nas redes sociais, as ferramentas que extraem dados de perfis, tornaram-se um componente na análise de público, pesquisa competitiva e também pesquisa de produtos.

O coração da análise das redes sociais é a coleta e análise de dados de marketing e audiência para informar as decisões de negócios. É a única maneira segura de acessar insights que você pode usar para otimizar seus esforços de marketing e até mesmo a estratégia de produtos e serviços.

Entendendo Social Media Analytics

A análise de mídia social é a coleta e análise de pontos de dados de redes sociais para ajudar a informar sua estratégia e otimizar o envolvimento em torno de seus esforços para postagem orgânica e paga.

Em última análise, ajuda você a responder uma pergunta crucial: sua estratégia está funcionando? 

Ou ainda:

  • Você conhece as tendências de redes que são relevantes para o seu modelo de negócio?
  • Você tem uma maneira de quantificar o tipo de ROI (Retorno sobre o Investimento) que está gerando com cada campanha ou postagem em diferentes canais de redes sociais?
  • Você sabe o que seu público espera e deseja de seu conteúdo e mensagens? Como seu conteúdo é percebido em comparação com a concorrência? 

Usando as ferramentas corretas, você pode responder a cada uma das perguntas acima. 

Lembre-se, acima de tudo, que sem medir e analisar seu conteúdo e seu desempenho, não há uma maneira sustentável de melhorar seus resultados, ou mesmo colocar seus resultados no contexto adequado para entender se são bons ou ruins, como ajustar ou mudar de rota!

Os profissionais de marketing de mídia social precisam de um roteiro orientado por dados para sinalizar o caminho a seguir, para que saibam para onde ir e o que fazer. E é isso que toda solução para Social Media Analytics visa fornecer, em vários graus de sucesso.


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Quatro razões onde a análise de redes sociais é essencial

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes e nas métricas específicas que você precisará analisar e como interpretar e tomar decisões com base nos dados, separei quatro casos de uso críticos e universais para uma solução de social media analytics. Esses exemplos demonstram por que a análise de redes sociais é tão crucial para as marcas, e toda boa plataforma de análise será construída e desenvolvida com esses casos de uso em mente: 

1. Meça e comprove ROI e impacto de marketing

O resultado final de uma análise fornece feedback instantâneo sobre o desempenho da sua empresa nos canais de social media e se a estratégia que você está executando é eficaz. A visão geral dos KPIs pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de suas campanhas de mídia social. 

Se a estratégia não estiver funcionando adequadamente, sua análise de dados o direciona exatamente na direção certa para que você possa fazer ajustes eficazes na estratégia, antes que o desempenho caia ou se torne um problema real. Pegue quaisquer curvas para baixo rapidamente e resolva-as assim que puder.

Visões gerais claras também permitem que todo o time de marketing veja rápida e facilmente as métricas mais importantes e avaliem o desempenho, para que se trabalhe sempre com os dados mais recentes.

É lógico buscar entender se os recursos que você está investindo em mídias sociais (por exemplo, promoção de conteúdo pago) estão gerando receita – direta ou indiretamente. Importante destacar que 61% dos profissionais de marketing ainda lutam para provar o ROI de seus esforços de marketing.

As ferramentas certas são tão importantes quanto o método certo de cálculo quando se trata de ROI nas redes sociais. Para facilitar as coisas, vão aí duas dicas de rastreamento para análise:

  • Adicione o pixel do Facebook às principais páginas do seu site e a qualquer página vinculada ao seu canal social, como landing pages, por exemplo. Isso permite que você atribua conversões e ações com precisão a um conteúdo ou campanha específico, mesmo que o usuário converta dias ou semanas depois de ler seu conteúdo pela primeira vez. Se os usuários não converterem naquele momento, o pixel do Facebook permite que você conduza campanhas de remarketing, visando usuários que já visitaram páginas específicas antes, mas não realizaram nenhuma ação.
  • Adicione parâmetros UTM do Google Analytics às URLs (links) de seus anúncios nas redes para entender quanto tráfego e quantas conversões suas atividades de marketing de social media estão gerando.

2. Tome melhores decisões estratégicas para os negócios

Uma forte análise de mídia social obviamente fornecerá às equipes de marketing dados e insights que os ajudarão a identificar o que está funcionando e o que não está quando se trata de mídia social e estratégia de conteúdo. No entanto, a análise social também fornece insights vitais que ajudam a informar decisões estratégicas também fora do marketing.

