Taxa de rejeição ou “Bounce Rate” é uma das métricas que você deve acompanhar ao executar campanhas de marketing digital. E isso pode afetar seriamente suas taxas de conversão. Se a maioria dos usuários está abandonando seu site ou landing page, você provavelmente não terá a chance de convertê-los em leads, prospects ou clientes.


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E se você estiver executando uma campanha de geração de leads, a taxa de rejeição da sua landing page é uma das métricas mais importantes a serem acompanhadas. Isso porque, se ela for alta, não irá capturar tantos cadastros de e-mail quanto espera. 

Entendendo a taxa de rejeição

A taxa de rejeição revela quantos usuários chegam ao seu site e decidem sair sem ir para uma segunda página ou permanecer na mesma. Isso é chamado de sessão de página única. Você calcula a taxa de rejeição dividindo o número de sessões de uma única página pelo número total de sessões. A taxa de rejeição é calculada através de porcentagem.

O melhor dos mundos para alcançar resultados é ter sempre taxas de rejeição mais baixas, um sinal de que você forneceu motivos suficientes para o usuário não apenas permanecer na primeira página, mas também clicar em outras páginas que são importantes para suas estratégias . E este é o objetivo!

Comece a se preocupar se tiver uma taxa de rejeição mais alta, pois isso indica que você não conseguiu convencer o usuário a permanecer em seu site. Há muitas maneiras de reduzir sua taxa de rejeição e vou dar algumas dicas adiante. 

Um visitante pode sair do seu site de várias maneiras:

  • clicar em um link para um site diferente
  • clicando no botão “Voltar” para retornar aos resultados da pesquisa ou ao site de referência
  • fechando a janela ou guia do navegador
  • digitando uma nova URL no navegador
  • tempo limite da sessão, geralmente devido a erros de hospedagem na web

O que é uma boa taxa de rejeição?

Isso existe? Existe, sim e preparei uma escala de acordo com os critérios de mercado para você entender. Sempre quando for analisar o seu site ou landing page, observe as porcentagens:

  • 26-40% = ideal
  • 40-70% = média
  • 70-90% = ruim
  • 90%+ = muito ruim

Não se anime muito se a sua taxa de rejeição for inferior a 20%, isso provavelmente ocorre devido a um erro como código de análise duplicado, implementação incorreta de rastreamento de eventos ou complementos de terceiros, como plugins de bate-papo ao vivo.

Importante: Embora as métricas acima sejam boas para começar, a taxa de rejeição varia entre os diferentes setores de negócios, o tipo de conteúdo que você possui e até o dispositivo usado. Esses padrões de taxa de rejeição podem nos dar uma pista sobre por que os visitantes rejeitam e o que fazer a respeito, se houver. 

Mas por onde começar?

Primeiro, analisando como estão as taxas de rejeição do seu site. Existem ferramentas especializadas em trazer esses dados, mas a mais utilizada é o Google Analytics, onde você pode ver facilmente a taxa de rejeição geral clicando em Audiência » Visão geral. 

É possível também obter uma visão mais detalhada das taxas de rejeição em páginas individuais do GA clicando em: Comportamento » Conteúdo do site » Todas as páginas. 

Boas práticas podem ajudar nessa missão de diminuir a taxa de rejeição do seu site:

Quanto mais simples, melhor!

Seja quais forem os objetivos que você esteja buscando para ações dos visitantes no seu site ou landing page, desde preencher um formulário, conhecer um produto ou serviço, fazer uma compra ou qualquer outra estratégia, você precisa facilitar ao máximo. 

Quanto mais difícil for para os usuários encontrarem algo, menor será a probabilidade de eles fazerem, portanto, coloque em primeiro plano o que você deseja que eles façam e torne-o o mais objetivo possível. Seja direto. Se você deseja que um visitante faça uma compra, por exemplo, ele deve ser convencido em poucas etapas, por isso forneça informações de pagamento e check-out de forma clara e fácil. 

Procure facilitar o cadastro oferecendo login pelo Google ou redes sociais. Se o usuário tiver que preencher um formulário com seus dados do zero, a taxa de rejeição pode aumentar consideravelmente. 

Use diferentes tipos de conteúdo

Lembre-se que o conteúdo precisa ser curto e informativo, por isso procure sempre ir direto ao ponto. Se o seu site for pouco atraente, é muito mais provável que os clientes o abandonem em busca de outra coisa. É por isso que você deve manter as coisas variadas e interessantes com uma mistura de diferentes tipos de conteúdo. 

Além de textos criativos e diretos, busque incluir vídeos, por exemplo, além de imagens. Certifique-se de que essas imagens obedeçam às diretrizes do Google, para não prejudicar o SEO!

