Novas redes sociais surgem o tempo todo. Um empreendedor inteligente fica de olho nessas tendências em mudança, mas não necessariamente despende tempo e recursos para criar estratégias de marketing para elas. E, ultimamente, todos os olhos estão voltados para o TikTok.

Essa plataforma de compartilhamento de vídeo ainda é jovem. Não existe há muito tempo e tende a atrair principalmente o público com menos de 30 anos. No entanto, entre o formato atraente e sua sequência de controvérsias, TikTok se tornou um nome familiar. 


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Sua popularidade crescente o torna uma perspectiva cada vez mais atraente para o marketing de vídeo. Aqui está o que você precisa saber se estiver tentando decidir como o TikTok se encaixa em sua estratégia de marketing.

O desafio de uma nova rede

Uma coisa que amamos nos proprietários de pequenas empresas é sua tenacidade. Aqui na Nacionalvox,ficamos constantemente surpresos com a determinação aparentemente interminável de muitas pessoas em tornar suas empresas mais bem-sucedidas. 

Por outro lado, também temos empatia com os proprietários de pequenos negócios em suas lutas diárias. Afinal, uma coisa é querer levar seu negócio para um próximo nível, outra coisa é saber como fazer isso, especialmente nessa complicada era digital.

Veja as redes sociais, por exemplo. Todo mundo usa, então certamente há muito potencial para atrair clientes lá. Mas a melhor maneira de fazer acontecer nem sempre é clara. Isso é especialmente verdadeiro para novos canais sociais como o TikTok.

Se você está lendo isso, é óbvio que está curioso, mas hesita em promover sua pequena empresa no TikTok. Nós entendemos isso totalmente e estamos aqui para ajudar!

Fui pesquisar o assunto à fundo e descobri que o TikTok para pequenas empresas não só vale a pena, mas também é uma oportunidade sem precedentes de ganhar clientes de maneiras como você nunca imaginou!

O que é TikTok?

É uma plataforma de vídeos relativamente nova e emergente que está ganhando popularidade a cada dia. A rede social permite que as pessoas compartilhem vídeos de 15 a 60 segundos de literalmente qualquer coisa. 

Esses vídeos aparecem nos feeds das pessoas, onde elas podem visualizá-los ou percorrê-los para encontrar o conteúdo de que gostam.

Mas por que o TikTok é tão popular?

As pessoas estão gostando do TikTok porque é muito conveniente. Você pode consumir informações e tantas coisas diferentes em tão pouco tempo. Além disso, seu algoritmo atende ao usuário. 

Não tenho certeza de como eles fazem isso, mas vejo exatamente os vídeos que quero ver sempre que entro no aplicativo. Raramente uso e não encontro algo que me interesse. Portanto, o TikTok visa muito bem as pessoas diretamente.

Quem está usando o TikTok?

Obviamente, o maior grupo demográfico são os usuários mais jovens. Mas eu também diria que eles fizeram um excelente trabalho ao atingir o público mais velho, especialmente durante a pandemia, quando todos estavam em casa. Eles sabiam que pessoas mais jovens já estavam lá, então focaram a estratégia em outras faixas etárias. 

Você ficaria surpreso com quantos tipos diferentes de pessoas estão usando – minha mãe, minha tia – pessoas que eu não esperava. Então, eu diria que você poderia alcançar qualquer pessoa por lá, basta entender qual idade você quer focar seu público alvo no marketing. 

Que tipos de vídeos do TikTok atraem o público mais maduro?

O grupo demográfico acima dos 40 anos é principalmente atraído por vídeos de instruções e vídeos de culinária. Claro, também existem muitos vídeos engraçados e vídeos de animais de estimação que agradam a esse grupo.

Dito isso, realmente não há limite para os tópicos que possam atrair os mais velhos para o TikTok. Contanto que você tenha interesses específicos e gaste mais tempo em certos tipos de vídeos, o algoritmo TikTok enviará de forma consistente conteúdo semelhante.

Digamos que tenha alguém com 60 anos e que trabalhe com finanças. O TikTok descobrirá isso por meio de seus hábitos de visualização. Em seguida, mostrará a essa pessoa, conteúdo de vídeo relacionado à área de finanças.

O TikTok é ideal para pequenas empresas?

Eu diria que sim por duas razões. Primeiro, leva pouco tempo para criar vídeos para o TikTok. Como os vídeos podem ter no máximo um minuto de duração, você não precisa perder muito tempo filmando-os. 

E como os usuários do TikTok valorizam a autenticidade, você não precisa se preocupar muito com a edição. Além disso, o aplicativo torna muito fácil adicionar quaisquer efeitos especiais que você deseja incluir, como texto ou música, antes de publicar.

O outro motivo é que é muito fácil apresentar seu vídeo ao público imediatamente. Não importa se você acabou de fazer sua conta. Seus vídeos chegarão às pessoas imediatamente quando você publicá-los. Portanto, vale a pena criar uma conta empresarial e ver para onde ela vai, porque qualquer pessoa pode ver o que você coloca lá fora.

Também é possível segmentar localmente. Vejo muitos vídeos sobre coisas que acontecem no shopping perto de mim ou em outras empresas próximas. Portanto, o algoritmo do TikTok leva em consideração a localização, o que é ótimo para empresas.

O TikTok também tira a pressão dos pequenos empresários tímidos, porque você não precisa ser um influencer. Você pode sobrepor texto em seus vídeos, sem precisar falar ou ficar na frente da câmera. Muitas pessoas não mostram seus rostos e eu consigo entender o que estão comunicando.

