O Google Meu Negócio agora é Perfil de Empresa: veja o que mudou!

Se você usa a ferramenta Google Meu Negócio, prepare-se para uma mudança! Agora ela se chama Perfil de Empresa. Mas não precisa se preocupar, porque como já sabemos, nada no Google acaba, e sim se transforma. Nesse artigo vou mostrar que a plataforma Google Meu Negócio passou por uma grande revitalização, mas continua com o mesmo foco nas empresas locais.   

Mantendo as coisas mais simples

Na definição do próprio Google essa alteração foi feita para “manter as coisas simples”. E realmente é bem simples. Não haverá impacto em sua empresa e na maneira como você gerencia suas listagens, a menos que esteja usando o painel do Google Meu Negócio.

O painel do Google Meu Negócio está sendo transferido para oferecer suporte a empresas com várias informações, e o Google pretende que todos gerenciem seu perfil comercial diretamente da Pesquisa ou do Maps. 

Para gerenciar seu perfil na Pesquisa do Google, tudo o que você precisa fazer é digitar o nome da sua empresa ou negócio. Você irá ver um menu acima dos resultados da pesquisa. Porém é importante que esteja conectado à conta que usa para seu perfil comercial, que oferece opções para editar ou atualizar informações. 

A partir daí, você pode fazer alterações diretas, incluindo atualização de informações comerciais, criação de postagens do Google (Google Posts), adição de imagens e muito mais. O acesso pelo Google Maps também oferece as mesmas funcionalidades, ou seja, agora é tudo integrado. 

Isso significa que você pode liberar espaço em seu smartphone, porque o aplicativo Google Meu Negócio será descontinuado. Mas como você pode agora administrar seu perfil comercial por meio da Pesquisa ou do Maps (que você provavelmente já tem instalados), ainda poderá modificar ou atualizar seu perfil comercial em qualquer lugar.


Veja também:


Novas opções de acesso 

Com a nova atualização, o ponto de acesso do seu perfil comercial do Google é configurado de forma semelhante a um perfil de rede social. 

Os botões são exibidos em destaque na parte superior da página e permitem que você execute várias ações instantaneamente:

  1. Editar seu perfil de empresa
    1. Informação de negócios
    2. Horas
    3. Produtos
    4. Serviços
    5. Fotos
  1. Promover sua marca
    1. Criar anúncios
    2. Verificar o desempenho
    3. Pedir avaliações
    4. Atualizar fotos
    5. Adicionar postagens
    6. Criar ofertas
    7. Promover eventos 
  1. Comunicar-se com seus clientes
    1. Ver e responder a comentários
    2. Monitorar chamadas (em breve disponível no Brasil)
    3. Ver e responder a mensagens
    4. Responder a perguntas

Mensagens na área de trabalho 

Uma das alterações mais significativas, as mensagens diretas na conversação com os usuários podem ser realizadas diretamente da Pesquisa do Google da mesma forma que você pode acessar a maioria das outras funções do perfil de empresa. 

Semelhante a outros recursos do Google, a funcionalidade de mensagens tem um histórico de não ser bem promovida e ficar meio que “escondida”. Ele está disponível no aplicativo (que poucos proprietários de empresas usam ativamente) e no gerenciador de perfis do Google Meu Negócio (que poucos proprietários de empresas sabem como encontrar), portanto, a maioria nem está familiarizada com sua existência.

Agora, o Google está progredindo no fornecimento da mesma visibilidade e funcionalidade da opção de bate-papo móvel dentro do painel da área de trabalho. 

Veja como funciona: quando o envio de mensagens estiver ativado, seus clientes verão um botão “chat” no perfil da sua empresa e poderão enviar mensagens diretamente para você com um simples clique. 

Você pode até definir uma mensagem de boas-vindas personalizada em suas configurações para causar uma boa primeira impressão ou definir expectativas nas respostas. 

Esta é uma ótima nova ferramenta para empresas e útil para os negócios que dependem de mensagens diretas e precisam garantir que as respostas a possíveis perguntas sejam respondidas rapidamente. 

Você receberá notificações instantaneamente por e-mail e push, e todas as suas mensagens podem ser monitoradas em tempo real por meio de uma única janela pop-up diretamente no seu perfil de empresa. Além disso, a mensagem pode ser controlada diretamente na Pesquisa Google e no Google Maps.

Outras alterações

Verificação de conta

Reivindicar e verificar seu Perfil de Empresa do Google será feito diretamente na Pesquisa Google e no Google Maps. 

Histórico de chamadas 

A ferramenta agora torna possível acompanhar as chamadas telefônicas efetuadas pelos clientes através da Pesquisa Google e do Maps com o histórico de chamadas. Para ajudar a responder a chamadas não atendidas e manter a interação com os seus clientes, o histórico de chamadas mantém todas as suas chamadas num único local. 

Estas chamadas podem tornar mais fácil alcançar clientes que tenham encontrado a sua empresa através do Google. As chamadas que recebe através do seu Perfil de empresa começam com uma mensagem curta que lhe indica que são provenientes do Google.

