O algoritmo do Instagram foi introduzido na rede social para ajudar a exibir o melhor conteúdo e o que seja mais relevante para cada usuário sempre que ele verifica o feed de postagens. E essa rede social está no topo da preferência dos brasileiros, com mais de 113 milhões de usuários no país. 

Mas a pergunta que se faz é: como o Instagram determina qual conteúdo atende a esses critérios?

Muito parecido com o algoritmo do Facebook, uma vez que a rede pertence a mesma empresa (Meta), o algoritmo do Instagram é uma mistura de fatores que ajuda a plataforma a decidir quais postagens devem aparecer para determinado perfil. 

E não importa o quão requintado seja o seu conteúdo com imagem perfeita, vídeo nítido, legenda genial, #hashtags com curadoria especializada: você e a sua marca ainda dependerão do algoritmo do Instagram e de como ele atua, antes que alguém possa ver seu conteúdo no feed.

Entendendo o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram nada mais é do que um conjunto de regras de programação que classificam o conteúdo na plataforma. Ele decide qual conteúdo aparece e em que ordem, nos feeds de todos os usuários do Instagram, na página de exploração, no feed do Reels, nas páginas de hashtag, etc.

Esse algoritmo analisa cada conteúdo postado na rede. Leva em conta metadados (incluindo legendas e texto alternativo aplicado a imagens), as hashtags e métricas de engajamento (visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos). Com base nessas informações, distribui o conteúdo de forma pensada para que o usuário tenha fácil acesso ao que mais tem interesse em ver.

De uma forma simples, o algoritmo do Instagram analisa as informações sobre o conteúdo (Reels, publicações no feed e Stories) e as informações sobre os usuários (interesses e comportamento na plataforma) para teoricamente veicular o conteúdo certo para as pessoas certas. 

Segundo a própria plataforma, o principal objetivo do algoritmo do Instagram é tornar a experiência de cada usuário a mais agradável possível. O CEO do Instagram, Adam Mosseri, refere-se ao algoritmo como “ranking” (talvez porque esse termo soe menos robótico) e enfatiza a importância de algumas postagens serem mais favorecidas do que outras. 


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Como funciona o algoritmo do Instagram?

Toda vez que o usuário abre o aplicativo, o algoritmo do Instagram faz uma varredura instantaneamente em todo o conteúdo disponível e decide qual conteúdo deve ser entregue e em que ordem.

Confira os 3 fatores de classificação mais importantes do algoritmo do Instagram:

1.Relação entre o criador de conteúdo e o espectador

Para isso é preciso fazer algumas perguntas: 

Uma conta segue a outra? 

Vocês trocam mensagens ou deixam comentários? 

Se você interage por várias vezes com um usuário específico, é mais provável que veja sempre os novos conteúdos postados por ele. E isso é muito importante para quem tem um negócio: o gerenciamento ativo da comunidade, incluindo respostas a DMs e comentários, pode melhorar (e muito) a visibilidade de uma marca no Instagram.

2.Interesse

Um usuário normalmente interage com esse tipo de conteúdo? Quando o algoritmo do Instagram reconhece que um usuário gosta de um tipo ou formato de conteúdo específico, por exemplo um Reels com tema usualmente acessado, ele mostra mais do mesmo. É no interesse que entram muitos anúncios de empresas. 

3.Relevância

É o próprio Instagram quem decide o quão relevante pode ser cada conteúdo. Isso inclui uma análise de onde ele se encaixa nos trending topics, bem como o fator de oportunidade. Importante dizer que postagens recentes são consideradas mais relevantes do que postagens mais antigas. Por isso, a geração de novos conteúdos deve estar no topo das tarefas de quem administra contas do Instagram. 

Os fatores secundários de classificação do algoritmo do Instagram incluem:

  • Frequência de utilização da plataforma. Se um usuário não abrir o Instagram com muita frequência, ele verá apenas o conteúdo mais relevante quando decidir navegar pelo aplicativo. Isso significa que as empresas podem ser excluídas do feed desse usuário, que dará preferência na entrega de conteúdos de familiares e amigos.
  • Quantos usuários uma pessoa segue. É a lei da oferta e da procura. Quanto mais contas do Instagram um usuário segue, mais contas competem por espaço no seu feed. 
  • Tempo de sessão. Muito parecido com a frequência, falada acima. Se um usuário passa pouco tempo no aplicativo, é provável que veja apenas postagens de amigos e familiares com quem interage com mais frequência na plataforma, dificultando também a exibição de empresas em seu feed.

Dicas para usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Para melhorar a classificação da sua empresa nos feeds dos usuários do Instagram, você precisa postar conteúdo de qualidade que acima de tudo entretenha, interesse e informe seu público.

