Seja o segmento que for da indústria, utilizar estratégias de marketing para vendas se torna cada vez mais indispensável. Estamos em uma época digital onde somos testemunhas diárias da mudança de comportamento do cliente que está conectado.

E por mais que seu nicho de atuação seja muito específico, sempre é possível aplicar uma boa estratégia que será eficaz para atingir o seu objetivo: o cliente!

A importância do digital para o setor industrial 

Comunicar-se com mais pessoas (e clientes)

Comprovadamente, o inbound marketing se tornou uma ferramenta capaz de levar a mensagem da indústria para mais pessoas. Um dos principais motivos é porque permite um maior alcance e segmentação específica. É uma conversa diretamente com o público, sem ficar fechado em um nicho ou mídia controlada por uma empresa.

Ter um site da empresa, que seja responsivo e planejado para uma melhor experiência do usuário é fator fundamental. Dependendo do setor, precisa muito mais que um site catálogo, mas aplicativos e outras funcionalidades que trazem visitantes, leads e vendas. 

Nas plataformas de redes sociais, bastante populares e dominadas por outras marcas, o papo pode ser feito diretamente com o consumidor e sem filtro.

Isso permite que a mensagem de marketing da indústria chegue a mais pessoas, o que por sua vez potencializa (e muito) os resultados que podem ser obtidos.


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Foco na produção de conteúdo segmentado

As indústrias que se destacam em suas áreas, já descobriram que produzir conteúdos relevantes, seja em blogs, hotsites, páginas dedicadas ou mesmo em outras plataformas atrai interessados e clientes. Quanto mais a tecnologia evolui, mais possibilidades surgem para ajudar nesse processo, que com a utilização de múltiplos canais se torna vital para o marketing industrial.

Educar o público consumidor e se relacionar com ele produzindo materiais que ofereçam soluções e ajudem na sua jornada de compras deve ser o objetivo a ser atingido. Ter ferramentas de marketing para automação e entrega de conteúdos faz toda a diferença, quando se pensa em produtividade e gestão eficiente. 

Aumento da visibilidade da marca

O setor industrial é de grande importância para os consumidores. Embora seja o relacionamento B2B (venda de empresa para empresa), é imprescindível aumentar a visibilidade da marca no mercado, que permite conquistar mais clientes constantemente.

Com o inbound marketing, isso é possível! Trabalhando técnicas precisas para a captação do público-alvo nas redes sociais, gatilhos em e-mails, sms, e outros canais, a indústria obtém mais reconhecimento no mercado. 

Técnicas de SEO, por exemplo, contribuem para o melhor posicionamento da marca nos mecanismos de busca como Google, e a página determinada pode aparecer nos primeiros lugares de pesquisa com maior probabilidade de negociação. 

Muitas vezes o alcance orgânico não basta para atingir volumes de visitas e leads, é quando a mídia paga (anúncios) deve fazer parte das estratégias, seja no Google Ads, Meta (Facebook, Instagram), etc.  

Conteúdo fundo de funil para a indústria

É claro que ao utilizar canais como redes sociais, blog e email marketing você deve criar e oferecer conteúdos que atendam as três etapas que fazem parte da jornada do cliente: topo, meio e fundo. 

Nesse artigo optei por abordar o tema “fundo de funil”, já que muitos setores da indústria trabalham com decisores e pretendem atingir o público segmentado corretamente. E a abordagem para quem já demonstra interesse ou tem necessidade de determinado produto ou serviço, tem que ser estrategicamente planejada.  

Para a indústria, o conteúdo de fundo de funil é aquele que tem como objetivo convencer o cliente a tomar uma ação, como realizar uma compra ou fechar um contrato. 

Separei sete dicas de conteúdo de fundo de funil para aplicar no marketing de indústria:

1. Estudos de caso

Os estudos de caso mostram como sua empresa resolveu um problema ou atendeu a uma necessidade de um cliente, demonstrando sua experiência e competência na área. Ao explicar como algumas empresas alcançaram resultados importantes utilizando seus serviços você pode demonstrar qualidade e credibilidade e aumentar sua chance de atrair novos clientes.

E não é por acaso que esse tipo de material está entre os conteúdos corporativos mais acessados pelos executivos e tomadores de decisão. Uma das principais vantagens dos cases é que eles demonstram, de forma didática e prática, como determinada indústria superou seus desafios e alcançou resultados importantes utilizando soluções de qualidade.

A intenção desse tipo de conteúdo, que pode ser no formato texto (blog) ou vídeo, é fornecer informações importantíssimas para os negócios e qualquer empresa. Quem não gostaria de saber de uma solução eficiente e comprovada para conseguir acelerar a entrada de novos clientes, incrementar seus ganhos, gastar menos para produzir mais, entre outras facilidades?

