Pare alguns minutos do seu dia e faça algumas perguntas essenciais: 

Seu site é fácil de navegar? O layout de seus produtos e serviços são fáceis de ver e entender? Você está tendo uma taxa de rejeição alta? Pode ser esse o momento de melhorar o design do site para alcançar melhor performance. 

Se a resposta para essas perguntas for “não”, chegou a hora de fazer uma revisão em como você projetou e otimizou seu site. Nunca é demais aplicar ideias e ações para melhoria do site, especialmente se você é uma empresa e se depara no dia a dia com uma concorrência cada vez maior. 

Muitos dos negócios atualmente são conduzidos online. Das compras ao marketing e à comunicação com fornecedores, as pessoas dependem da Internet para ajudá-las a realizar tarefas diárias. No entanto, empresas, blogs e marcas estão fadados ao fracasso sem um site que seja no mínimo otimizado para resultados.

E aqui, vale a pena bater na mesma tecla de sempre: não basta ter um site para ter presença digital eficiente, é preciso se atualizar, evoluir com a tecnologia em constante mutação. 

Boas práticas para melhorar o seu site

Lembre-se que o site é a primeira coisa que as pessoas veem quando visitam sua empresa. Causar uma boa primeira impressão é fundamental e pode ser um desafio saber por onde começar. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a criar um site atraente e fácil de usar.

Use espaço em branco liberalmente

Não se trata de adicionar linhas extras ou espaços entre o conteúdo, mas garantir que o layout não seja apertado. Quando um web designer adiciona espaço em branco ao seu site, fica mais fácil para as pessoas saberem onde uma seção de texto termina e outra começa. As pessoas lerão seu texto com mais facilidade e sentirão menos fadiga ocular se o lerem por um período prolongado.

Tenha um design simples

Um design minimalista é tendência, fica mais agradável para os olhos e permite que os visitantes se concentrem no conteúdo, em vez de se distrairem com elementos desnecessários. Tente usar gráficos grandes e bastante espaço em branco e evite usar muitas cores. Se você quiser simplificá-lo, use uma cor primária em todo o site.

Não aplique nenhum elemento que não seja necessário porque as pessoas acham difícil e tedioso acessar um site desordenado e confuso. Para melhorar a aparência do seu site, tente coisas simples, como limitar o número de cores, imagens e fontes usadas.

Mantenha as fontes simples e legíveis

Evite usar muitas fontes ou estilos em seu site, pois isso pode fazer com que pareça uma bagunça. Use uma fonte para títulos, outra para o corpo do texto e uma terceira para links. O conteúdo poderá se destacar do design do site, o que é importante porque as pessoas querem ler o que você escreveu, não admirar sua tipografia sofisticada.

Use a teoria das cores a seu favor

Isso todo bom web designer já aprendeu: a teoria e a psicologia das cores são importantes, e como elas são usadas afetam a conversão do site. As cores, como são usadas e o que representam, são importantes.

Use isso a seu favor quando estiver projetando ou atualizando um site. O uso da teoria das cores pode agregar muito mais ao seu site e é uma dica de design de site que não deve ser ignorada.

A linguagem padrão para comunicação de cores é chamada Pantone, e sim, isso é real. Você deve saber sobre isso, principalmente se está projetando um novo site para sua empresa: 

Veja o que as cores representam e aplique sem medo de errar:

  • Vermelho:  paixão, raiva, amor, confiança
  • Laranja:  juventude, alegria, calor, fome
  • Amarelo:  luz do sol, felicidade, energia, otimismo
  • Verde:  natureza, fertilidade, equilíbrio, limpeza
  • Azul:  água, tranquilidade, confiança, poder
  • Roxo: nobreza, força, elegância, sabedoria
  • Branco: paz, harmonia, pureza, simplicidade, inverno
  • Cinza: neutro, sofisticado, equilibrado, sabedoria
  • Preto:  exclusividade, modernidade, poder, requinte, mistério
  • Castanho:  terra, estabilidade, tradição, natureza
  • Rosa:  amor, romance, feminilidade, meninas, humanista
  • Turquesa:  tranquilidade, clareza, compaixão, cura

Use imagens de alta qualidade

Se você deseja um design atraente, use imagens de alta qualidade tiradas e editadas profissionalmente. Você pode encontrar fotos gratuitas online ou em bancos de imagens. Se deseja algo único e com aparência mais profissional, pode usar uma ilustração de produção ou contratar os serviços de um fotógrafo ou artista especializado na criação de imagens personalizadas para sites. De nada adianta ter conteúdo em texto atraente, se as imagens destoam do propósito principal que é um design que performe. 

Use CTAs (Calls to Action) atraentes

Não deixe que os visitantes se percam no seu site distraindo-os com conteúdo irrelevante. Use frases de chamariz simples e claras nos lugares mais aparentes possíveis para que saibam exatamente o que fazer a seguir. Isso os ajudará a se sentirem fortalecidos e confiantes ao comprar ou se inscrever em sua newsletter.

