As escolas particulares são empresas e atrair matrículas é tão importante quanto encontrar clientes. Mesmo que muitos estabelecimentos ainda dependam da mídia local tradicional, como TV, mala direta e outdoors para buscar resultados, o marketing digital para escolas veio para ficar. Assim como as formas de ofertar educação estão mudando (principalmente após a pandemia), o setor aposta em diferentes estratégias para obter novos alunos, vender mais cursos e se relacionar com seu público alvo. 

As estratégias de marketing online podem atingir seu público, são mensuráveis ​​e consideravelmente mais baratas e sustentáveis ​​do que a mídia tradicional. Agora mais do que nunca, ter uma presença digital para atrair esses alunos que buscam formas de aprender e se qualificar online se torna indispensável. 

E como já falamos em outros artigos sobre áreas específicas, ter um site não basta, é preciso planejar e aplicar estratégias de marketing digital estruturadas para conquistar o seu potencial aluno até as suas páginas oferecendo oportunidades de interação para que os visitantes se tornem leads, além de se relacionar e já participar do processo de decisão do futuro aluno, educando-o desde o início.


Veja também:


Vantagens do marketing digital para escolas

  • Melhorar o engajamento nas redes sociais: escolas com uma presença digital bem estabelecida percebem que a interação com os conteúdos publicados é maior. Para além das métricas de vaidade (curtidas ou seguidores), o relacionamento desenvolvido a partir do engajamento nas redes sociais impacta na percepção que as pessoas têm da instituição.
  • Construir e fortalecer a marca: o trabalho de marketing digital para escolas ajuda a construir autoridade e posicionar a marca perante o público-alvo. Você deseja que as pessoas se lembrem do nome da escola para indicar a outros interessados? Invista no fortalecimento da marca. 
  • Aumentar a receita: com boas estratégias digitais você perceberá um aumento na procura dos serviços e dos ganhos mensais.
  • Fidelizar o cliente: quando você aproveita as ferramentas disponíveis na internet para manter a proximidade com os clientes e conquistar a confiança deles, tem mais chances de mantê-los fiéis à sua empresa.
  • Concorrência: Além dos benefícios citados, o Marketing digital para escolas permite que você diferencie sua marca entre os concorrentes.

Acompanhe a seguir as melhores estratégias para colocar em prática e utilizar o marketing digital como fator de sucesso no seu objetivo como empresa de educação:

Melhore a experiência do usuário

Como a maioria dos sites de empresas, você tem uma grande oportunidade de proporcionar uma boa experiência para os visitantes, provocando uma impressão positiva. Por isso o seu site precisa:

  • Ser responsivo: Se as pessoas visitarem o site em seus dispositivos móveis e for difícil navegar e encontrar o que querem, provavelmente não perderão tempo e sairão insatisfeitos.
  • Ser rápido: Se você pretende deixar uma impressão positiva no visitante, faça com que suas páginas da web carreguem rapidamente. Nada incomoda mais o usuário do que um site lento. Teste a velocidade do site da sua escola constantemente. 
  • Ser prático: Esteja um visitante em busca de um formulário, política da empresa ou contatos para departamentos específicos, por exemplo, ele não quer gastar 5 minutos para encontrá-lo. Certifique-se de que seu site seja de fácil navegação, garantindo que o usuário possa alcançar seus objetivos com o menor tempo e cliques possíveis.
  • Ser profissional: Se o seu site ainda está exibindo sons, ícones giratórios ou imagens de banco de imagens, então ele não está fazendo justiça a você. Não é preciso muito para alguém interessado em uma nova matrícula em potencial fazer uma conexão entre um site ruim e a educação que receberá da instituição.

Observação: o site da sua escola será mais complexo do que o site de uma pequena empresa tradicional, então se você não tiver tempo, braço ou conhecimento suficiente para as ações, aconselho a procurar uma agência de  desenvolvimento de sites com experiência comprovada no setor. A Nacionalvox tem expertise de 16 anos na criação, design, usabilidade e entregas de sites, também para o setor educacional. 

