O Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante utilizada para quem desempenha atividades comerciais e de serviço, principalmente as pequenas e médias empresas que enfrentam uma concorrência cada vez maior, dentro do seu ramo de atuação e atendimento.O Google Meu Negócio também é um recurso útil para se destacar nas buscas. 

Se você ainda não usa o GMN provavelmente está perdendo clientes. Mesmo que não se venda direto pela internet e tenha apenas um endereço físico, se não estiver com a ferramenta configurada e atualizada, já ficará para trás. 

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Hoje em dia, todos usamos a internet e mecanismos de buscas para pesquisar sobre necessidades e compras. Mesmo em situações inesperadas, recorrer à internet para resolver problemas se tornou um hábito e também uma necessidade. 


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Um exemplo que aconteceu comigo deixa clara a importância de ter um GMN eficiente: certo dia fui ligar o carro e não pegava de jeito nenhum. Logo percebi que o problema poderia ser a bateria. Ainda na garagem, dentro do carro, pesquisei no Google alguma oficina ou loja que pudesse me socorrer neste momento tão crítico. Digitei “bateria tele entrega florianópolis” e logo surgiram várias opções na tela do celular. 

Como todo bom consumidor, foquei nas lojas que têm o Google Meu Negócio em destaque e fui conferir as classificações e avaliações. Escolhi pela loja que tinha mais estrelas e indicações de clientes satisfeitos. Em meia hora um mecânico veio, trocou a bateria, pôs o carro pra funcionar e ainda paguei com cartão de crédito pela maquininha.

Contei essa história para refletirmos algumas questões sobre o atual cenário de consumo: 

Quem vai comprar alguma coisa e usa a internet, escolhe preferencialmente quem tiver a melhor performance e entrega, porque é possível pesquisar com poucos cliques quase tudo sobre a reputação da empresa, além de coisas como preço, garantia e bom atendimento. Isso fica exposto mais do que nunca no Google Meu Negócio, porém muitas empresas ainda pecam em algumas situações que são ouro para atrair interessados e possíveis clientes. 

Você está monitorando seu perfil do Google Meu Negócio para garantir a precisão das informações?

Deixar de monitorar as informações sobre sua empresa que aparecem em uma pesquisa do Google pode criar uma experiência ruim para seus clientes em potencial.

Para facilitar sua compreensão e entendimento, listei os erros mais comuns do Google Meu Negócio que os proprietários de empresas cometem e como evitá-los. Mas não fique desesperado. Todos eles são corrigidos facilmente!

Informações Ausentes

Esse talvez seja o erro mais praticado, em várias empresas e páginas que pesquisei. Se as suas informações listadas do GMN foram configuradas e você não as verifica há algum tempo, existe uma pequena chance de que estejam defasadas e faltando informações vitais. 

Muitos empreendedores esquecem de colocar horário de funcionamento, links para o site e números de telefone (sim, você deve incluir o WhatsApp). Será difícil para seus clientes saberem quando você está aberto ou como contatá-lo se essa informação estiver faltando. Os clientes em potencial acabarão indo para o seu concorrente se não conseguirem entrar em contato com você e nenhuma empresa quer perder oportunidades por omissão.

Lembre-se que existem várias opções para o consumidor pesquisar e escolher. Faça login na ferramenta e verifique se todas as suas informações estão listadas e principalmente corretas.

Não ter informações corretas é pior do que não exibir nenhuma informação. Numa situação em que você não atualiza o seu horário e consumidores interessados chegam ao seu local apenas para descobrir que você está fechado, isso vai incomodá-los muito.

Isso pode provocar críticas negativas que impactam diretamente na reputação digital da empresa. 

Alfinetes (Pins) no mapa 

Os alfinetes do mapa, também conhecidos como pushpins, costumam ser esquecidos e, na maioria das vezes, estão no lugar errado. Encontrei alfinetes de mapas no final de um shopping center, no meio de um estacionamento ou na rua; isso não ajuda os clientes em potencial. 

Os programas de GPS estão sendo usados ​​por mais e mais pessoas que querem ser direcionadas para o local certo. Se elas não conseguirem encontrar sua localização, podem presumir que sua empresa está fechada e ir para outro lugar.

Ignorar os comentários 

Os comentários são uma área que os proprietários de empresas mais pecam. Para começar, alguns deles não respondem aos comentários, sejam eles positivos ou negativos. Os consumidores são atraídos por empresas que estão engajadas com seus clientes. Não responder aos comentários mostra aos clientes em potencial que você não se importa com suas opiniões e sugestões e eles certamente irão para a concorrência. 

