O WhatsApp vem se tornando um dos principais canais de marketing digital para relacionamento e vendas. Amplamente utilizado no Brasil, o aplicativo de mensagens ainda é limitado em muitos aspectos, se formos comparar com seu concorrente direto, o Telegram. A boa notícia é que vem novidades por aí e nesse artigo eu vou contar as principais e mais aguardadas!

Antes de mais nada é bom explicar que existe uma versão beta do WhatsApp, disponível para celulares iPhone (iOS) e Android e que oferece funções exclusivas. Se você der a sorte de ser aceito como “beta tester” (atualmente o limite para Android foi atingido), poderá experimentar as funções exclusivas que em breve serão lançadas para o público em geral. 

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil. Segundo pesquisa do Datareportal, são mais de 165 milhões de contas no país. O mensageiro recebe atualizações constantes para continuar no topo da preferência dos usuários, realizando alguns desejos de usabilidade que a gente nem sabia que tinha.

Dica: O WhatsApp não descarta outros canais para quem trabalha com vendas, como o email e o telefone, mas complementa. 

E posso dizer que novos e interessantes recursos estão sendo testados, para ampliar e melhorar a experiência do usuário. Confira algumas mudanças em desenvolvimento ou disponíveis para o público testador do aplicativo: 

Enquetes

Essa não chega a ser uma funcionalidade exclusiva, nem original. Já é utilizada amplamente em todas as redes sociais e agora deve chegar também ao WhatsApp. O portal WABetaInfo, revelou recentemente a possibilidade do envio de enquetes em grupos. 

Com essa função, será possível criar questionários com até 12 alternativas para serem escolhidas. Os participantes do chat podem votar em quantas respostas quiserem. Além disso, qualquer membro pode gerar uma enquete, mesmo que não seja um administrador do grupo.

No questionário há um botão chamado “Ver votos”, que permite analisar os resultados para descobrir, por exemplo, quem votou em qual alternativa. A opção aparecerá disponível dentro do painel de compartilhamento, em que hoje já é possível enviar fotos, documentos, localização etc.

Em outras palavras: nada de esperar pelo fim da apuração.

A função Enquetes pode trazer mais interação para os participantes do grupo, ajudando a criar insights sobre os mais variados temas que têm um interesse comum ou mesmo tornar as decisões mais democráticas, através da votação. 

Link para chamadas

O novo recurso chamado “Link para chamadas” foi anunciado pela Meta, dona do WhatsApp e chegou a ser testada. A função permite que usuários criem um link único para ligações de voz ou vídeo, e compartilhem com seus contatos, a exemplo do que já acontece com o Zoom e Google Meet. 

Quem receber o convite, poderá participar da conversa apenas tocando no link recebido. Etapas para criar links de chamada no WhatsApp:

  • Atualize seu aplicativo WhatsApp navegando na Apple Store ou na Google Play Store.
  • Vá para a guia “Chamadas” no seu aplicativo WhatsApp depois de abri-lo.
  • A opção “Criar Link de Chamada” só estará disponível se você tiver acesso a esse recurso.
  • Ao selecionar “Criar link de chamada”, o WhatsApp gerará um link de chamada para você compartilhar com outros usuários.
  • Você deve copiar o link e colocá-lo na janela de bate-papo dos contatos desejados.

Importante dizer que a funcionalidade só é acessível para quem tem conta no WhatsApp. Se alguém que não for usuário da plataforma tentar entrar no link, a ligação não será aberta. Durante a chamada, o número de telefone dos participantes fica visível, mas a criptografia de ponta-a-ponta é mantida. Por algum motivo desconhecido, a função foi desativada para todos há alguns dias atrás e ainda não foi divulgada ainda uma previsão de retorno.

Bloqueio de captura de tela

Outra funcionalidade que está em teste e já existe também em outras redes sociais como Instagram e Snapchat é o bloqueio de capturas de tela em imagens e vídeos de visualização única, que foi liberada em agosto deste ano. 

Com a atualização, quando alguém for tentar realizar a captura de uma mídia enviada nesse formato, apenas uma imagem de tela preta é exibida. A função impede que a imagem ou vídeo seja memorizado por um gravador de tela. Mas não pára por aí: outras ações continuam impossibilitadas nesse tipo de arquivo de visualização única, como compartilhar ou salvar na galeria. 

Vale lembrar que, para as conversas temporárias, os prints ainda poderão ser feitos normalmente, sendo uma função que traz segurança para a privacidade dos usuários. 

