SMO ou “Social Media Optimization” (do original em inglês) são técnicas de marketing que incentivam as empresas a avaliar, monitorar e alterar seu conteúdo para se adequarem às práticas recomendadas de redes sociais. Trata-se do desenvolvimento e otimização proposital de um plano de marketing para se comunicar com o público-alvo pretendido e aproximar ainda mais a relação com os usuários e a receita de uma marca. 


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É impensável nos dias de hoje ter um negócio e não construir sua presença nas redes publicando conteúdos em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, etc. 

Mas qual a importância do SMO?

O SMO visa aumentar a conscientização e o tráfego para seu site. É uma ferramenta poderosa para estabelecer a presença online da sua marca e se tornar uma empresa com autoridade no mercado. Aplicando as estratégias adequadas, você poderá estabelecer uma comunicação positiva , melhorar o reconhecimento da marca, a visibilidade, o envolvimento e a conscientização.

Você pode criar vídeos, fotos, anúncios e artigos de blog para se comunicar com mais clientes potenciais e existentes. Os clientes podem interagir com sua marca usando seus meios mais convenientes. Eles podem ver seus anúncios no Instagram ou Facebook e chegar ao seu site ou e-commerce. 

Isso permite que você apresente seu produto para novos públicos e lugares, o que resulta em uma base de clientes mais ampla. Dessa forma, o tráfego do seu site aumentará. E se você trabalhar bem tanto o SMO quanto o SEO, você pode obter ainda uma melhor classificação nos buscadores.

Além disso, as plataformas de redes sociais agora são amplamente utilizadas para geração de leads. Suas campanhas e anúncios ajudarão a atrair clientes em potencial e incentivá-los a tomar decisões de compra.

Benefícios da otimização de mídia social

A otimização dos serviços de redes sociais é uma obrigação para qualquer negócio que busca crescimento. Embora sua aplicação demande tempo e esforço, você ficará feliz em ver os resultados após uma implementação bem-sucedida. Estes são os benefícios que você pode colher:

  • clientes mais fiéis e recorrentes
  • melhor atendimento ao cliente
  • maior visibilidade da sua marca
  • uma forte presença online
  • interação ativa com o cliente
  • melhor reconhecimento de marca
  • maior relacionamento com o cliente;
  • alcance mais amplo para vendas
  • aumentar tráfego do site
  • maior ROI (retorno sobre o investimento)

Entender como otimizar seus perfis e postagens de redes sociais para obter retornos máximos pode parecer desafiador, mas para facilitar sua vida, reuni uma lista de táticas simples que não envolvem pesquisas complicadas de palavras-chave ou exigem conhecimento técnico. Acompanhe a seguir:

Descubra os melhores horários para postar

Para obter alcance e engajamento nas redes sociais, você deve publicar conteúdo relevante que não apenas deixe seu público empolgado, mas que também seja publicado no momento em que é mais provável que eles se envolvam com os posts.

Descobrir o melhor momento para postar em cada plataforma é um trabalho árduo. Nem sempre o que funciona para uma empresa pode ser aplicada em outra, isso depende também do tipo de público atingido e do interesse pelo conteúdo. 

O mais indicado é utilizar uma ferramenta de agendamento online de posts (existem muitas opções no mercado). Com base nos testes e monitoramento constante em relação ao que é postado com o passar do tempo, essas plataformas conseguem sugerir os horários que podem trazer os melhores resultados. 

Boa estratégia de conteúdo é eficaz em SMO

Mantenha a singularidade e a personalidade da sua presença nas redes sociais. Use idéias criativas e não tenha medo de experimentar. Escolha uma voz envolvente e única para ajudar sua empresa a se destacar. Crie conteúdo que estimule emoções e respostas dos consumidores pensando fora da caixa. 

Quando você desenvolve conteúdo que se conecta com o seu público, independentemente da sua marca, é fácil conquistar o interesse das pessoas. 

Dê um toque comum à sua marca, tornando-a mais pessoal. Inclua legendas chamativas, com criatividade e também conte histórias em suas postagens. O envolvimento do usuário é auxiliado por material baseado em histórias, muitas vezes atraindo milhões de seguidores. Faça seu conteúdo se destacar usando material exclusivo com um tom genuíno e otimista.

Gerar conteúdos impactantes e que provoquem interesse está ficando cada vez mais difícil com a grande quantidade de postagens sendo criadas todos os dia nas redes sociais. Com a frequência em que se costuma publicar, onde muitas marcas acabam tendo que postar mais de uma vez ao dia, é quase inviável criar conteúdos incríveis que recebam engajamento suficiente do público.