Corrija links inativos

Você já deve ter visitado algum site onde os links estão quebrados e as páginas apresentam mensagem de erro, o que o faz abandoná-lo imediatamente. A correção de links quebrados não é apenas uma ótima estratégia de SEO do Google, mas também é uma boa maneira de garantir que sua taxa de rejeição seja a mais baixa possível. 

Se os visitantes chegarem a uma página e perceberem que ela não existe, eles podem decidir sair completamente do seu site, porque não vão querer chegar em mais páginas quebradas. Existem muitas formas de corrigir links inativos, você pode analisar pelo Google Analytics ou pode usar uma das muitas ferramentas disponíveis online.

Design responsivo

Uma das reclamações mais comuns dos usuários quando se trata de sites é “este site não carregou corretamente no meu celular”. Você já ouviu alguém dizer isso? Quanto tempo essa pessoa passou no site que estava tentando acessar? 

A realidade é que, se o seu site não for bem projetado para dispositivos móveis, o do concorrente será, e um usuário preferiria gastar tempo em um site que parece ótimo em seu smartphone do que em páginas que ele tenha dificuldades para acessar.

Simplifique a pesquisa interna

Usando seu site, as pessoas devem poder pesquisar o que quiserem e encontrar tudo muito rapidamente. Se você tiver uma ferramenta de pesquisa interna, vale a pena dedicar um tempo extra para otimizá-la para que seja fácil de usar e eficaz. 

Isso significa que sua pesquisa deve ser fácil de ver, fácil de usar e eficiente; se um visitante for usar, ele nunca deve receber links irrelevantes. As páginas devem ser rápidas para carregar, para que os clientes possam encontrar de maneira rápida e fácil o que precisam.

Procure incluir sempre um campo de pesquisas no site, muitos usuários fazem buscas para facilitar o que buscam encontrar. 

Formatação de anúncios 

Um dos maiores vilões quando se trata de taxa de rejeição é o seu método de publicidade. Muitos usuários aplicam bloqueadores de anúncios, e não há muito que você possa fazer sobre isso (além de pedir que não usem), mas eles ficarão ainda mais desencorajados se não estiverem usando um bloqueador de anúncios e você estiver exibindo um anúncio que ocupa a página inteira. 

Mantenha seus anúncios o mais atraentes e discretos possível; você nem sempre terá controle sobre isso, mas na medida em que tiver, tente mantê-los longe do seu conteúdo. Evite pop-ups invasivos, que abrem durante a navegação. Se for utilizar essa estratégia, seja criativo para não aumentar a taxa de rejeição. 

Melhore a velocidade do seu site

Esse é um assunto que sempre vamos tratar aqui no Blog. Ter um site com páginas que carregam rapidamente é fundamental nos dias de hoje. Por isso, uma das maneiras mais fáceis de melhorar a taxa de rejeição é também melhorar a velocidade do seu site.

Os usuários estão com pressa e decidem se devem permanecer em um site nos primeiros segundos. Se o seu site não carregar em até 3 segundos, eles podem presumir que está quebrado ou simplesmente perder a paciência e sair.

Você pode medir a velocidade do seu site com ferramentas como Google Page Speed, que também fornece recomendações para aumentar a velocidade do seu site.

Ajude os visitantes a encontrarem o caminho

Sua página pode realmente ser exatamente o que seu visitante está procurando, mas se eles tiverem que rolar 80% do caminho para baixo para encontrar as informações relevantes, é provável que acabem rejeitando.

Certifique-se de que seu conteúdo responda à pergunta ou chegue ao ponto rapidamente. Se seu site tiver várias seções de conteúdos, considere adicionar um índice ou botão que pule para a parte mais interessante e onde você quer que a ação aconteça. Por exemplo, fazer venda de algum produto. 

Evite informações em excesso e busque utilizar menus que se expandem, mas ao mesmo tempo ficam escondidos, para facilitar a navegação e otimizar a entrega do conteúdo desejado. 

Conclusão

Talvez você se importe mais com os dados de visitantes e conversões no seu site ou landing page, mas a taxa de rejeição acaba derrubando muitas estratégias, por geralmente ser ignorada na análise das métricas. 

Ao mesmo tempo permite que você entenda onde os conteúdos aplicados estão dando certo e onde não! Não tenha medo de ajustar ou mesmo replanejar suas estratégias, afinal “testar e testar” continua sendo uma das práticas mais valiosas no marketing.

Gostou desse artigo? Não deixe de acompanhar os próximos. Na Nacional Vox, desde sempre: conteúdo é rei! 

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