Links clicáveis ​​no Status do WhatsApp

Se veio à sua mente a Bio do Instagram, pode ter certeza de que a ideia é a mesma. As atualizações de status do WhatsApp, a versão do aplicativo do recurso popular de stories que encontramos na maioria das plataformas atualmente, está recebendo uma pequena, mas útil mudança, que permitirá adicionar URLs de hiperlink na legenda nas atualizações de status. 

Isso deve privilegiar bastante as empresas, que poderão incluir links de seus sites e páginas, juntamente com outras páginas interessantes que podem ser planejadas, bastando simplesmente clicar nos links para ser direcionado.

 

Avatares

Seguindo a linha de que nada se cria e tudo se copia, o WhatsApp tmabém irá receber a personalização com avatares. O aplicativo irá oferecer uma área específica para a criação e customização dos bonecos, e cada usuário poderá recriar a si mesmo,a exemplo do que acontece com o aplicativo Bitmoji. 

A personalização será estendida com essa função: ao configurar o avatar, um pacote de adesivos personalizados será gerado automaticamente para ser enviado nas conversas individuais e também em grupos.

Os avatares poderão ser usados como foto de perfil e, em um futuro mais distante, até mesmo substituir o rosto da pessoa em uma chamada de vídeo. Esse último recurso ainda está em desenvolvimento bem inicial, mas as opções de figurinhas podem ficar disponíveis em um futuro mais próximo. E essa é mais uma 

funcionalidade sem data de lançamento prevista. 

Esconder “online”

De todas as novas funções citadas até aqui, essa é a que está deixando os testes e alcançando os usuários comuns. O WhatsApp começou a liberar de forma gradual no Android e no iPhone (iOS) o recurso que permite esconder o “online” dos perfis. 

Essa mudança dá a opção de escolher quem pode ver quando você está no aplicativo (veja como usar). É possível mostrar o aviso para todos que tenham o seu número, apenas para seus contatos, para um grupo de contatos ou para ninguém.

Nas redes sociais, a liberação foi comemorada e recebida com alívio por alguns usuários, que esperam ter mais privacidade para navegar no aplicativo. Mas para a maioria, no entanto, o recurso ainda não foi disponibilizado. 

Comunidades do WhatsApp

Talvez uma das novidades mais esperadas, o WhatsApp oficializou as Comunidades em abril. Essa função permite reunir grupos que tratam de um assunto em comum e garante diversas opções para facilitar o gerenciamento das conversas coletivas. Ainda não disponível aos brasileiros, o recurso Comunidades só poderá ser acessado por aqui, após as eleições. 

O WhatsApp promete oferecer em breve uma opção para controlar a entrada de pessoas em grupos via link. Com esse recurso, os administradores das Comunidades poderão controlar melhor suas conversas coletivas, criando uma barreira adicional para aprovar (ou não) a entrada de pessoas, como já acontece nos grupos fechados do Facebook. 

Segundo a própria rede, as Comunidades permitirão que as pessoas reúnam grupos relacionados sob uma mesma estrutura que funcione para elas. Dessa forma, os participantes poderão receber avisos enviados para toda a Comunidade e organizar grupos menores para discutir os assuntos que são de seu interesse com facilidade. As Comunidades também contarão com novas ferramentas avançadas para admins, como o envio de avisos a todos os participantes e o controle de quais grupos podem ser adicionados.

Salvar mensagens temporárias

Para encerrar a lista de novidades, uma outra atualização que está sendo desenvolvida pelo WhatsApp é a possibilidade de salvar mensagens temporárias. Com esse recurso, uma nova opção dentro da conversa ficará disponível ao usuário, que poderá selecionar mensagens específicas para acessar, mesmo após o tempo pré-determinado de exclusão.

Porém, vale destacar aqui: a pessoa que escolheu temporizar a conversa poderá optar para que a mensagem salva expire a qualquer momento. O recurso ficará disponível em uma nova aba do app chamada “Mensagens guardadas”. Em grupos ou Comunidades, apenas os administradores poderão salvar ou não as conversas. 

Conclusão

Com a concorrência em alta (Telegram e Signal que o digam), a equipe de desenvolvedores do WhatsApp também vem trabalhando em uma solução para evitar incômodos ao sair de um grupo. Essa novidade, ainda sem previsão de lançamento oficial, como as demais ainda em teste, o aplicativo vai limitar o alerta de saída aos administradores. Assim, caso um usuário decida sair do grupo, os membros não serão notificados no chat.

Outra função bastante aguardada é poder guardar backups de conversas em outros lugares. Assim, será possível guardá-lo em mais locais além do Google Drive. A descrição do recurso nos testes, informa que todas as conversas e mídias (fotos, vídeos e arquivos) estarão incluídos”. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.