O Google Trends é uma plataforma de uso gratuito que mostra como a demanda por um tópico (ou palavra-chave) mudou nos últimos anos. Através dela, é possível descobrir maneiras aparentemente infinitas de obter mais informações para a produção de conteúdos e SEO, tão importantes para fortalecer o marketing digital de uma empresa.  

Como o conteúdo continua sendo rei, você precisa planejá-lo, organizá-lo e criar estratégias assertivas. Usando o Google Trends é possível encontrar inspiração em suas ações de marketing de conteúdo e que podem ajudar o seu negócio a ficar à frente da concorrência.

Entendendo o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta poderosa que oferece informações importantes sobre o volume de pesquisas do Google para tópicos ou termos de pesquisa específicos, bem como as localizações geográficas onde essas consultas de pesquisa são mais populares. 

Embora o Google Trends seja preciso, ele não mostra a quantidade de tráfego em números reais, mas sim o número de consultas feitas em porcentagens relativas em uma escala de zero a 100.

Situações em que você pode usar as tendências do Google:

  • Pesquisa comparativa de palavras-chave
  • Questões mundiais: Política, entretenimento, natureza, ciência, negócios, viagens e lazer, e assim por diante.
  • Pesquisas populares: as principais pesquisas diárias por países
  • Gráficos: para saber mais sobre pesquisas de pessoas, lugares e coisas específicas em um determinado mês

Selecionei a seguir algumas dicas comprovadas no mercado e por especialistas, onde o Google Trends irá trabalhar a seu favor. Confira:

Encontre palavras-chave novas que seu público está procurando agora

As ferramentas profissionais de pesquisa de palavras-chave são eficientes para colocar em prática as estratégias de marketing. Fornecem dados detalhados, orientam suas iniciativas de SEO e ajudam você a classificar. Mas vamos ser sinceros: as melhores plataformas são caras e às vezes confusas para usar.

Embora sejam úteis para planejamento e otimização de conteúdo, os dados que apresentam não são tão recentes. 

Portanto, uma palavra-chave com um volume de pesquisa de 1.000/mês parece impressionante. Mas não é isso que está acontecendo mês a mês. Esse mesmo termo pode ter 0 pesquisas no mês seguinte e, em seguida, outro pico para um volume de pesquisa de 800 palavras-chave no mês seguinte. 

Mas não descarte as plataformas de SEO. Ferramentas como Semrush e Ubersuggest ainda são úteis para avaliar o interesse. Ver o volume de pesquisa indica que as pessoas estão pesquisando o tópico, mas não mostra a história completa. 

Com o Google Trends, você vê a ascensão e queda do interesse de um tópico, as pesquisas relacionadas que as pessoas fazem e onde elas estão localizadas. Ele mostra o tráfego de pesquisa real e as alterações mês a mês de uma palavra-chave dentro de um período definido por você. E até consegue adivinhar para onde está indo a seguir. 

Ele ainda oferece clareza sobre as diferentes maneiras pelas quais as pessoas escrevem as palavras (com base em sua cultura). 

Aproveite ideias de conteúdo que estão em alta

Usando de forma correta o Google Trends, você consegue aproveitar ao máximo a ferramenta pesquisando ideias de conteúdo sazonal, onde é possível prever quais conteúdos podem despertar o interesse de seus usuários em um determinado período. 

Assim, você pode preparar, por exemplo, com 2 a 3 meses de antecedência, conteúdos otimizados e garantir sua indexação e visibilidade dos artigos nos resultados orgânicos. Dessa forma, você pode atender às necessidades dos usuários e alcançar uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

Com o Google Trends, você pode ver quais tópicos são populares e provavelmente permanecerão populares ao longo do tempo. Isso significa que, desde que você tenha algo novo a dizer ou possa fornecer um recurso melhor sobre esse tópico, é provável que tenha uma boa classificação e se beneficie do tráfego, links e compartilhamentos sociais que vêm com um ótimo conteúdo.

Obtenha ideias de imagens para incluir no conteúdo

O Google Trends se expande além das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa do Google para encontrar tópicos de tendências. Ele também extrai dados do Google Imagens. Basta mudar sua “pesquisa na web” para “pesquisa de imagens” no menu suspenso. 

Muitos usuários clicam na guia “imagens” nos resultados da pesquisa para procurar recursos visuais para aplicação em conteúdos. Por exemplo, uma empresa procurando gráficos com dados. Ou um consumidor em busca de diferentes estilos de roupas. 

Aproveite adicionando essas imagens ao seu conteúdo e não esquecendo de incluir o termo de pesquisa no Alt Text. 