Ainda não disponível no Brasil

Atualmente, o histórico de chamadas no Google My Business (GMB) é uma funcionalidade experimental e apenas está disponível para um grupo selecionado de empresas nos EUA e no Canadá.

Como funciona o histórico de chamadas

Quando um cliente utiliza o botão “Ligar” no perfil da empresa, a chamada é apresentada no separador “Chamadas” do perfil. Neste separador, pode encontrar chamadas recentes, chamadas não atendidas e muito mais.

Depois de ativar o histórico de chamadas, os clientes ligam para a sua empresa através de um número de encaminhamento, em vez do número no seu perfil. Saiba mais acerca do número de encaminhamento.

O que não está mudando

É importante destacar que as mudanças recentes são principalmente cosméticas e focadas em melhorar a experiência do usuário por meio de novos pontos de acesso e uma experiência simplificada. 

A funcionalidade de gerenciamento de negócios em massa e a relevância para o seu sucesso online permanecerão as mesmas. Portanto, é essencial garantir que você tenha informações precisas, completas e atualizadas em seu perfil comercial do Google. 

Aqui estão algumas coisas para manter em mente e ter maior alcance no Google:

1. Sua categoria principal ainda é importante

Um dos componentes mais essenciais do seu perfil de empresa é sua principal categoria de negócios. Até este ponto, o Google oferece mais de 3.000 categorias e expande essa lista regularmente. Se você não tiver certeza de qual categoria se encaixa melhor em sua prática, pesquise termos para o que deseja colocar e veja o que seus principais concorrentes locais estão usando. 

2. Atributos de Negócios

No seu perfil de empresa do Google, você pode selecionar diferentes sub categorias para permitir que os consumidores conheçam detalhes sobre sua empresa. Sua prática pode aparecer nos resultados da pesquisa quando os clientes procuram empresas com esses atributos adicionando-os.

É importante manter os atributos atualizados para fins de SEO e porque o Google adiciona regularmente novas opções de atributos, como “pertencente a mulheres” ou até mesmo atributos de acessibilidade, como “banheiros acessíveis para cadeiras de rodas”.

Por exemplo, muitos atributos de entrega e pagamento sem contato foram adicionados durante a pandemia. É uma ótima ideia verificar e atualizar isso periodicamente para não perder clientes em potencial que podem ter determinados filtros em suas pesquisas. 

3. Ainda é gratuito (por isso aproveite)!

Como a maioria dos produtos do Google, você não precisa pagar pelo perfil comercial do Google da sua empresa. Embora eles ainda promovam e eduquem fortemente os proprietários de empresas sobre os anúncios pagos do Google (Ads), o perfil em si é e provavelmente será gratuito no futuro previsível, embora alguns especialistas em marketing acreditem que o Google pode um dia tentar tornar essas informações pagas. 

Por enquanto, você pode obter muitos benefícios de SEO de um perfil comercial do Google sem precisar pagar nada por isso, afinal a gigante das buscas também depende dos negócios para vender seus anúncios e continuar sendo o maior buscador do planeta. 

4. Mais mudanças?

Sim, uma coisa que nunca se altera no Google é… mais mudanças. O Google nunca teve medo de lançar produtos novos, alterar os atuais ou eliminar produtos existentes (inclusive acabou sem hesitar com sua rede social Google+). 

A onda mais recente de mudanças deveu-se principalmente à pandemia e à mudança no comportamento do consumidor decorrente dela. Alguns estimam que a pandemia impulsionou o setor de marketing digital em uma média global de seis anos. 

E embora não saibamos quão duradouros esses impactos podem ser, sabemos que o comportamento do consumidor muda rapidamente e sempre será um estado fluido. Para isso, o Google sempre responderá para garantir que suas plataformas sejam otimizadas para atender ao ambiente dinâmico do consumismo. 

Gerencie suas avaliações do Google

Lembre-se que os comentários e avaliações podem fazer subir ou quebrar seu perfil de empresa do Google. E tem muita gente negligenciando isso, portanto dedique bastante atenção à essa parte. Quando alguém pesquisar “melhor” antes de uma categoria de negócios, o Google elimina automaticamente os Perfis de empresas com menos de 4 estrelas para exibição nos resultados. 

Configure o seu perfil corretamente para receber as avaliações de usuário do Google e responder a todas as avaliações que receber, especialmente as críticas negativas. E aí vai uma dica: nunca discuta com clientes na internet, pois sua conversa pode ser usada para prejudicar a reputação do negócio. Seja compreensivo e no caso de avaliações positivas, procure agradecer os clientes. 

Outra razão para ficar atento a isso, são os “Local Guides” do Google que ganham pontos por avaliações em locais que visitam ou frequentam e geralmente respondem as perguntas e informações que o Google faz, através do Maps. 

Uma coisa é certa: o Google não vai parar de criar novas ferramentas e fazer atualizações. Mas, entendendo e configurando melhor o perfil do seu negócio, seja ele do tamanho que for, você pode destacar sua empresa no maior mecanismo de pesquisa do mundo e obter mais clientes no processo. 

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