Apresente informações importantes com marcadores

Os marcadores permitem que você concentre as informações em pequenos pedaços que são fáceis de ver, portanto, são uma excelente ferramenta para apresentar dados ou instruções em seu site. Eles também ajudam a quebrar grandes blocos de texto para facilitar a leitura. Os marcadores permitem também que os consumidores encontrem rapidamente os benefícios, maneiras de resolver seus problemas e características críticas de um produto ou serviço.

Certifique-se de que o texto e o fundo tenham um bom contraste

Cores contrastantes ajudam a facilitar a leitura do texto em um site. Se você usar texto claro em um fundo escuro, garanta elementos de alto contraste suficientes (como imagens) para destacar o texto claramente contra o fundo. 

Se você usar texto escuro em um fundo claro, certifique-se de que haja elementos suficientes de baixo contraste (como espaço em branco) para que os visitantes não tenham problemas para ler seu conteúdo. Porém, busque não exagerar, já que muito contraste pode distrair e prejudicar os olhos.

Facilite a navegação

A sua barra de navegação deve ser fácil de encontrar e usar. Os visitantes só gastarão tempo procurando por ela se puderem localizá-la imediatamente ao entrar na página inicial ou na página de destino do seu site. Uma barra de navegação deve consistir em links que levem os visitantes diretamente a áreas importantes do seu site, como as páginas “Sobre nós” e “Fale conosco”, bem como links para páginas de produtos, carrinhos de compras, etc.

Deixe seu site compatível com dispositivos móveis

Ao criar seu site, é essencial garantir que ele tenha uma boa aparência em todos os dispositivos, desde a menor tela do telefone até o maior monitor de desktop. Sites compatíveis com dispositivos móveis tornaram-se cada vez mais cruciais à medida que os telefones celulares evoluíram para computadores poderosos para acessar a Internet. Se o seu site for responsivo, você poderá evitar a perda de clientes em potencial que o visitam em seus smartphones e não gostam do que veem.

Sites que não são compatíveis com dispositivos móveis podem parecer confusos e difíceis de navegar em uma tela pequena, o que pode afastar os usuários. Um estudo descobriu que mais da metade dos consumidores abandonam sites se eles não carregam corretamente em dispositivos móveis.

Revise o conteúdo quanto à precisão!

Nem é preciso dizer que informações imprecisas afastarão os consumidores, seja um número errado, informações desatualizadas sobre o produto ou simples erros gramaticais. Portanto, você deve revisar cada página antes de ir ao ar e verificar periodicamente cada página, especialmente depois de fazer atualizações em outro lugar.

Dica: Sempre que você atualizar informações essenciais sobre sua empresa em seu site, atualize também suas redes sociais, e também no perfil de empresa do Google Meu Negócio, além de outros sites nos quais sua empresa possa aparecer.

Torne sua oferta irresistível  

Os visitantes geralmente vêm ao seu site em busca de soluções para seus problemas. Saber quais soluções eles estão buscando pode te ajudar a criar uma oferta focada em resolvê-los. Por exemplo, se você vende imóveis sua ação pode ser: “Faça o download do e-Book Guia dos melhores bairros de praias para morar em Florianópolis”. 

Além dessas dicas, visitar seu site como se fosse um cliente em potencial também é uma boa ideia. Descubra quais partes são irritantes (longos tempos de carregamento; muitos cliques para chegar a algum lugar) e trabalhe para corrigir esses problemas. E aqui não custa nada relembrar que o Google considera que um site de alta performance precisa carregar totalmente em até 3 segundos. 

Além disso, visite outros sites do seu setor, estude a concorrência para obter ideias sobre o que é atraente. Em seguida, implemente essas ideias em seu site.

Antes de fazer qualquer alteração em seu site, verifique o Google Analytics (atualize para o GA4) e as estatísticas do site para documentar uma linha de base. Então, ao fazer uma ou duas alterações de cada vez, analise as alterações que você vê no tráfego e nas conversões para determinar o que está obtendo os melhores resultados.

E o SEO? 

Ter um SEO adequado fará várias coisas para melhorar seu site. Acima de tudo, permitirá que você tenha uma classificação mais alta no Google e também permitirá que você tenha tendência para o que deseja e seja indexado corretamente nos mecanismos de pesquisa. Concentre-se em palavras-chave e frases.

As pessoas digitalizam os conteúdos da web, então você deve criar títulos e subtítulos com as palavras-chave e frases que seu público-alvo está procurando. Não deixe seu público questionar o que você vende.

Além disso, considere um certificado de segurança (SSL) se o seu site ainda não tiver um. O Google tem impulsionado o protocolo https e sites de melhor classificação com esses certificados.

Conclusão

Considerando melhorar o seu site ou começar um do zero? Conte com a expertise de 18 anos da Nacional Vox – Nvx Digital. Já desenvolvemos e entregamos centenas de sites para empresas dentro e fora do Brasil, sempre configurados para alta performance na internet. Confira AQUI o nosso portfólio e entre em contato! 

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