O LinkedIn é conhecido como uma das redes sociais de crescimento mais rápido e uma plataforma poderosa para marketing B2B (venda para empresas). A rede, que recentemente renovou o seu visual ficando mais clean e atraente, efetivamente constrói uma rede profissional sólida que toda empresa busca, se tornando parte inevitável do marketing digital.
O número de usuários é hoje superior a 700 milhões e continua aumentando. Além disso, 46% do tráfego de rede social para sites de empresas B2B vem do LinkedIn.
Não é mais hora de perguntar: Por que usar o LinkedIn?
Em vez disso, sair em busca de respostas para dominar o marketing B2B no LinkedIn.
Nesse artigo, reuni as dicas mais essenciais para ajudar você a aproveitar ao máximo o marketing B2B do LinkedIn.
Vou começar pela principal de todas:
1.Reforce o perfil de sua empresa
É fundamental criar um perfil profissional para sua empresa no LinkedIn. Basicamente, em seu perfil, você pode listar suas experiências de trabalho e formação. Mas agora, o LinkedIn permite que você aprimore seu perfil adicionando mais recursos interativos.
Atualizações de status: publicar atualizações de status é uma das melhores maneiras de criar e manter a conexão entre você e suas redes. É essencial atualizar o conteúdo útil que pode conter imagens ou links relevantes em sua página ou páginas de terceiros.
Artigos: Você pode publicar facilmente um artigo em seu perfil, o que o torna mais semelhante a um influenciador digital.
Vídeos e apresentações: Se você já tem conteúdo como vídeos no Youtube ou slides de uma apresentação no Slideshare, anexe-os ao seu perfil para torná-lo mais suficiente.
Recomendações: o LinkedIn permite que você solicite recomendações de seus contatos, o que acentua sua expertise e chama a atenção para seu perfil.
Projetos: você pode ter projetos bem-sucedidos que devem ser expostos às suas conexões para mostrar o que sua empresa faz e o quão excelente sua equipe o realiza.
Experiência: uma ótima maneira de ajudar outras pessoas a entender sua empresa desde a primeira visita em seu perfil é listar a experiência de sua empresa.
Patentes, certificações e prêmios: Como uma certificação de seus trabalhos e habilidade, adicione-os ao seu perfil para aumentar sua autoridade e expertise.
2. Crie uma página atrativa
Uma página do LinkedIn pode ser o lugar ideal para contar a história da sua empresa. É fundamental mostrar informações explícitas sobre seus produtos e serviços, o que pode ser uma preocupação anterior das pessoas ao visitarem sua página. Crie uma página que seja útil para você e seus contatos.
Esses conteúdos essenciais na página da sua empresa podem ser uma imagem de banner, produtos e serviços, atualizações de status e oportunidades de carreira. Você pode transformar o LinkedIn de uma plataforma de networking focada em carreira, para um lugar onde você cria a exposição de sua marca ou serviço.
A rede oferece 2 mil caracteres para descrever o que sua empresa faz e por que as pessoas deveriam segui-lo e continuar usando seus produtos. Portanto, reúna sua equipe de conteúdo e crie uma descrição atraente e informativa. É excelente se você puder destacar o perfil dos funcionários e a página da sua empresa com nitidez.
3. Otimize o desempenho da página da empresa
Sua marca precisa de um perfil completo para destacar a presença digital. Um perfil atraente ajudará seus clientes ou conexões a obterem mais informações sobre quem você é e o que faz. Portanto, é fundamental otimizar seu perfil ou página.
Existem maneiras típicas de otimizar o seu perfil. Inclua fotos, detalhes importantes de funcionários, logotipos, cabeçalhos e outros conteúdos relevantes que deixem sua empresa com aparência profissional e humana para o público.
Considere o uso de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para tornar o conteúdo totalmente otimizado, já que o Google visualizará até 156 caracteres de seu texto em seu resultado de pesquisa.
A dica é colocar palavras-chave relevantes na descrição da página e em todo o texto da página. Ajuda o mecanismo de pesquisa a entender rapidamente o que você é e melhora a classificação da sua página.
4. Identifique o seu público alvo
Entender o público alvo é um dos fatores mais críticos para o sucesso de qualquer estratégia de marketing, incluindo o marketing do LinkedIn. Ao fornecer dados demográficos do site, o LinkedIn torna mais fácil para você obter informações sobre o público e capturar suas características.
Essa ferramenta informa quais tipos de visitantes da sua página e qual conteúdo eles estão mais engajados. Portanto, você pode usar esses dados para direcionar seu conteúdo para o público apropriado, medir o impacto e otimizar o retorno do investimento (ROI).
Além disso, você pode experimentar diferentes ferramentas de automação do Linkedin para atingir públicos com base em diversos dados demográficos e gerar mais leads para o seu negócio.
5. Crie conteúdo de valor
O ótimo conteúdo pode levar seu marketing ao sucesso. Depois de lançar sua página de negócios no LinkedIn, certifique-se de que o conteúdo postado nela seja valioso. Lembre-se que como toda rede social, o interesse pelo conteúdo postado gera engajamento. Os usuários apenas clicam no botão Seguir e se conectam verdadeiramente, quando encontram valores em sua página.
