Ao demonstrar sua experiência e conhecimento por meio do conteúdo, você pode fazer grandes avanços para alcançar confiança com seu público alvo e ter como consequência, resultados em vendas. 

Pode parecer lugar comum essa frase, mas é preciso destacar: construir autoridade para a sua marca ou produto não acontece da noite para o dia. 

É preciso focar em esforços contínuos de marketing para contar uma história convincente e construir a confiança nos clientes em potencial. Sempre pode fazer diferença quando alguém está decidindo entre você e a concorrência, e é ainda mais importante com o B2B (venda para empresas) que tende a envolver um custo mais alto.

Veja como você pode utilizar o marketing digital para aumentar a autoridade da sua marca.

Observação: vou me concentrar no conteúdo em si, mas ganhar backlinks – o que é significativamente mais fácil de fazer com conteúdo de alta qualidade – é a principal forma de indicar ao Google que outros sites confiam em você, o que indica que você é mais autoritário. 

Priorizar seu portfólio de backlink irá ajudá-lo dramaticamente em todos os outros esforços de construção de autoridade.


Veja também:


Avalie o nível de autoridade de sua marca

Não apenas presuma que você já entende como é visto pelo seu público. Em vez disso, antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, verifique todos os dados para ter uma ideia de como você está sendo percebido.

  • Suas pesquisas de marca aumentaram ou diminuíram? Quais termos de pesquisa as pessoas associam à sua marca? 
  • Como os seus clientes ou leads descobrem sua marca? Foi a partir de entrevistas autorizadas ou conteúdo que você divulgou ou de alguma outra forma?
  • Você já foi mencionado na mídia? Se ainda não o fez, configure os Alertas do Google para o nome de sua marca e as palavras chaves do seu negócio.

Outra consideração interessante é: Quem são as autoridades atuais em sua área ou região? Você está por dentro de como estão atuando?

Uma maneira de identificar isso é digitar no Google as frases que você deseja classificar e ver quem está na classificação para esses termos. Às vezes, são os concorrentes que você conhecia, mas às vezes outros sites subiram na escada da autoridade.

A principal questão é: você está nessas listas? Se não, quem é e por quê? O que eles estão fazendo bem? Você pode ter como objetivo buscar referências em relação ao conteúdo que é oferecido, pois sabe que eles atraem seu público-alvo.

Identifique o que seu público quer saber

Se você responder às perguntas do seu público, eles começarão a confiar em você e a vê-lo como uma autoridade. O conceito parece simples e é. Mas a execução é mais difícil. Primeiro, como você descobre o que estão querendo saber?

Aqui estão algumas maneiras:

  1. Ferramentas como o BuzzSumo mostrarão o que as pessoas estão perguntando com base nas diferentes palavras-chave que você inserir. 

O Buzzsumo é uma ferramenta que permite disponibilizar, de forma inteligente, o melhor conteúdo a partir de recursos que permitem:

  • descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados
  • rastrear marcas, concorrentes e backlinks
  • identificar influenciadores e links compartilhados por eles
  • gerar relatórios de análise por assunto e outros filtros

Além de trazer funcionalidades necessárias para garantir que o conteúdo ganhe destaque, gere engajamento e seja compartilhado, ele também pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site, assim como analisar seus backlinks e dos concorrentes para aumentar a classificação nos motores de busca.

2. Converse com sua equipe de vendas sobre as perguntas comuns que surgirão. Você respondeu com conteúdo? Eles falam sobre os problemas maiores que seu público enfrenta?

3. Recapitule as personas do seu público. Diferentes segmentos de seu público podem ter problemas diferentes. Veja se você acidentalmente negligenciou algum segmento. Ainda não desenhou sua persona de forma correta? Essa ferramenta grátis que gera personas com base nas informações que você fornecer, é uma boa pedida. 

Foque no conteúdo que entregue “Valor”

O marketing de conteúdo é o recurso ideal para gerar o reconhecimento de mercado, pois trata-se de uma estratégia cujo foco é entregar valor para as pessoas. Por isso, comece a produzir conteúdo pensando em solucionar as dores das suas personas. 

Afinal, embora o objetivo principal seja o crescimento do negócio, é importante entender que o marketing de conteúdo vai além de vender. 

Esse recurso é sobre educar seu público e ajudá-lo a resolver um problema.