Certifique-se sempre de responder a comentários positivos e negativos. É natural que responder a comentários negativos é bem difícil e desagradável. Infelizmente, alguns proprietários de empresas respondem com raiva e insultam quem escreveu. Você pode querer dizer aos usuários para manterem seus comentários negativos para si mesmos, mas é preciso considerar o fato de que os futuros clientes verão suas respostas e o julgarão por suas respostas aos comentários. 

Isso significa que suas vendas futuras também dependem de sua resposta e interação. Algumas maneiras de responder a uma crítica negativa:

  • Não é assim que gostaríamos que nossos clientes se sentissem.
  • Garantiremos que isso seja resolvido e que não aconteça novamente.
  • Entre em contato para que possamos resolver esse problema diretamente com você.

Dê atenção nas fotos

As fotos são negligenciadas na maioria das vezes. Existem empresas onde só tem Street View. Às vezes, a única outra foto postada é do cliente e, na maioria das vezes, as fotos não são muito atraentes para o negócio. Isso pode levar o Google a puxar uma foto da página errada do Facebook ou um artigo de notícias.

Uma ótima recomendação é postar cerca de cinco a oito fotos externas e cinco a oito fotos internas com e sem equipe. Fotos com pessoas sempre ficam muito melhores para uma empresa do que vitrines e lobbies vazios. 

Mostre as qualidades que diferenciam sua empresa das outras e deixe que as pessoas vejam que pessoas reais trabalham em sua empresa. Tire fotos em horários diferentes do dia para ver quais fotos você prefere. Peça a contribuição de seus amigos e funcionários, fazendo-os votar nas fotos de que gostam. 

Você pode contratar um Fotógrafo de Confiança do Google para fazer um tour 360º de sua localização e tirar fotos da equipe, se desejar.

Perguntas e respostas perdidas 

Perguntas e Respostas é um novo recurso e, por isso também, um elemento que é bastante ignorado. Existem muitas perguntas de consumidores que podem se traduzir em novas vendas. Se você não responder, eles ficarão sem resposta ou serão respondidos por outra pessoa. E se a resposta fornecida estiver errada?

O Google permite que os proprietários de empresas postem suas próprias perguntas, portanto, poste as ‘perguntas mais frequentes’ que você receber. Se os usuários puderem obter as informações de sua listagem, eles não precisarão ligar para você ou para um concorrente procurando a resposta, e você pode concentrar seu tempo no cliente à sua frente.

Descrição ruim da empresa

As empresas geralmente inserem uma descrição prolixa do negócio que não convence os usuários sobre a empresa com rapidez suficiente para impactar positivamente a decisão de visitar ou não sua localização ou mesmo comprar online. 

O Google exibe apenas os 250 caracteres da descrição, e os usuários irão compará-lo ao lado de dezenas de outras empresas quando tomarem uma decisão.

Como corrigir: use uma descrição da empresa que esclareça para que serve o seu negócio e como ele se diferencia da concorrência o mais rápido possível. Priorize as coisas sobre as quais os clientes tendem a ser mais curiosos, perguntas sobre sua empresa que costumam surgir em telefonemas ou visitas sobre o que você pode fazer por eles.

Listagens não reclamadas

Se você não reivindicar seu Google Meu Negócio, como vai administrá-lo? Você não poderá responder aos comentários. Embora você possa sugerir edições em seu endereço, número de telefone, URL do site e horários, reivindicar sua lista da ferramenta oferece muito mais controle. 

Sem reclamar a sua propriedade, você pode até fazer upload de fotos, mas serão de um cliente e não como proprietário. A equipe do Google Meu Negócio não poderá ajudar em suas dúvidas enquanto a listagem não for verificada, e você não poderá usar ou criar Google Posts. No final das contas, você está perdendo uma ferramenta valiosa que pode usar para melhorar sua listagem de empresas. 

Negócios fechados

Se sua empresa encerrou, marque-a como permanentemente fechada. Você pode fazer isso no painel do Google Meu Negócio. Embora você possa não precisar mais da ferramenta, ela apresenta uma experiência ruim para o usuário. Se um cliente em potencial tentar visitá-lo apenas para descobrir que você está fechado, ele ficará chateado por ter perdido tempo. O Google filtra listagens GMN fechadas para evitar que apareçam no pacote de mapas. 

Conclusão

Todos os erros destacados até aqui do Google Meu Negócio podem ser facilmente consertados, basta que se dedique algum tempo e investimento. Se a sua empresa está no Google Meu Negócio, precisa realizar um pente fino no perfil. Procure qualquer um desses problemas evidentes que podem estar afetando sua listagem e corrija-os. 

Seus clientes vão gostar e você pode considerar que é o ingrediente-chave para permanecer no negócio ou fechar permanentemente. 

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