Ao mesmo tempo que o mundo dos negócios mudou para um ambiente quase exclusivamente digital, as formas como as empresas interagem com seus clientes também estão mudando. 

À medida que as empresas aprendem a dominar as ferramentas de marketing acessíveis e fáceis de usar, fica mais desafiador se destacar de outros concorrentes que vendem produtos e serviços semelhantes. 

Felizmente, há uma maneira de vencer as adversidades: ferramenta para gerenciamento de relacionamento com o cliente, conhecida pela sigla CRM – Customer Relashionship Management. 


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As soluções de CRM são sistemas persuasivos que podem ajudá-lo a conectar todas as informações de seus clientes e leads de vendas em um único local. Todas as chamadas, emails e reuniões são gravadas e analisadas pelo CRM. Também ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e aumentar a receita.

Para envolver a equipe de vendas e marketing, você pode se tornar ainda mais pessoal, rastrear, compartilhar e dividir os dados. Depois de dominar a arte do CRM, imagine como você pode trabalhar com eficiência e fluidez. 

O gerenciamento do relacionamento com o cliente é um reflexo literal do que os CRMs fazem. Mas essas três palavras simples não resumem tudo. Isso tem colocado a ferramenta como parte de investimentos em tecnologia de startups ou empreendedores, especialmente para aqueles que desejam construir relacionamentos sólidos com seus clientes em potencial, prospects e outras redes.

O CRM realiza mais

Por um tempo, o pensamento era incluir o SEO como a principal ferramenta para agilizar praticamente todos os aspectos do sucesso dos negócios online. As ferramentas de SEO se tornaram tão arraigadas nos sistemas de computador e no conhecimento individual, que acabam sendo quase ineficazes com base no quão comum ficaram. 

Agora, as empresas precisam pensar fora da caixa de SEO para ficar um passo à frente em um mar de concorrentes que atuam no mercado exatamente da mesma forma. CRM é a segunda melhor opção. 

Se o SEO pode criar tração no site e colocar as empresas em destaque na página de resultados de pesquisa, o que o CRM pode fazer? A resposta? Muito mais. As empresas que utilizam CRM têm à sua disposição a capacidade de:

-Obter informações sobre o histórico de compras anteriores de seus clientes

-Obter informações sobre interações com o suporte ao cliente para melhorar a experiência de compra

-Reunir fatores-alvo e tendências que ensinem às empresas sobre seus clientes e preferências por produtos e serviços

-Rastrear e gerenciar negócios e suporte ao cliente e tarefas relacionadas de vendas

-Maximizar a base de clientes por meio de ferramentas efetivas

O CRM fornece uma visão de marketing

CRM não é apenas um termo sofisticado para descrever novas maneiras de conectar empresas e clientes. Na verdade, é um campo de estudo. É um sistema avnçado que exige uma análise detalhada para entender como as empresas podem interagir melhor com seus clientes online em um cenário digital em constante mudança. 

A análise de dados é a base do campo, exigindo que os especialistas examinem uma vasta gama de dados e informações para determinar as formas mais produtivas de conectar conexões, vendas e fidelização duradouras entre empresas e consumidores.

O CRM atende às necessidades detalhadas do cliente

Essas funções são apenas a base da ferramenta, a versão mais rápida e inteligente do SEO. Em um CRM você pode contar com mais do que confiança e vontade para julgar seus clientes e vender. Você pode aprender muito mais do que apenas as informações básicas. 

As percepções do cliente de CRM, compras anteriores e feedback com suporte de vendas fornecem uma imagem mais verdadeira do que você precisa fazer para vender de forma eficaz. Quanto mais detalhes uma empresa tiver sobre seus clientes, maior será sua capacidade de fazer marketing para eles especificamente, sabendo dessas informações agregadas. 

Como funciona o CRM

Mesmo que seja apenas no Google Docs ou no Excel, toda empresa tem uma maneira de rastrear e registrar as informações dos clientes. Imagine então ser lembrado de fazer coisas como enviar uma newsletter ou fazer uma ligação com uma solução integrada.

Um CRM faz exatamente isso, mas inclui funcionalidades explicitamente projetadas para lidar com relacionamentos com consumidores e automatizar tarefas. Com uma estrutura de integração para a visão mais centralizada e aprimorada de seus contatos, você pode até sincronizar dados de seus outros aplicativos com seu CRM.

Os recursos de um CRM incluem:

  • Automação de fluxo de trabalho
  • Customização
  • Integração de terceiros
  • Atendimento ao Cliente
  • Redes Sociais 
  • Rastreamento de funcionários
  • Dados em tempo real
  • Análise de CRM
  • Comunicados
  • E-mail para interações
  • Previsão de vendas

O que fazem os sistemas de CRM 

Em essência, um sistema de CRM oferece um local central onde sua empresa pode armazenar informações de clientes e clientes potenciais, monitorar as interações do cliente e compartilhar essas informações com as equipes. Ele permite que as empresas controlem os relacionamentos com os clientes, permitindo que a expansão de forma organizada.