Algumas pessoas podem ampliar o conhecimento com o conteúdo oferecido; outras encontram soluções para seus problemas.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é compartilhando conhecimentos internos. Podem ser dicas ou práticas úteis para os leitores ou conteúdo que expressa a imagem da sua marca.
Importante que o conteúdo não seja muito voltado para a venda ou promover seus produtos. É melhor atrair o interesse do público e construir sua confiança primeiro, depois direcioná-lo para seus produtos e serviços.
6. Use vídeos nas suas estratégias
Hoje, o LinkedIn disponibiliza o compartilhamento de vídeo para todas as empresas e editores. Em apenas um ano desde o lançamento dos vídeos nativos do LinkedIn, as postagens de vídeo geraram mais de 300 milhões de impressões na plataforma.
O estudo indica que uma postagem de vídeo ganha de 4 a 5 vezes mais engajamento do que uma postagem de texto. Se você pretende não se conformar com essa tendência, pare para pensar a respeito.
É melhor usar um vídeo nativo no LinkedIn. O vídeo nativo é carregado diretamente no aplicativo LinkedIn ou na versão do navegador, em vez de inserir links do Youtube ou outro site.
7. Aproveite os recursos da comunidade
O LinkedIn possui muitos recursos de comunidade que permitem que você se comunique convenientemente com outros usuários, clientes ou parceiros para expandir suas conexões. Existem dois tipos de recursos de comunidade padrão: grupos e influenciadores. Entenda cada um deles:
Grupos: Ao ingressar em grupos que enfocam seu interesse ou especialidade, você pode se manter informado sobre o que está acontecendo em sua área e manter contato com pessoas ou empresas em sua rede. Você também pode criar um grupo para sua empresa. Uma ótima maneira de expandir sua influência e se conectar com outras pessoas é participando ativamente de discussões em vários grupos.
Influenciadores: você pode se conectar com muitos líderes de pensamento por meio dos influenciadores do LinkedIn. Frequentemente, eles discutem assuntos do momento (trending topics) e novidades. Você pode comentar nas postagens deles e ser notado por estar profundamente envolvido na discussão.
8. Crie um calendário de postagem
Um bom cronograma de postagem pode decidir se sua campanha será bem-sucedida ou não. O ideal é de 3 a 4 atualizações de status por semana e de 1 a 2 postagens de conteúdo de formato maior por mês. A intenção é manter um equilíbrio desejável para suas conexões de rede.
O horário da programação também é vital e depende de testes na prática para entender. Não tem um período de tempo ideal exato, mas há um intervalo para cada plataforma de rede social.
Para o LinkedIn, você pode postar na terça, quarta e quinta-feira das 17h às 18h, por exemplo. Para aproveitar ao máximo a rede e se puder, publique atualizações diariamente lembrando sempre de entregar conteúdo de valor aos seus seguidores.
9. Anuncie na rede com o LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads oferece vários tipos de campanhas que aumentam o conhecimento de autoridade de marca com a geração de leads de maneira eficaz. Ele oferece uma ampla gama de oportunidades para profissionais de marketing e empresas.
A maioria dos formatos de anúncios utilizado é conteúdo patrocinado, InMail patrocinados e anúncios de texto. É importante ressaltar que um recurso poderoso e esperado pelo usuários, se incorporou aos anúncios da rede: o LinkedIn Video Ads .
Conteúdo patrocinado é publicidade nativa do LinkedIn. É uma postagem regular com um orçamento de publicidade.
O InMail patrocinado permite que você envie mensagens pessoais personalizadas ao público usando o sistema de mensagens privadas. Ajuda seu conteúdo a chegar diretamente ao público.
Anúncios de texto são exibidos na parte superior ou direita dos feeds dos usuários. É um texto curto em uma pequena imagem opcional, geralmente usada para gerar leads e promover ofertas específicas.
Os anúncios de vídeos do LinkedIn são reproduzidos automaticamente no feed dos usuários. É uma forma eficaz de aumentar o engajamento e as visualizações do seu conteúdo.
10. Teste e analise
E isso vale para toda e qualquer estratégia de marketing. Pode ser difícil no início definir quais táticas e ações funcionam melhor para o seu negócio. Portanto, faça o teste A/B para encontrar as soluções ideais e analisar os resultados.
O LinkedIn garante que suas campanhas sejam implementadas de maneira adequada, e que você direcione seus principais clientes em potencial, economizando tempo e orçamento em métodos ineficazes.
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Conclusão
Quer você seja uma grande ou pequena empresa B2B, é hora de colocar seu esforço de marketing no LinkedIn. Antes de anunciar na rede, entenda como funciona a parte de Ads, que exige planejamento, foco e um orçamento maior que outras plataformas como Facebook ou Instagram.
Muitos exemplos de sucesso destacados pela própria rede provam que isso é verdade. Quem sabe você será o próximo?
Reserve um tempo para criar conteúdo de qualidade, participe de conversas em grupos, na comunidade do LinkedIn, acompanhe os influenciadores que tem a ver com sua área de atuação e faça um bom engajamento com seus seguidores.
Até o próximo artigo!