Busque reciclar aquele post antigo excelente, que recebeu grande atenção dos seus usuários? Experimente compartilhá-lo novamente, desde que seja feito da forma correta. Você pode mudar o formato ou atualizar o post, incluindo gráficos, vídeos ou direcionamentos. 

Use imagens e vídeos com o tamanho certo

Não há nada pior do que visitar um perfil social onde as imagens ficam horríveis. Lembre-se que o visual da sua marca é tudo. Portanto, certifique-se de que suas imagens pareçam profissionais, polidas e, o mais importante, tenham o tamanho correto exigido.

No mínimo, certifique-se de que sua foto de perfil seja uma imagem de alta resolução que não seja excessivamente cortada, fale com sua marca (de preferência um logotipo da empresa) e represente claramente sua empresa. 

As imagens de perfil devem ser consistentes em todos os seus canais sociais também. Isso ajudará seu público com o reconhecimento da marca.

Se estiver em dúvida sobre tamanhos e formatos, pesquise nas próprias plataformas quais as proporções sugeridas ou no próprio Google. Isso também vale para os vídeos. O Instagram, por exemplo, aceita o formato quadrado 4:5, mas para postagens em reels, o tamanho é vertical 16:9. 

Escreva títulos e legendas atraentes

Nem todo mundo sabe escrever. Contrate um profissional de redação ou especialista em redes sociais para ajudá-lo a criar títulos e legendas atraentes que atinjam seus objetivos. Lembre-se: o texto que parece apropriado para o Instagram pode ser totalmente diferente de uma postagem para o LinkedIn. Experimente e teste qual linguagem e palavras ressoam mais com seu público alvo.

É importante manter a voz da sua marca em todas as suas postagens e legendas e encontrar o ponto ideal entre ser conversacional e promocional. Se você precisar de ajuda para deixar sua criatividade fluir, não exite em dar uma olhada no que outras marcas (concorrentes ou não), andam fazendo. 

Como as redes concentram um público mais descolado, use também emojis para compor o texto e hashtags que tenham a ver com o assunto, só nunca exagere!

Estude e pesquise sobre seu público

Entenda que nem todos os públicos são iguais. Dedique algum tempo investigando a demografia para otimizar seu conteúdo nas redes para os grupos certos. Dependendo de cada região do país, é preciso conversar de forma diferente com o público, se aproximando da cultura ou costumes de cada local.

Importante ainda se comunicar de forma assertiva, focando em imagens, vídeos e textos adequados para faixas etárias. Por exemplo, evite utilizar gírias e termos comuns para os jovens se o seu público foco é acima dos 50 anos. Nesse caso é preciso estar atento inclusive nas imagens utilizadas e fugir dos estereótipos. 

Revise sua estratégia de redes sociais

Ao analisar sua estratégia aplicada junto às plataformas, pense nos seguintes aspectos:

  • Você está atingindo as metas e objetivos propostos?
  • Suas metas de mídia social ainda estão alinhadas com sua estratégia de marketing como um todo?
  • Você está postando os tipos certos de conteúdo? Por exemplo, imagens, vídeos, somente texto ou uma mistura dos três? (Dica, você deve usar todos os três!)
  • Suas postagens estão ressoando, tendo retorno com seu público?

Ao pensar nos pontos acima, considere como seu SMO os afetará positivamente (ou às vezes, negativamente).

Para obter informações privilegiadas sobre o desempenho social de sua empresa, a maioria das plataformas possui análises integradas, também conhecidos como “insights”  para ajudá-lo a entender se sua estratégia social está funcionando ou não. Ferramentas externas também podem ajudar nessa tarefa.

Outra dica certeira é fazer teste A/B entendendo sua otimização de mídia social e verificar se uma tática versus outra funciona melhor. Aqui vale insistir num dos mantras do marketing: “sempre esteja testando”, e o SMO é a oportunidade perfeita para fazer isso. 

Conclusão

O que nós vimos até aqui são as melhores práticas e naturalmente existem outras formas de otimizar suas redes, mas o importante é não deixar para depois. Comece hoje mesmo. Afinal, com a queda do alcance orgânico nas principais plataformas, provocado pelas próprias redes que buscam monetizar e lucrar cada vez mais, até os anúncios precisam ser planejados aplicando SMO. 

Faça contato com pessoas influentes no negócio. Procure fazer com que sua marca ou negócio sejam notados entre os influenciadores nas redes (e isso é o que não falta). Busque espalhar seu conteúdo por meio deles, de forma paga ou com parcerias, isso pode aumentar o número de pessoas que visitam seus perfis e a visibilidade da sua marca. 

O conteúdo que funciona bem em uma plataforma pode não funcionar tão bem em outra. Selecione entre várias redes e estabeleça metas de conteúdo para cada uma. Faça uma estratégia com base nas pessoas que você deseja alcançar e no setor que deseja promover. 

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