Se você tem uma loja virtual ou atua com e-commerce, provavelmente já entendeu a importância dos anúncios. Se não, leia esse artigo até o fim! Para quem deseja ter sucesso vendendo produtos online, é crucial anunciar em plataformas como Facebook, Instagram e Google para ser encontrado e oferecer seus produtos ou serviços para clientes em potencial. 

Anúncios ajudam a vender no comércio eletrônico

Uma pesquisa da Criteo com mais de 1.000 consumidores brasileiros no primeiro trimestre de 2023, revelou que 84% dos usuários relataram ter feito compras online ‘não planejadas’ após ver anúncios de produtos em plataformas de comércio eletrônico. 

O estudo descobriu ainda que 64% dos entrevistados relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras em sites de varejistas de e-commerce. 

Essas compras não planejadas, que incluem pessoas que mudam para marcas desconhecidas de produtos enquanto pesquisam, bem como compras adicionais além de suas pesquisas iniciais, mostram o enorme potencial para sites de e-commerce gerarem receitas de publicidade além de seu negócio principal de varejo para alcançar e envolver os consumidores em todas as etapas da jornada do comprador.

No principal recorte da pesquisa, 47% dos entrevistados foram motivados a fazer uma compra não planejada anteriormente devido a uma promoção anunciada, enquanto 28% atribuíram sua decisão de compra porque o produto atendeu às características que eles pretendiam comprar. Enquanto, 20% afirmaram que a compra foi feita devido à qualidade do próprio anúncio online. 

Em uma análise resumida, a constatação é que “uma experiência de publicidade relevante e personalizada ainda deve estar no topo das prioridades dos profissionais de marketing”.

Como funcionam os anúncios para e-commerce?

A publicidade de comércio eletrônico é a prática de exibir mensagens pagas em redes sociais, mecanismos de pesquisa e sites de publicação online para vender um produto online. A marca é o anunciante e paga pelo posicionamento, impressões e cliques em plataformas como Facebook, Instagram, YouTube ou Google.



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As métricas que você precisa saber

Antes de mais nada, é fundamental saber quais métricas devem ser alcançadas para ter uma boa performance com anúncios em lojas virtuais. Vou destacar aqui as mais importantes:

CPC: significa custo por clique. Indica quanto você está pagando por cada clique em um anúncio. O custo por clique é uma métrica a ser conhecida porque você deseja saber quando otimizar seus anúncios para reduzir esse custo. Quanto menor for o custo por clique, melhor. CPCs mais baixos indicam que o anúncio está funcionando bem e atingindo palavras-chave que não custam quantias exorbitantes de dinheiro.

CPM: significa custo por impressão ou custo por mil. Essa métrica mede quanto você gasta por mil visitantes que visualizam seus anúncios. Assim como o custo por clique, você deve ficar de olho no custo por impressão. Quanto mais baixo for, melhor será o desempenho do seu anúncio. O sucesso do custo por impressão geralmente é determinado pelo CTR (taxa de cliques) para ver quanto você gastou para exibir o anúncio e quantas pessoas clicaram no anúncio.

CPA: significa custo por ações. Essa métrica se refere ao valor que será pago por cada ação realizada por um usuário, que pode ser um clique ou compartilhamento de um conteúdo. Quanto mais elaborado for um determinado anúncio, maior será a interação com o público, e isso diminuirá o custo por ação.

Frequência: mostra a quantidade de vezes que uma pessoa vê os seus anúncios e mostra se o investimento está dando resultado, bem como está sendo a aceitação do público. Essa métrica pode te mostrar que melhorias você pode fazer para que os anúncios possam agregar cada vez mais valor ao público alvo e é necessário desenvolver a segmentação do público de maneira cuidadosa, para que a ação publicitária possa chegar ao perfil que mais se adeque ao apelo (persona), aumentando as chances de conversão. Uma dica é escolher a opção “Alcance Diário Único”, para que cada anúncio seja exibido apenas uma vez por dia para cada pessoa.

A importância do orçamento

Algumas lojas online simplesmente não têm dinheiro para realmente testar o Google Ads, uma das plataformas mais utilizadas para e-commerce. Porém, o objetivo inicial não é desenvolver um canal de vendas completo. Seu primeiro objetivo deve ser molhar os pés, entender o que pode ser obtido do Google Ads. E então, aos poucos, vá conquistando resultados. 

As perguntas que devem nortear o orçamento que você precisa:

  • Quanto tempo geralmente leva para as pessoas comprarem?
  • Quanto você ganha com uma venda?
  • Quão competitivo é o seu setor?

Os tipos de anúncios para e-commerce

Busquei trazer para esse artigo, as plataformas mais utilizadas pelo comércio eletrônico brasileiro e concentram a maior quantidade de anúncios por volume e estatísticas. Vamos à elas: 

Google Ads

Os anúncios do Google ou Google Ads, podem incluir publicidade que aparece quando um usuário pesquisar algo, na parte superior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Também pode aparecer em um aplicativo ou no YouTube (de propriedade do Google). Também há anúncios gráficos exibidos em sites de editores on-line que podem ser configurados por meio da Rede de Display do Google.

Os anúncios do Google podem ser divididos em 5 tipos: pesquisa, exibição, compras, vídeo e anúncios de aplicativos universais.

