A prova social refere-se ao gatilho psicológico onde as pessoas adaptam seu comportamento com base nas ações dos outros em determinada situação, geralmente para chegar a um convencimento. É um viés comum que nos faz acreditar que quando muita gente diz algo, então deve ser verdade. Pode ser comparada com o tradicional “boca a boca” analógico do passado e que hoje faz parte do processo de ativação digital de empresas e negócios.

Na era dos influenciadores digitais, estamos vivenciando o impacto impressionante que a prova social pode ter na exposição e aceitação de uma marca. 

Persuadir alguém é o objetivo da prova social. O termo foi cunhado por Robert Cialdini, o mesmo autor do livro “Influence: The Psychology of Persuasion“. Quando você está navegando em sites e landing pages e encontra depoimentos de outros clientes e até de um especialista do setor que você respeita, isso é prova social!

A prova social, quando se trata de marketing como você já percebeu, depende muito de influência e persuasão. Ela nos dá a garantia de que, se um produto ou serviço está agregando valor para os outros, é mais provável que o faça para nós. Provavelmente você já foi atraído pela prova social no marketing em algum momento: 

  • Você já seguiu uma recomendação de um amigo ou familiar? 
  • Já comprou um produto que foi recomendado por um especialista? 
  • Ou só tomou uma decisão com base nas avaliações?

Como a prova social pode ajudar a sua empresa? 

Se bem aplicada e planejada, a prova social ajuda a aumentar as taxas de conversão, convencendo os visitantes e interessados de que outras pessoas já tomaram a decisão de comprar de você e, portanto, deveriam fazer o mesmo.

Também auxilia as marcas a escalarem seu marketing. Segundo a Consultoria Nielsen, na América do Norte e na Europa a eficácia da publicidade digital tradicional está diminuindo, especialmente 66% dos norte-americanos não realizam nenhuma ação com base em anúncios para celular e 55% não realizam nenhuma ação com base em anúncios de banner.

Acima de tudo, a prova social oferece para as empresas a capacidade de comercializar com autenticidade e confiança, o que alcançará mais pessoas e motivará mais ações do que os anúncios digitais. Também ajuda você a aprender mais sobre o que seus clientes desejam e como melhorar seu produto de acordo com sugestões e melhorias deles próprios. 

Existem várias maneiras de aplicar a estratégia e, neste artigo vou trazer os principais usos, incluindo algumas dicas práticas para você tirar proveito da prova social da melhor forma!

1. Estudos de caso ou “cases”

Trata-se de uma análise aprofundada e orientada por dados do produto ou serviço que você forneceu a um cliente e obteve bons resultados. Use isso se você estiver comercializando produtos ou serviços de maior valor agregado, podendo comprovar sua eficiência em algo já realizado. 

A melhor dica dos especialistas é que você seja seu próprio caso de sucesso, tendo em mente que se você fala algo, é marketing. Se o seu cliente fala, já é uma prova social. Isso se mostra confiável na maior parte do tempo. Mas, se você for o seu próprio case de sucesso, dá para ampliar o alcance e ao mesmo tempo trazer visibilidade em parcerias tão necessárias, em qualquer modelo de negócio. 

Aqui na Nvx Digital, buscamos reunir em uma página de nosso site os principais trabalhos realizados na criação e desenvolvimento de sites, uma de nossas especialidades. Na seção “Trabalhos” destacamos projetos que tiveram repercussão com os clientes e também no mercado, posicionando marcas e serviços. 

2. Depoimentos ou testemunhos

Esse é o tipo de prova social mais comum e se bem feita, traz bons retornos. Os depoimentos podem ser avaliações de clientes satisfeitos, consumidores ou parceiros que deixam para um produto, serviço ou uma empresa inteira. De uma forma mais profunda, é como eles se referem ao produto ou serviço para seus colegas ou mercado. 

Também conhecidos como “testemunhos” os depoimentos podem ser pagos, por exemplo, quando uma marca fecha um publi (parceria comercial) com influenciador. Mas podem ser obtidos em troca de alguma vantagem ou bônus, porém o mais indicado é que seus clientes satisfeitos devem estar motivados o suficiente para testemunhar, independentemente de qualquer incentivo externo. 

Um dos efeitos da prova social é poder transformar com poucos cliques os visitantes incertos em clientes fiéis e convencidos, pois eles têm acesso a validação necessária. Avaliações genuínas e autênticas podem dizer muito mais sobre sua empresa do que qualquer vídeo promocional, já que mostram o valor que seu produto ou serviço realmente traz e se atendem às expectativas de seus clientes.

