Em novembro de 2022 a Meta anunciou seu lançamento global das comunidades do WhatsApp. No Brasil, por questões relacionadas à política, o recurso que já se faz presente em 15 países e no Telegram, só ficou disponível no começo deste ano, tornando mais fácil gerenciar grupos semelhantes, vinculando-os a uma comunidade. 

Falamos sobre isso aqui no Blog no artigo “As novidades do WhatsApp que vem por aí e você precisa saber!”, mas agora a ideia é se aprofundar especificamente na funcionalidade, para poder tirar o melhor proveito, inclusive com foco em vendas. 

Entendendo as comunidades do WhatsApp

Imagine como se fosse um guarda chuva da rede social de mensagens. As comunidades do WhatsApp são uma nova maneira de organizar seus grupos do aplicativo, que se tornou bastante popular e tem milhões de usuários. Você pode pensar nas Comunidades como um grande grupo para seus bate-papos em grupo do WhatsApp. Enquanto um grupo é um bate-papo compartilhado com vários indivíduos, uma comunidade pode conter vários grupos e todos os membros do subgrupo.

As comunidades permitem que o WhatsApp ofereça o recurso semelhante a programas como Slack ou Teams, usados geralmente por grandes corporações, já que  esses programas servem para conectar colaboradores e os seus subdepartamentos, garantindo que todos fiquem na mesma página. 

Da mesma forma, os administradores de uma comunidade podem alcançar todos os membros com atualizações essenciais enviando conteúdos e anúncios, sendo que os membros da comunidade podem permanecer conectados explorando e conversando em grupos que são importantes para eles. 

A principal vantagem que o WhatsApp afirma ter é a garantia de segurança fornecida através da criptografia de ponta a ponta.

O administrador da comunidade pode selecionar quem está incluído no grupo de mensagens em vez dos números do WhatsApp mantidos como contatos, e funciona exatamente como a lista de transmissão do aplicativo. 

Todos os participantes desses grupos relacionados estão incluídos no grupo de mensagens, o que permite o envio de informações em tempo real. 

Nas comunidades, os administradores também podem inserir e remover membros e grupos, bem como criar novos e excluir mensagens que tenham conteúdos abusivos. Os membros das comunidades também conseguem sair de uma comunidade, denunciar abusos cometidos, além de bloquear contatos. O recurso se aproxima aos canais do Telegram, mas em vez de haver um único canal, há diversos subcanais.


Veja também:


Como criar e usar uma comunidade do WhatsApp?

Uma Comunidade pode ser criada por qualquer usuário de forma fácil e rápida. O primeiro passo é abrir a tela inicial do app (tanto no mobile quanto desktop), ir até o ícone de “Comunidades”, representado por três bonecos, e tocar em “Criar comunidade”. Em seguida, basta incluir uma imagem, o nome e a descrição da comunidade para ativar. Os usuários também podem adicionar os grupos que já participam à comunidade e ainda criar um novo grupo para inserir ao canal.

Recursos das Comunidades do WhatsApp

O WhatsApp Comunidades oferece vários novos recursos que não apenas tornam a rede social mais atrativa para as empresas, como também fornecem medidas de segurança, como ajudar a eliminar a disseminação de conteúdo desagradável, como imagens sexuais ou violentas. Esses novos recursos incluem:

  • Capacidade de adicionar milhares de pessoas a grupos
  • Capacidade de escolher um administrador
  • Grupo de mensagens em massa
  • Verificação do número de telefone
  • As comunidades não podem ser descobertas por meio da pesquisa

Cada comunidade pode ter até 50 grupos, e os administradores das comunidades poderão enviar mensagens para até 5 mil pessoas de uma única vez, no grupo de avisos. As pessoas não poderão ver os participantes do grupo de avisos nem escrever mensagens, apenas visualizar os conteúdos enviados pelos administradores. Importante destacar que cada grupo permite até 1.024 pessoas. 

Comunidades do WhatsApp para empresas

Mas afinal, o que as Comunidades do WhatsApp podem fazer pelo seu negócio? 

Mesmo antes do recurso comunidades fazer a sua estreia, o WhatsApp já era uma ferramenta de marketing consolidada que atua principalmente na geração de leads para vendas. O botão do WhatsApp é utilizado amplamente em sites e landing pages que oferecem o acesso ao aplicativo para captura de leads, atendimento, relacionamento com o cliente e também negociações. 