Pesquisar anúncios

Esta é a forma mais comum de publicidade no Google. Os anúncios são exibidos quando uma pessoa pesquisa algo na plataforma. Se eles estiverem procurando algo relacionado a um produto, os anúncios da Rede de Pesquisa aparecerão em segundo lugar, após os anúncios do Google Shopping.

Anúncios gráficos

Os anúncios gráficos são aqueles banners que você vê em vários sites. Eles são veiculados na Rede de Display do Google. É uma rede de mais de 2 milhões de sites e aplicativos que atingem cerca de 90% de todos os usuários da Internet. Com um alcance tão grande, vem uma grande responsabilidade.

Se você não for cuidadoso, os anúncios gráficos podem custar todo seu orçamento e não gerar retorno, porque você pode não estar segmentando para as pessoas certas. Portanto, a palavra chave deve ser “segmentação”. 

Anúncios do Google Shopping

Os anúncios do Shopping são de longe os melhores anúncios para usar se você for uma marca de comércio eletrônico, porque são visuais e aparecem no topo da página de resultados de pesquisa. Tudo o que você precisa é fazer upload de um feed de produto para o Google Merchant Center e todos os seus produtos serão publicados. 

Aqui estão os fatores que o Google usa para classificar seus anúncios:

  • Avaliações de Clientes
  • Velocidades de entrega
  • Satisfação dos clientes reais do Google Shopping
  • Atributos do produto (cor, tamanho, etc.)
  • Preço

Dica profissional: o preço é um fator importante para os anúncios do Google Shopping. Certifique-se de que seu preço fique abaixo de seus concorrentes, destaque quaisquer vendas e descontos que você possa oferecer e certifique-se de que suas avaliações sejam exibidas.

Anúncios em vídeo do YouTube

Os anúncios em vídeo aparecem antes ou durante os vídeos do YouTube. Apesar de muitos usuários ignorarem as exibições, se você tiver um vídeo cativante o suficiente e uma marca interessante, você deve testá-los e ver o tipo de engajamento que obtém. A melhor dica para obter bom alcance com os anúncios em vídeo é tornar os primeiros 3 a 5 segundos super memoráveis, ir direto ao ponto e fisgar o espectador.

Anúncios em redes sociais para e-commerce

A publicidade em rede social é a maneira mais popular de escalar marcas de e-commerce. As pessoas vão às redes sociais para encontrar novos produtos para comprar, por isso é tão poderoso. Na verdade, plataformas como Instagram, Facebook e mais recentemente o Tik Tok, têm a maior intenção de compra e é lá que as marcas vão anunciar seus produtos.

Anúncios do Facebook

São de longe os anúncios mais populares. A forma mais básica de publicidade no Facebook é feita impulsionando postagens orgânicas. Isso permite que você exponha suas postagens existentes para um público mais amplo. 

Isso vai funcionar para uma marca que é muito ativa no Facebook. Portanto, se você não estiver muito envolvido com seu conteúdo orgânico, aqui estão os tipos de anúncios que você pode exibir no Facebook:

1. Anúncios gráficos – imagens antigas comuns.

2. Anúncios em vídeo – você pode colocá-los no feed de notícias e eles são reproduzidos automaticamente sem som.

3. Anúncios em carrossel – mostre até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio, cada um com seu próprio link.

4.Anúncios de experiência instantânea – uma experiência em tela cheia que se abre depois que alguém toca em seu anúncio em seu dispositivo móvel. Eles são superpoderosos para marcas de comércio eletrônico (anteriormente conhecidas como Facebook Canvas).

5. Anúncios de coleção – apresenta vários produtos e abre como uma experiência instantânea quando alguém interage com ele.

Anúncios do Instagram

Embora o Instagram faça parte do Facebook e você possa configurar todos os seus anúncios do Instagram no painel de anúncios do Facebook, muitas marcas anunciam na plataforma de maneiras completamente diferentes. 

Os formatos de anúncio são um pouco diferentes, os públicos-alvo são direcionados de maneira diferente e, muitas vezes, é muito mais poderoso do que os anúncios do Facebook. 

Os stories do Instagram são uma ótima maneira de anunciar sua loja virtual. Estudos mostram que quase 70% dos usuários do Instagram deslizaram para cima para acessar links em stories de marca com menção. E 72% dos usuários do Instagram relatam ter feito uma compra após ver o produto na plataforma, segundo o Business Insider.

Práticas recomendadas de anúncios do Instagram

  • Divida seu público de retargeting em segmentos (visitou o site, abandono de carrinho, visitou seu perfil / clicou em um anúncio)
  • Certifique-se de que o conteúdo da sua página de perfil seja otimizado e realmente represente sua marca
  • Use os influenciadores do Instagram o máximo possível
  • As legendas são uma coisa muito maior no Instagram, use suas legendas para contar a história completa por trás da imagem.

Conclusão

Além das plataformas e suas modalidades de anúncios, o mais importante de tudo é oferecer a publicidade certa, para o público certo. Experimente começar com posts patrocinados nas redes sociais, depois alterne com o Google Ads, pesquisando e testando quais palavras chaves podem ser eficientes para o seu modelo de negócio.

Mas, se você busca alta performance e qualidade nos seus anúncios para e-commerce, busque a ajuda de profissionais que entendam do mercado, como a NVX, Nacional Vox Digital com uma equipe dedicada e experiente para qualquer tipo de anúncio em lojas virtuais. 

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