Melhore a visibilidade da sua pesquisa orgânica com SEO

As pessoas estão conduzindo pesquisas muito antes de virem até você para fazer perguntas. É por isso que ter uma presença em um mecanismo de busca é vital em seus esforços para atrair e envolver os interessados. 

No mundo todo, segundo informações fornecidas pelo Google Keyword Tools, as pessoas pesquisam uma frase de palavra-chave que começa com “A melhor escola de (sua localidade)?”. 

Como sua empresa aparece e se classifica no Google, quando os pais procuram a melhor e mais conceituada escola? 

Fica na primeira página? Se não, então você tem um trabalho sério a fazer. Aplique ações orientadas de SEO em todo o site para que o alcance orgânico da escola tenha visibilidade.

Obtenha mais tráfego de pesquisa com anúncios

O Google Ads é onde talvez esteja a maior e mais imediata oportunidade para sua escola. Com os anúncios do Google, você pode anunciar no momento em que os usuários estiverem pesquisando. Uma oportunidade ignorada ao anunciar em mídia impressa, outdoors e marketing direto.

Importante dizer: grande parte da verba que se investia antes em mídia tradicional, migrou para o digital. Ninguém sai mais andando pelas ruas em busca de escolas para se matricular. E se você não anunciar, seja no Google ou em redes sociais, não vai atrair interessados. 

Mas é fácil perder dinheiro se você não sabe o que está fazendo. O planejamento de uma campanha publicitária online de sucesso com o Google ou mesmo o Facebook requer algum conhecimento da plataforma, bem como identificar como seu público interage com eles.

Identifique seus objetivos. Deve ser algo simples, como obter detalhes de contato para chamá-los de volta. Confie no seu time comercial para fechar o negócio. 

Em seguida, se faça algumas perguntas, incluindo: 

  • É apropriado anunciar durante todo o ano? 
  • Quem é seu público alvo para atingir? 
  • Se forem os pais, em que faixa etária? 
  • Pais que estão pesquisando primeiro ou que precisam tomar uma decisão rápida? 

Cada uma dessas questões deve direcionar seus objetivos e abordagem. Como você medirá as conversões? Provavelmente um envio de formulário.

Existem algumas dicas essenciais para anunciar no Google Ads. A principal delas é que quanto melhores forem seus anúncios, menos você pagará. Atente-se para alguns detalhes:

  1. Escreva um texto do anúncio que use suas palavras-chave e seja atraente o suficiente para encorajar os usuários a clicarem em seu anúncio.
  2. Envie o usuário para uma página de destino (Landing Page) que fala diretamente ao público que você identificou para a campanha.
  3. Entenda o que o pai, mãe ou estudante que clicou em seu anúncio espera da página e exiba-o. Certifique-se de que está claro o que você deseja que os pais façam na página e de que haja pouca fricção, ou seja, não adicione um formulário de 20 perguntas.
  4. Monitore o desempenho de sua publicidade. Identifique quais grupos de anúncios e palavras-chave estão gerando conversões e qual é o ROI de cada um deles. Assim, você consegue identificar segmentos que drenam dinheiro e podem ser melhorados ou pausados ​​em favor de colocar mais verba nos anúncios com alto desempenho.

Comunique-se regularmente por e-mail

Os boletins informativos por e-mail também conhecidos como newsletters são ferramentas promocionais e de comunicação de baixo custo. Você pode adotar uma abordagem básica e enviar uma newsletter por e-mail semanal ou mensal para os seus contatos. Assim eles ficam sabendo das novidades e ações que a sua escola está promovendo.

Ou você pode usar seu site e outros ativos para construir um banco de dados, usar segmentação para entregar mensagens personalizadas e mais sob medida, implementar automação de marketing para fornecer uma melhor experiência online ou mesmo uma nutrição para relacionamento em busca de oportunidades na jornada de compra.