Como o TikTok se compara a outras redes sociais para empresas?

Há algo no TikTok que cria um nível de confiança sem paralelo em outros sites de redes sociais. Pessoalmente, se eu vir um vídeo de um produto no TikTok, é muito mais provável que compre esse produto do que se o visse promovido em outra rede.

O problema com outros sites sociais é que há um nível de desconexão. No Instagram, todo mundo está tentando embelezar seus perfis. Mas no TikTok, parece muito mais cru e real. E você pode dizer se as pessoas não são sinceras em seus vídeos.

Considerando que seu feed pode ser bombardeado com celebridades e principais influenciadores em canais tradicionais como Facebook ou Instagram. Você ainda pode encontrar pessoas reais e genuínas no TikTok. Você ainda pode ver seus amigos e empresas locais, mesmo se seguir outras contas populares.

Como usar o TikTok para promover o seu negócio

Existem muitas maneiras de exibir sua pequena empresa no TikTok. Se você está vendendo um produto ou serviço, pode fazer um vídeo rápido explicando como o produto ou serviço funciona. Você também pode criar vídeos que:

  • Mostre seu produto/ serviço em ação
  • Faça um tour pelo interior da sua empresa
  • Explore os bastidores de como você faz o que faz
  • Anuncie uma oferta especial que você está oferecendo somente pelo TikTok
  • Ofereça dicas ou truques rápidos relacionados ao seu setor

Eu recomendaria tentar um vídeo para cada um deles, se possível, porque quanto mais você postar, mais o TikTok favorecerá seus vídeos. Se você estiver publicando constantemente, as pessoas percebem e se envolverão com ele com certeza.

Se você não tiver certeza do que postar no TikTok, lembre-se de que os usuários da rede adoram transparência. Assim, você não precisa complicar demais seus vídeos. Basta postar algo honesto que mostre quem você é como empresa, e as pessoas irão apreciar isso.

Boas práticas para criar vídeos no TikTok

Procure sempre gravar vídeos no formato vertical em seu smartphone, porque é difícil fazer um vídeo horizontal e fazê-lo funcionar no formato desejado do TikTok. A melhor maneira de ter certeza de que está gravando em um formato ideal é gravar seus vídeos diretamente no aplicativo.

No entanto, se você enviar vídeos feitos fora do aplicativo, certifique-se de que a duração seja limitada porque deve ser entre 15-60 segundos.

Também é crucial começar seu vídeo com algo que chame a atenção das pessoas imediatamente. Os usuários do TikTok têm muito pouca paciência. Portanto, se você não captar a atenção deles nos primeiros segundos, eles passarão por você para encontrar outro vídeo.

Algumas maneiras de chamar a atenção incluem iniciar o vídeo com uma pergunta intrigante ou uma declaração ousada. Também nunca é demais levantar a voz. Se você tiver um produto visualmente marcante, certifique-se de exibi-lo com destaque imediatamente.

Adicionar um som de fundo popular também é uma boa ideia. Você pode adicionar facilmente música de fundo ao seu vídeo no aplicativo. As pessoas podem descobrir vídeos ouvindo um som no aplicativo. Portanto, nunca é demais tentar capitalizar a popularidade de uma canção de sucesso.

Por fim, você deseja ter certeza de que seu vídeo inclui uma frase de chamariz clara. Se as pessoas assistiram ao final do seu vídeo, elas estão claramente interessadas no seu negócio. Então, diga a eles o que você gostaria que eles fizessem a seguir, seja visitar seu site ou ligar para você.

Você também pode ver o que empresas semelhantes estão postando para se inspirar. Pegue o que eles estão fazendo e faça ainda melhor!

E os anúncios TikTok? As pequenas empresas devem usá-los?

Os anúncios nessa rede valem o custo e o esforço por causa do público grande e engajado no aplicativo. TikTok tem mais de 600 bilhões de usuários ativos, 90% dos quais usam o aplicativo diariamente!

E é fácil falar diretamente com seu público alvo, com a segmentação precisa que o TikTok fornece. Você pode segmentar por local, idade, sexo, idiomas, interesses e muito mais. Você também pode escolher até 20 palavras-chave para segmentar, de modo que seu anúncio seja exibido para pessoas interessadas nesses tópicos.

Quanto custa a publicidade do TikTok?

Uma desvantagem dos anúncios TikTok é que eles tendem a ser mais caros do que os anúncios de outros canais sociais, como Facebook ou Instagram. A rede social criou uma página em português para explicar melhor como funciona o TikTok for business. Clique AQUI para acessar. 

Embora possa parecer um pouco caro (valor é cobrado em dólar) você também obtém o que paga, pois a segmentação é muito mais precisa do que outras plataformas. Você também pode aproveitar um desconto em seu primeiro anúncio.

Conclusão

Se o custo para aplicar em TikTok Ads ainda é alto, aposte no alcance orgânico da rede.  Não tenha medo de postar muito porque, desde que você esteja agregando bom conteúdo de forma consistente, é quase certo que você começará a acumular seguidores. Então, coloque-se lá, porque você nunca sabe o que pode acontecer!

Também não há penalidade por brincar e tentar coisas diferentes. Eles não vão banir a sua conta.

A energia está se deslocando em direção a plataformas como essa. Então, coloque sua energia também no TikTok! 

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