Cada consulta, cada solicitação de serviço, cada preferência e cada informação de contato anterior sobre cada cliente está imediatamente acessível com um sistema de CRM instalado, garantindo que cada nova interação com eles seja sempre personalizada, relevante e atualizada.

Os sistemas de CRM também podem ser usados ​​para adicionar notas, planejar acompanhamentos e coordenar as próximas etapas a serem realizadas, além de monitorar cada ligação telefônica, e-mail recebido, reunião realizada e apresentação realizada. Isso significa que não haverá oportunidades perdidas de fechar negócios ou expandir contas de clientes. 

As oportunidades de cross-selling e up-selling geralmente ficam mais evidentes quando se conhece melhor os consumidores, oferecendo às empresas uma chance muito melhor de atrair novos negócios dos clientes atuais.

Como escolher o CRM certo em 2021

Defina suas necessidades de negócios

Seja claro e honesto sobre as características e recursos de que você precisa. Para atender a diferentes requisitos de negócios, o CRM vem com uma ampla gama de funcionalidades. 

Quer você queira, em última instância, fazer uma reforma na estrutura de sua empresa ou simplesmente melhorar seu pipeline de vendas, a priorização é crítica. Alguns dizem: “faça a coisa mais confortável primeiro quando se trata de uma lista de metas” ou então “faça a coisa mais importante primeiro”.

Veja os diferentes serviços

Assim que você tiver certeza do que precisa, comece a encontrar uma solução que se alinhe à sua lista criada de recursos de prioridade superior. Existem sites que avaliam soluções de CRM, como o Jivochat, que apontou uma lista com as 10 melhores opções do mercado no Brasil em 2021, com análises e informações sobre cada um deles. Clique AQUI para conferir. 

No entanto, lembre-se de que, assim como o melhor restaurante pode receber críticas negativas, você provavelmente não encontrará um CRM sem todas as críticas positivas. Para tomar uma decisão melhor, concentre-se tanto nos pontos positivos quanto nos negativos.

O preço é importante

Quanto custa o software para CRM? Depende do serviço de assinatura e dos métodos de distribuição, mas se tornou muito acessível para CRMs baseados em nuvem. Um fator principal para pequenas e médias empresas é o custo do software. Muitos começam com software de CRM gratuito para ajudar a iniciar sua empresa e, em seguida, mudam conforme as operações aumentam para assinaturas pagas.

Faça um teste gratuito com uma demonstração e uma avaliação

Um teste gratuito e uma demonstração contêm muito do melhor do CRM. Portanto, é mais fácil testá-lo do que sair comprando um plano oferecido, sem saber como funciona e se pode ser útil no seu negócio. 

Como são poucos dias de teste para aplicar sua viabilidade antes de assinar, faça por exemplo um teste com alguma lista de clientes em potencial que estejam em fase de abordagem pelos vendedores na negociação de algum produto ou serviço. 

Uma demonstração ao vivo pode ser solicitada, onde o vendedor pode guiá-lo pelo programa e mostrar como usá-lo. Assim, você pode rapidamente fazer perguntas sobre o programa de CRM e esclarecer todas as suas dúvidas. 

Você pode explorar o aplicativo e sua funcionalidade por meio de uma avaliação gratuita e descobrir como ele pode ajudá-lo. Aliás, oferecer um aplicativo para acesso do CRM pelo mobile, deve ser uma das questões prioritárias na sua decisão. 

Algumas dicas que podem ajudar na utilização de CRM de forma produtiva e vender mais: 

  • defina suas metas de vendas
  • acompanhe a jornada do cliente
  • faça ótimas ofertas 
  • aumente a eficiência de suas operações
  • esteja sempre buscando novos clientes
  • aumente a eficiência de suas operações
  • pratique o pós venda 
  • use estratégias de fidelização. 

Conclusão

Integrar o seu sistema com ferramentas profissionais de atendimento, plataformas de email marketing e até mesmo de gestão interna podem tornar o serviço oferecido pelo seu negócio ainda mais eficiente. Dessa maneira, rastrear a jornada dos clientes e abordá-los com ofertas, serão tarefas mais fáceis e com melhores resultados.

Tenha sempre em mente que tecnologia e negócios andam de mãos dadas. A melhor maneira de ficar à frente da curva é perguntar a si mesmo como sua empresa pode evoluir junto com ela. 

Esteja aberto a novos métodos de comunicação e marketing e aprenda os fundamentos das novas abordagens de marketing direcionado. O CRM está no comando hoje, portanto, certifique-se de que sua empresa saiba para onde está indo.

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