Melhore sua reputação online

As táticas de Relações Públicas mais tradicionais ajudam a adquirir exposição online em sites influentes e por pessoas influentes. Mas, como ponto de entrada, você deve procurar melhorar suas avaliações online.

Alguns relatórios destacaram que as análises online são tão importantes quanto as recomendações pessoais . Portanto, ao incentivar ativamente as avaliações online, você tem a oportunidade de influenciar a tomada de decisão dos pais ou interessados em potencial antes mesmo de eles entrarem em contato com você.

Planeje bem onde você deseja publicar avaliações ou depoimentos. O primeiro lugar que você deve olhar é no seu site. É bem provável que você já esteja fazendo isso, mas saiba que você pode marcar esses depoimentos com o que é chamado de ‘Esquema de revisão’. Se você fizer isso, o Google pode usar as informações para adicionar um snippet estruturado ao resultado da pesquisa – destacando-se da concorrência. 

Este pequeno recurso fantástico atrai mais cliques para o resultado da pesquisa.

A próxima prioridade para seus comentários on-line é o perfil da escola do Google Meu Negócio. Nesse artigo aqui no Blog, orientamos como evitar os erros mais comuns na plataforma, que é considerado o cartão de visitas da empresa. 

Use sua comunicação offline para alavancar a atividade online

Embora eu tenha optado por me concentrar nas oportunidades online, é fundamental integrar online e offline usando suas ferramentas de comunicação disponíveis para promover os seus esforços no digital.

Lembre-se:

  • Toda sinalização externa significativa deve ter o endereço do seu site  
  • Materiais impressos enviados pelo Correio também podem conter detalhes de redes sociais
  • Os comunicados aos pais ou interessados devem ter a opção de assinar o boletim informativo eletrônico (newsletter).

É importante lembrar que as mesmas pessoas para as quais você está entregando o material de marketing são as mesmas pessoas que compartilham sua postagem no Facebook ou Instagram. Portanto, tenha isso em mente sempre que produzir material de marketing.  

Tenha um blog e produza conteúdo de valor e envolvente

O blog é a ferramenta perfeita para estabelecer conhecimento no mercado e fornece uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho do mecanismo de pesquisa. O diretor ou mesmo professores podem contribuir com postagens específicas para vários tópicos educacionais. 

Mas, fique atento: o objetivo deve ser fornecer informações valiosas para os interessados, sejam eles os pais que estão começando a pesquisar, estão prontos para matricular seus alunos ou alunos já matriculados.

Influenciadores e alunos podem ser convidados a escrever para que também possam passar suas mensagens ou ideias. Imagine a oportunidade de ajudar no desenvolvimento das perspectivas de criador de conteúdo dos alunos e o valor promocional de publicar suas postagens.

Compreenda as informações que os visitantes procuram no Blog para preencher a lacuna. Os exemplos podem incluir infográficos, apresentações de Slideshare, listas de verificação ou mais. Se possível, ofereça conteúdos humanizados ou que tragam exemplos de cases alcançados em projetos da sua escola. 

Conclusão

O marketing digital aplicado para escolas representa a transformação positiva de um mercado de valor, que precisou se reinventar para não deixar escapar a capacidade de fazer o futuro pelo melhor caminho. Ainda mais nesse momento em que a pandemia fechou muitas escolas pelo país afora e muitos estabelecimentos estão precisando lidar com a crise econômica. 

Para enfrentar os desafios e encarar as novas necessidades presentes em escolas, faculdades, instituições EAD ou de cursos livres, a adoção de estratégias comprovadamente eficazes e ferramentas de marketing digital vem como facilitadores. 

Não existe uma fórmula mágica ou combinação perfeita que possa ser replicada em cada instituição, uma vez que os perfis individuais se diferem muito, entretanto, investir no marketing digital para escolas é um caminho sem volta. 

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