Veja também:


Faça o mesmo para o vídeo 

O conteúdo tem muitas formas, não se resumindo apenas em um monte de postagens de blog. O Google Trends pode ser uma mão na roda para encontrar ideias de tópicos de vídeo em alta, em vez da tradicional pesquisa de palavras-chave para o conteúdo do blog.

A ferramenta permite filtrar os resultados da pesquisa entre:

  • Pesquisa na internet
  • Pesquisa de notícias
  • Pesquisa de imagem
  • Pesquisa do YouTube”

Comparando a diminuição no interesse de pesquisa na Web para palavras-chave e o aumento contrastante no interesse de pesquisa no YouTube para essas mesmas palavras-chave, você consegue identificar tópicos de vídeo em alta à medida que eles acontecem. 

O Google Trends é eficiente para ficar de olho na concorrência

Uma de minhas dicas preferidas para o Google Trends é usar a seção “consultas relacionadas” para encontrar novas ideias de palavras-chave e descobrir o que seus concorrentes estão fazendo, para tentar avançar à frente deles. 

Essas consultas relacionadas podem otimizar seu conteúdo ou campanhas usando as melhores práticas de seu setor ou dos concorrentes. Você pode até ir mais fundo encontrando as pesquisas relacionadas para as pesquisas relacionadas, que se aprofundam ainda mais nos dados.

Realize pesquisas de mercado para um novo produto ou negócio 

Lançar um novo produto ou negócio é fácil nos dias atuais. Difícil é mantê-lo e escalar. E a batalha é árdua, especialmente quando você não entende seu mercado-alvo ou não tem acesso aos dados do mercado.

O Google Trends é incrível para auxiliar a pesquisa de mercado, fornecendo insights e padrões de quando certas palavras-chave são tendências. 

Comece com termos amplos, como serviços e recursos, para ver o que aparece. Em seguida, restrinja-o ao seu nicho ou produto. Fique de olho nos Tópicos relacionados para identificar as categorias de tendências e as Consultas relacionadas para ver os termos de pesquisa de tendências. 

Você pode descobrir que seu público usa algo diferente para procurar seu produto ou serviço. Use isso para criar conteúdos atrativos para o seu site e no material de marketing que descreve sua oferta. 

Faça pesquisas para tendências baseadas em localização

Os dados de palavras-chave do Google Trends podem ser aproveitados para descobrir as áreas com maior potencial para promoção do site ou personalização de conteúdo. O uso dessas informações é uma oportunidade incrível para adaptar sua estratégia de divulgação e otimizar o envolvimento com base nas preferências regionais.

Com o Google Trends, você pode dar uma olhada no que é popular em diferentes partes do seu estado ou região, entendendo como o comportamento de pesquisa beneficia seu público alvo. Explore um mapa de calor para ver onde seu termo de pesquisa é mais prevalente e passe o mouse sobre as regiões para obter dados valiosos sobre sua popularidade, incluindo as principais cidades e a porcentagem de pesquisas que contêm o termo.

Com o Google Trends, você pode usar dados de popularidade de palavras-chave e relevância geo específica para direcionar conteúdo para públicos locais. Isso, por sua vez, terá um grande impacto na criação de conteúdo e nos esforços de promoção de uma marca. 

E agora vem o que eu costumo chamar de “dica de ouro”:

Atualize conteúdo antigo com palavras-chave em alta

O Google Trends oferece insights valiosos para criadores de conteúdo sobre como eles podem otimizar seu conteúdo antigo de Blog, por exemplo, para que ele tenha um desempenho ainda melhor. Com algumas pesquisas simples, você pode descobrir que seus artigos de anos atrás teriam sido mais fortes se tivessem apresentado palavras-chave diferentes que agora estão em alta.

Você pode reescrever seu conteúdo com as palavras-chave e informações atualizadas que são populares com seu público atual. Você também pode verificar consultas relacionadas para obter palavras-chave de tendências.

Além disso, você também pode usar o Google Trends para verificar artigos de baixo desempenho e otimizá-los de acordo com as descobertas do Google Trends. Esse conteúdo otimizado para SEO ajudará a aumentar o tráfego de pesquisa. Em vez de escrever um novo conteúdo e esperar que ele seja classificado, você pode apenas revisar e deixar seu conteúdo antigo ter uma classificação mais alta. É o que também pode ser definido como “reciclagem de conteúdo”. 

Conclusão

Esteja você procurando construir SEO, buscando autoridade digital ou alcançar conversões, o Google Trends oferece as informações para ajudar a elevar o seu projeto ao próximo nível. 

Use essa ferramenta gratuita para identificar tendências de volume de pesquisa e orientar conteúdo e mensagens futuras e, em seguida, monitorar o que funciona e fazer atualizações regularmente para manter o conteúdo atualizado. 

Precisa de ajuda com a execução do conteúdo? Considere terceirizar sua redação de conteúdo para profissionais.

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