Separei algumas dicas aplicadas pelo mercado de marketing digital, onde você pode aumentar o alcance e facilitar com que os algoritmos mais recentes do Instagram coloquem seu conteúdo no feed dos seus clientes :

Programe suas postagens nos horários ideais

Se você for mais a fundo, perceberá que o engajamento do público é um sinal comum (e poderoso) para os algoritmos do Instagram. Por isso, postar o conteúdo de sua marca nos horários certos pode fazer uma grande diferença para o alcance orgânico da postagem.

Em vez de tentar descobrir os melhores horários para postar no Instagram por conta própria, algumas plataformas de gestão de redes sociais, sugerem os melhores horários para você postar, com base no seu desempenho anterior e no comportamento online do seu público.

Mas monitorar manualmente também pode ser a solução. Basta repetir os posts nos horários onde houveram maiores interações. 

Os Reels devem contar (e muito) na sua estratégia

Os Reels alcançam mais engajamento do que os vídeos normais postados no Instagram. Isso significa que criar Reels com frequência pode ajudá-lo a aumentar sua visibilidade na rede.

Só para ter uma ideia, a conta @creators do Instagram informou aos usuários que os Reels atualmente têm pessoas reais (e não só algoritmos) vasculhando os feeds para entregar os melhores.

Se você pretende que seus Reels sejam notados, aqui está uma lista do que fazer e o que não fazer:

  • Grave seus vídeos na posição vertical.
  • Não use vídeos de baixa resolução. A qualidade faz muita diferença
  • Use todos os recursos adicionados, edição na própria plataforma, músicas que são trends nas rede sociais, filtros diferenciados, efeitos de câmera, etc.
  • Não recicle vídeos do TikTok com marca d’água. Prefira ferramentas que exportam vídeos limpos. 
  • Mantenha seus conteúdos curtos e divertidos. Os algoritmos do Instagram adoram e classificam de forma positiva postagens divertidas.

As hashtags continuam importantes para aumentar a visibilidade

Os algoritmos do Instagram podem entender que a foto de um lindo gato postado com a hashtag #dogsofinstagram é um cachorro. Então procure utilizar as hashtags corretas para destacar o seu produto, serviço ou campanha. 

Por mais que as hashtags tenham perdido relevância na entrega geral dos algoritmos, elas ainda continuam importantes e não devem ser desprezadas. Mas use com moderação, lembrando que a quantidade não significa retorno no engajamento. Escolha as que realmente ganhem alcance e destaque. 

Uma pesquisa no Google pelos trending topics assuntos no Instagram, pode ser uma mão na roda para entender quais hashtags poderão ganhar maior visibilidade em suas postagens. 

Publique conteúdos de forma consistente

Se você deseja aumentar o número de seguidores, aumentar seu alcance ou aumentar o engajamento (e essas três coisas estão conectadas), você precisa postar de forma consistente.

Um estudo mostrou que as empresas publicam 1,6 postagens em seus feeds todos os dias, em média. Mas se isso parece muito ou estressante para você, concentre-se em aparecer de forma consistente em vez de compartilhar uma postagem atrás da outra.

Publicar conteúdo envolvente no Instagram alguns dias da semana é suficiente para aumentar seu engajamento e influência na conta.

Durante a Semana do Criador do Instagram em junho de 2021, Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou que postar 2 conteúdos no feed por semana e 2 histórias por dia é o suficiente para criar seguidores no Instagram. 

Mas não exagere! Empresas que postam todo dia, tendem a perder alcance com usuários mais exigentes, que podem acabar ocultando determinados tipos de conteúdos na rede. 

Anúncios para gerar vendas

Deixei por último esta dica, não por acaso. Todos estamos vendo nos últimos meses uma queda no alcance orgânico e engajamento de contas de perfis pessoais e também de empresas no Instagram. 

Acontece que os algoritmos da rede estão sendo alterados gradualmente e o que pode servir agora, não mais será interpretado pela programação aplicada nas engrenagens do Instagram, puramente por estratégia comercial da plataforma que facilita a entrega para quem paga, e outras palavras cria anúncios e implsiona posts. 

E sabemos também, que empresas (negócios) não podem mais depender única e exclusivamente do alcance orgânico. Por isso ter um bom planejamento de anúncios pode ser a solução para ser visto e fazer com que seu conteúdo chegue aos usuários. 

Utilize a mídia paga que pode ser feita diretamente na plataforma ou na plataforma de anúncios da Meta (Facebook). 

Sabe aquela velha e batida frase de que não existe mais almoço grátis? Pois é, continua valendo e cada vez mais ampliada. Faça testes com impulsionamentos pagos, promoções, ofertas, campanhas direcionadas e aplique sua verba de mídia da melhor maneira possível. 

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