Você já ficou esperando alguns segundos para ver um site abrir a primeira página? Hoje em dia não temos mais paciência, muito menos tempo com sites que demoram tempo para carregar. Não é mesmo? O mais lógico é que sempre tudo aconteça de forma muito fluida e rápida. O carregamento do seu site é um dos fatores de maior importância para que ele seja bem-sucedido, sem contar que o mestre Google está de olho nessa performance.

Vamos passar algumas dicas para que a criação e desenvolvimento de site em WordPress seja rápido:

1. Desative plug-ins desnecessários e use Plug-ins de cache

Se mal usados ou até configurados de forma errada, podem comprometer o desempenho do site. Geralmente, isso ocorre de duas formas: plug-ins ativados sem necessidade e/ou mal desenvolvidos. Desative aqueles que não há necessidade de uso e instale apenas os de confiança. Vale ressaltar que plugin de cache é um dos primeiros que você deve instalar. Com isso, evitará a necessidade de seu servidor enviar a mesma informação repetidamente. Essa é a solução mais fácil rápida e permanente que você pode colocar no lugar para acelerar seu site.

2. Utilizar uma CDN

Se o seu site tiver uma abrangência global, a CDN é fundamental para ganho de performance. Ou seja, se você deseja alcançar pessoas localizadas em locais distantes, então a CDN garantirá que você entregará velocidades no carregamento mais rápidas para cada visitante, independentemente de onde eles estiverem localizados.

3. Deixe-o mais simples e mais direto possível, retire elementos excessivos

Veja se é possível resumir o conteúdo, eliminando imagens (principalmente em formatos grandes e as otimize), vídeos e blocos desnecessários, desativar widgets irá ajudar bastante. Menos elementos resulta em mais velocidade de carregamento, pense sempre nisso. No final se pergunte: se esta página precisará de tudas estas informações? Pense em formas de criar uma experiência mais mínima e racionalizada com menos animações, imagens ou até mesmo widgets.

4. Otimize imagens pesadas

Conforme comentei acima o site poderá ter um ganho expressivo com otimização das imagens. Arquivo JPEG de 1920 x 1080 pixels de resolução e 1,5 MB de tamanho, redimensionado para 600 x 338 pixels, aparece menor na tela, mas ocupa o mesmo espaço de antes (1,5 MB). Evite isso para deixar o site mais leve. Faça a edição do arquivo com algum programa de edição de imagem (Photoshop ajuda para imagens web), edite-o para a resolução que deseja e salve com definição menor, antes de colocá-lo no site. Esse mesmo arquivo chegaria à 130 KB (algumas vezes menor que o original), sem perda significativa de qualidade.

5. Tome cuidado com temas mal desenvolvidos

Existem centenas ou até milhares de temas para WordPress disponíveis na web, alguns gratuitos e outros pagos. O problema, na maioria das vezes, é a baixa qualidade deles. Pode-se encontrar temas mal desenvolvidos, com falhas no código, que os tornam lentos e pouco funcionais. A NVX procura desenvolver temas exclusivos para WordPress para cada cliente, com foco na performance mas elvando em consideração a estética.

A forma como é desesnvolvido o site têm influência direta na velocidade do site. A solução é buscar temas premium, desenvolvidos por profissionais confiáveis ou procurar desenvolver um tema exclusivo.

6. Escolha um servidor que atenda às suas necessidades

De nada vai adiantar ter todos cuidado no desenvolvimento front-end e back-end se o servidor em que seu site está hospedado não atende às suas necessidades ou seja mal dimensionado. Fazer a escolha certa é essencial para garantir bom desempenho ao site, fique atento como eles darão suporte, você poderá precisar. Antes de contratar um host, pesquise os planos e as avaliações dos clientes. Ideal é contratar um host focado em performance pois o WordPress exige certo conhecimento para que funcione de forma fluida e rápida. Hosts tradicionais na maioria dos casos deixam a desejar!

RESUMINDO…

Contudo, desabilitar algumas coisas desnecessárias e plug-ins que não estão sendo usados, excluir elementos excessivos, escolher tema e host de qualidade aumenta a velocidade do site e não esqueça de otimizar imagens.

A Nacionalvox cria sites WordPress com máximo desempenho e performance. Desenvolvemos site em WordPress exclusivos, configuramos plug-ins de confiança quando necessário que podem ser essenciais, oferecemos um host com hospedagem sob medida para seu projeto sempre com foco na performance.

leia também…
Criação de sites em Florianópolis
Contratar uma Agência digital: 8 dicas para escolher o parceiro certo para o seu negócio
Landing Pages: o que é e para que servem
Por que a computação em nuvem é importante para os seus negócios
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.