Isso é cada vez mais verdadeiro a cada ano, pois a quantidade de dados postados nas redes sociais aumenta constantemente, assim como nossa capacidade de extrair informações úteis desses insights à medida que a tecnologia melhora. 

Alguns exemplos de como a análise de mídia social pode ajudar a melhorar a tomada de decisões importantes dentro e fora do marketing:

  • Escuta social: As melhores ferramentas de escuta social ajudarão tremendamente com a análise competitiva e de audiência. Escuta social é o processo de analisar as grandes quantidades de dados postados nos canais sociais todos os dias e extrair automaticamente informações úteis relevantes para os negócios.

A escuta social permite que profissionais de marketing e analistas entendam como o público se sente sobre sua marca, produto ou setor. Esses insights podem ajudar a informar decisões sobre produtos, esclarecer os interesses e valores de sua demografia e descobrir tendências relevantes para seu setor à medida que acontecem.

  • Responda às tendências em tempo hábil: Acesse dados em tempo real para poder agir rapidamente sobre tendências maiores e passar na frente dos concorrentes.
  • Minimize o risco do negócio: Os dados estão lá para sinalizar seu caminho estratégico e mostrar a direção certa, então deixe os dados guiarem suas decisões e ajudá-lo a fazer o melhor uso de seus recursos e ser liderado por seus KPIs de desempenho.

Deixe de lado a emoção em suas decisões, procure basear sua estratégia em dados. Isso realmente evitará que sua equipe perca tempo em esforços que não geram resultados comerciais, otimizando o que mais importa. Economize recursos e tempo para onde você pode causar o maior impacto.

3. Compare seu desempenho nas redes com a concorrência

Qual é o sentido de celebrar um bom desempenho de suas métricas se você não tem ideia se é melhor do que o desempenho da concorrência ou como ele se compara ao desempenho médio do setor em que atua? É pura vaidade fazer isso, e as métricas isoladas não têm influência no sucesso real.

O contexto é tão importante que, para medir o sucesso real, as empresas devem se comparar com os concorrentes e também com as médias de desempenho da indústria e da região.

Fazer benchmarking é sempre uma boa tática, porque fornece insights importantes e permite que você seja autoridade e promova tendências de mercado. 

4. Acompanhe a eficiência das equipes de marketing

Fluxos de trabalho simplificados são essenciais para administrar uma equipe de marketing restrita, portanto, muitas vezes com apenas um ou dois integrantes. Ser capaz de visualizar a eficiência e a velocidade da equipe é essencial para orientá-los na direção certa. 

Mantenha a velocidade de trabalho alta e se possível, sem gargalos. Isso é especialmente verdadeiro em áreas como gestão de comunidade e atendimento ao cliente on-line, onde uma boa ferramenta permitirá medir os principais KPIs de gerenciamento de comunidade, como tempo de resposta e sentimento do público.

As empresas precisam entender de uma vez por todas que a jornada do cliente pode ser difícil de gerenciar no mundo de hoje, e um passo errado pode significar um desastre. Ou pelo menos uma crise de mídia social , que, convenhamos, também não é salutar para a reputação das marcas.

Deixe o microgerenciamento no passado e, com uma boa solução de análise, você pode facilmente obter as métricas que deseja ver e, por outro lado, os donos do negócio podem facilmente visualizar as operações de marketing, conferir dados cruciais de primeira linha, além de identificar tendências que precisam de mais investigação pela equipe de marketing.

Onde buscar os dados?

Para que a social media analytics seja aplicada na prática, como já disse anteriormente, vale bater na tecla: ter boas ferramentas de monitoramento e análise fazem toda a diferença. Existem muitas no mercado, incluindo as que oferecem agendamento de postagens ou monitoramento para marketing BI. 

Das redes mais populares e em alta para as empresas, o Instagram fornece em sua plataforma a funcionalidade “Insights”, onde é possível acompanhar praticamente todas as métricas que formam o engajamento total de posts e publicações de anúncios. Praticamente todas as redes têm essa opção e é o que você precisa para começar. 

Ferramentas como Mlabs e Hoot Suite são bastante utilizadas para obtenção de dados e relatórios completos, com análises de concorrência e sugestões importantes para ajudar na melhor eficiência para análise de redes sociais. Já o Google Analytics é fundamental para saber a origem de conversões em redes e outras informações que se somam às necessidades para resultados. 

Para concluir: 

Há muitos caminhos a serem explorados por meio de social media analytics. É como descascar uma laranja para descobrir a fruta segmentada dentro dela. Na verdade, os insights encontrados por meio da análise de mídia social podem informar todas as partes das operações da marca. 

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