Em primeiro plano, o conteúdo deve ser criado de forma que transmita autoridade em alguns aspectos importantes:

  • Não deve ter erros gramaticais ou ortográficos;
  • Se for urgente de alguma forma, ele precisa de uma data na postagem para que as pessoas saibam exatamente quando foi criado e, assim, o conteúdo pode ser colocado em seu contexto adequado;
  • Todas as fontes devem ser citadas;
  • O design deve ser clean e fácil de ler;
  • A estrutura e a navegação devem ser bem pensadas e fornecer informações sobre exatamente o que os leitores e visitantes vão aprender;
  • Todas as informações devem ser acompanhadas de explicações e fatos;
  • Se seu artigo foi escrito por especialistas, forneça seus nomes e biografia;

SEO é importante

De nada adianta produzir conteúdo que entregue valor, sem estar atento à questões de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que melhoram o ranqueamento de um site nas páginas de resultados.

Lembre-se que é na primeira página de pesquisa do Google que aparecem os melhores conteúdos, ou seja, as páginas mais relevantes para determinada pesquisa dos usuários. 

Consequentemente, esses são os posicionamentos das empresas com maior autoridade online.

Isso significa mais visibilidade para seu negócio e é indispensável para se destacar da concorrência. Apesar do termo complicado, deixar sua página otimizada não é tão difícil assim. Confira nesse artigo aqui do Blog algumas dicas básicas de SEO. 

Redes sociais

Não tem como falar em autoridade online sem mencionar as redes sociais. É por meio delas que a sua empresa consegue estabelecer a presença digital, fazendo o papel de um canal de atração. 

Mas tudo deve ser pensado conforme as preferências do seu público, a segmentação ideal e realista deve estar no seu planejamento, pois não é muito produtivo gastar tempo e energia em uma plataforma na qual ele não está presente.

Para gerar confiança nas pessoas é preciso acima de tudo se mostrar acessível. Isso vai além de compartilhar e impulsionar os conteúdos que você produzir. É preciso interagir com os usuários, curtindo e respondendo seus comentários. 

É válido ressaltar que as redes sociais são ótimas ferramentas para oferecer um atendimento personalizado ao cliente. 

Dica de ouro: seja coerente com sua marca e o seu discurso, para não cair no descrédito. Por isso a prática é sempre mais complexa e requer muita atenção, pois o público cobra. Já está comprovado que o boca a boca é algo poderoso e que pode prejudicar irremediavelmente a imagem de uma empresa ou negócio. É essencial ser coerente entre o que você fala e entrega ao cliente para poder conquistar sua confiança e gerar vínculos.

Relacionamento por e-mail marketing

Atrair ou expandir uma base de interessados na sua marca e clientes, requer nos dias de hoje investimento em automação com ferramentas. 

Se a sua empresa ainda não utiliza o e-mail para criar e manter um relacionamento com os usuários, você provavelmente está perdendo autoridade online e a chance de melhorar seus resultados nas vendas e na retenção.

Capriche não só no conteúdo, mas também no visual de suas newsletters ou emails que ofereçam conteúdo de valor para os leads. É importante que você não compre listas e não mande e-mail para quem não deu autorização para isso. Essa prática é pouco profissional que pode afetar a reputação do seu negócio.

Procure segmentar seus leads, levando conteúdos diferenciados e nutrindo sua base periodicamente, para promover o engajamento e interesse pela marca ou produto. 

Conclusão

Como citei no início desse artigo, levará algum tempo e muito esforço, mas, uma vez que você seja uma autoridade, todos os outros aspectos de seu marketing ganharão mais tração. 

Considere como construir autoridade em todo o seu marketing digital e você terá o potencial de ampliar ainda mais seus resultados. Invista também em eventos online (já que os presenciais foram afetados pela pandemia), promova lives e traga especialistas para demonstrar sua autoridade sobre o assunto. 

Empenhe-se no branding, pois uma gestão efetiva da marca é fundamental para construir sua autoridade online, afinal, é por meio do branding que uma empresa se torna, além de conhecida, identificável. Não custa nada relembrar o famoso ditado “quem não é visto não é lembrado”. 

Saber e aprender como criar autoridade online é um diferencial capaz de manter uma empresa entre as mais bem-sucedidas do ramo por muitos e muitos anos. 

Nesse sentido, contar com ajuda de um profissional ou agência de marketing de conteúdo pode agilizar o processo de tornar sua marca ou produto uma referência no universo online e elevar o nível de vendas. 

Gostou? Comente abaixo. 

Até o próximo artigo! 

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