3. Certificação

A certificação é uma forma de prova social na qual você obtém o selo oficial de aprovação de uma autoridade, empresa ou organização confiável em seu setor.

Da mesma forma que a prova social da opinião dos especialistas, essa estratégia se baseia no fato de que seu negócio está habilitado e reconhecido para atuação no seu nicho. 

Pode se obter um diploma ou certificado profissional em sua área ou usar plataformas sociais como validação de sua autenticidade e autoridade. Profissionais do digital utilizam por exemplo, certificações do Google (que tem uma metodologia para aprovação de especialistas bem conceituada), para demonstrar que a própria gigantes das buscas recomenda seu serviço, pelo aprendizado e ações realizadas.  

A dica de ouro aqui é: “Seja verificado por uma fonte confiável”!

Selos de confiança

Para quem atua com e-commerce, adicionar selos de confiança à sua loja virtual pode ser uma forma de certificação. Ao exibir provedores de pagamento confiáveis ​​com os quais você trabalha, você afirma que eles o certificaram como uma empresa legítima. Na mesma linha, crachás de confiança exibindo segurança na web ou o selo de aprovação de diferentes organizações sociais ou jurídicas aumentam sua confiabilidade aos olhos dos clientes.

4. Mostre o impacto da sua empresa com dados

Os números que você conquista ao longo do tempo podem ser outra forma de prova social que passa muita credibilidade. Reúna os dados mais importantes do seu negócio para destacar no site e também nas redes sociais: número de clientes atendidos, número de convites restantes, número de vendas feitas a partir de uma estratégia. Lembre-se que tudo isso traz um valor enorme para quem atua comercialmente. 

Entenda que muitas vezes um único número pode valer mais que mil palavras, e combinar este tipo de prova social com outra pode potencializar ainda mais os seus resultados. Experimente algo como: “Tivemos XX vendas do produto X e não apenas X pessoas compraram nosso produto ou serviço, mas veja como consumidores satisfeitos reconhecem a nossa marca”. 

As marcas também podem usar os dados para se enquadrar (ou reformular) de uma forma positiva e alinhada com os valores e comportamentos atuais. Você também pode incorporar dados em sua página principal (home) do site para explicar por que sua marca é melhor do que os concorrentes!

5. Avaliações de compra 

Muitas empresas ainda não se conscientizaram sobre o peso e a importância na visão do consumidor, das avaliações deixadas por clientes e consumidores de determinados produtos e serviços. Esquecem, por exemplo, de conferir as avaliações deixadas no Google e que aparecem em destaque quando se pesquisa alguma coisa na internet. 

Busque configurar seu perfil de página de empresa no Google e ficar atento às avaliações, que vão de 1 a 5 estrelas e onde os usuários podem comentar positiva ou negativamente. Monitore para oferecer melhorias que tragam uma boa experiência de compra para todos. 

Em marketplaces como Amazon ou Mercado Livre ou mesmos nas redes sociais de uma marca, esse tipo de prova social onde um comprador avalia determinado produto ou expõe o atendimento recebido, pode fazer a diferença entre uma venda bem sucedida ou a fuga do interessado que chegou até você e rapidamente irá clicar em direção ao concorrente. 

E não adianta querer sumir com as avaliações negativas. Você pode até apagar comentários desfavoráveis em suas redes sociais, mas no Google, por exemplo e também na Amazon, é impossível excluir depoimentos de compra ou experiências. Então você pode responder ou mesmo utilizar como feedback para se adaptar ao mercado consumidor. 

Conclusão

A prova social tem diferentes formas de ser aplicada no dia a dia e aqui nesse artigo eu trouxe as principais e mais utilizadas pelas empresas e agências de marketing digital. Cada uma delas pode ser usada para ajudá-lo a melhorar a taxa de conversão, ter um relacionamento positivo com seu público alvo e obter mais vendas.

Alguns métodos são definitivamente mais fáceis e rápidos de implementar do que outros, e alguns terão que ser construídos ao longo do tempo, então você deve decidir em quais focar primeiro e construir uma lista completa de ativos de prova social à medida que avança em suas estratégias no marketing digital.
Precisando turbinar a prova social no seu site ou projeto de marketing? Fale comigo AQUI. Na Nvx Digital temos um time especializado e reconhecido há 18 anos no mercado, para a busca dos melhores resultados.

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