Aqui no Blog tem um conteúdo que pode ser útil. Leia: Case de sucesso: por que essa estratégia funciona no marketing

2. Demonstração de produtos

A demonstração de produtos no marketing digital pode ser oferecida em forma de vídeo (gravados ou lives), mostrando como o produto funciona e quais são seus benefícios. Nesse aspecto, as empresas SaaS (Software as a Service), especialmente ferramentas e serviços que oferecem assinaturas e recorrência, são o exemplo mais eficaz. 

Plataformas de cursos e produtos digitais geralmente possibilitam o teste por um período determinado, antes do interessado comprar. É uma isca matadora e que se incorporou no marketing, podendo ser adaptada para os mais variados ramos do mercado. 

Ao conhecer o produto antes, o consumidor ganha mais confiança para seguir em frente e fechar negócio.

3. Análise de custo-benefício

A análise de custo-benefício pode ajudar o cliente a entender o valor do seu produto em relação a outros concorrentes, demonstrando que sua empresa oferece a melhor opção.

Comece identificando os custos, determinando o benefício da implantação do projeto/produto/serviço e por fim avalie as alternativas. Indústrias que tem muitos concorrentes costumam criar planilhas e páginas com boas análises de custo benefício, acompanhadas de ofertas de compra. 

4. Prova social

A prova social pode ser apresentada em forma de depoimentos de clientes satisfeitos, números de vendas ou avaliações de especialistas. É um gatilho mental e uma estratégia usada com bastante sucesso pelo marketing. 

Os depoimentos devem ser consistentes e no formato texto ou vídeo, destacando clientes e consumidores que efetivamente tenham impacto no seu nicho de atuação, para atrair público com interesse semelhante. 

No artigo 5 maneiras de usar prova social para ativar o digital da sua empresa explicamos direitinho do que se trata. 

5. Webinars

Muitas empresas ainda são resistentes em organizar e realizar ações por vídeo, como os conhecidos webinars. Porém, esse tipo de conteúdo pode ser oferecido para fornecer informações relevantes e úteis para o cliente, demonstrando sua expertise na área.

Planeje suas lives, escolhendo um bom produto ou serviço. Pense em algum lançamento ou parceria, mas que consiga atrair um público interessado no webinar ao vivo, através de uma campanha de divulgação alinhada, com posterior uso da gravação para ações fundo de funil. 

6. E-books, whitepapers e infográficos

Os e-books, whitepapers e infográficos são materiais ricos em informações que podem ajudar o cliente a entender melhor o setor ou a resolver um problema específico, aumentando sua confiança na sua empresa.

Lembre-se que aqui estamos falando de fundo de funil, aquela etapa em que o interessado ou lead deve estar se decidindo pela compra, então o tema escolhido precisa trazer uma solução ou oferta para fechamento. Evite conteúdos genéricos e trabalhe esse tipo de conteúdo como agregador para venda. 

7. Consultoria

A consultoria pode ser oferecida para ajudar o cliente a entender suas necessidades e encontrar a melhor solução para seu problema, demonstrando seu comprometimento em oferecer o melhor serviço. 

Em estratégias de marketing, a consultoria é utilizada para aproximar cliente e vendedor, geralmente gratuita e oferecida por profissionais capacitados da empresa, que possam realizar amarrações e fechamento de negócios com atendimento personalizado eficiente. 

Busque atrair interessados em consultoria com automação de marketing, criando trilhas de emails onde a consultoria seja a “cereja do bolo” nas ações inbound, atraindo o lead até o final da jornada, onde já existe uma possibilidade de venda em construção. 

Conclusão

Com essas sete opções de conteúdo de fundo de funil, você pode ajudar a convencer o cliente a tomar uma ação em sua indústria. Lembre-se de que o conteúdo deve ser relevante, informativo e objetivo, mostrando os benefícios e vantagens do seu produto ou serviço de forma clara e concisa.

O conteúdo do fundo do funil é mais um estado de espírito do que um tipo específico de conteúdo. Seu propósito declarado é vender coisas. Ele pode obter links e pode ser compartilhado, mas, em sua essência, é usado para facilitar uma venda, seja direta ou por meio de um canal de vendas dedicado. 

Claro, criar conteúdo é apenas o primeiro passo!

Para monetizar de forma eficiente o conteúdo do fundo do funil, você precisa mapear os CTAs apropriados para esse estágio do funil para garantir a geração de leads. 

As melhores práticas só podem levá-lo até aqui. Muito disso depende de sua empresa específica, seus pontos fortes e seu contexto. Mas se você precisar se lembrar de uma coisa, é isso aqui: não tenha medo do conteúdo do fundo do funil. É o que paga as contas.

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