Ser capaz de entrar em contato com uma empresa por meio do WhatsApp Messenger trouxe bastante  confiança para o consumidor e ainda é assim. 

Pesquisas indicam que as pessoas têm 56% mais chances de entrar em contato com o atendimento ao cliente por meio de mensagens do que por telefone. Isso abre uma nova porta de comunicação e marketing. Os administradores podem:

  • Enviar comunicação em massa de vendas e promoções
  • Responder a perguntas comuns
  • Fornecer atendimento ao cliente e assistência na compra

Como ainda é uma funcionalidade nova no Brasil, não se tem grandes exemplos de uso pelas marcas, mas quem sai na frente, sempre encontrará as portas abertas primeiro. Especialistas apontam algumas vantagens para as empresas, ao utilizarem o recurso Comunidades do WhatsApp. Veja a seguir: 

Crie uma comunidade para o seu negócio 

A comunidade é feita para reunir os usuários que têm o mesmo interesse em um único grande grupo e você pode criar uma comunidade para o seu negócio, mas isso vai depender da área onde se atua e do produto/serviço que se quer vender. Vai pelo mesmo caminho da estratégia conhecida no marketing de busca por “público alvo”. Interesses comuns criam oportunidades, por isso participe e crie comunidades onde você imagine que os consumidores estarão conversando e interagindo nos grupos. 

Compartilhe conteúdos relevantes para engajar interessados

O marketing dos produtos e serviços pode ser feito facilmente, já que os vídeos ou conteúdos nos diversos formatos podem ser compartilhados para atingir a massa. Mas tenha um bom planejamento de conteúdos dos seus avisos/anúncios nas comunidades oferecendo aos membros dos grupos discussões e conversas que tragam algum valor. Vale aqui a mesma regra usada intensamente no inbound com materiais ricos e também as metodologias de mercado. Comece testando com vídeos trazendo soluções para as comunidades, sempre uma boa isca para atrair interessados em conteúdos que não tragam uma venda direta. 

Você pode ser o administrador e destacar a marca

As comunidades no WhatsApp podem ser facilmente gerenciadas pelos administradores; que têm um maior controle. Quem cria uma comunidade automaticamente já recebe a função de administrador do local, sendo que ainda é possível convidar outras 19 pessoas para assumirem esse cargo. Os poderes concedidos incluem o gerenciamento de grupo, envio de comunicados e a possibilidade de remover integrantes que violarem as regras. 

Confira com mais detalhes o que os administradores podem fazer: 

  • Gerenciar outros administradores: pode adicionar outras pessoas da comunidade como administradoras;
  • Gerenciar os dados da comunidade: pode alterar o nome, a descrição e a imagem de perfil da comunidade;
  • Gerenciar grupos: pode adicionar ou remover os grupos dentro da comunidade;
  • Gerenciar participantes: pode denunciar ou remover participantes que não sigam as regras do espaço;
  • Gerenciar o grupo de avisos: somente administradores podem enviar mensagens nesse grupo, disponível para todos os participantes da comunidade.

Além disso, a pessoa que criou a comunidade ainda tem o poder de remover outros admins e desativar o espaço. Essa pessoa também é a única que não pode ser removida.

As comunidades são gratuitas

A melhor coisa sobre isso é que é gratuito, e fazer o marketing de sua empresa usando como mais um canal digital por meio desse recurso não custará um centavo a mais, enquanto você também poderá alcançar um grande número de pessoas para comercializar seus produtos e serviços.

Conclusão

Em seu Blog, o WhatsApp anunciou que além das enquetes que agora podem ser feitas dentro dos grupos, uso de emojis e chamadas de vídeo com até 32 pessoas, conforme a funcionalidade for sendo usada, novidades serão adicionadas: “Ficamos felizes em saber que o feedback recebido até agora é de que essas novas ferramentas estão ajudando grupos a se organizar melhor e alcançar objetivos. 

Há muitas outras coisas que planejamos criar, por isso continuaremos adicionando recursos nos próximos meses”.

Um grupo do Whatsapp pode ser usado para vários fins, incluindo o marketing de pequenas e médias empresas, o acompanhamento de eventos locais, lançamento de campanhas e muito mais. 

Não há como negar que as comunidades do WhatsApp oferecem muitos benefícios. 

E eles serão consideravelmente mais substanciais se você souber como maximizar seu potencial, utilizando agora as comunidades. Pesquise antes, se informe sobre o assunto e parta para a prática!

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