O e-mail marketing ainda é um dos melhores canais para atingir seu público alvo desejado, obter conversões e manter relacionamento com leads. Em média, o e-mail tem um custo baixo, na comparação com outras formas de marketing. 

Mas isso não significa que seja fácil atingir boas métricas. E uma das mais importantes para medir uma campanha é a capacidade de entrega de e-mail ou “entregabilidade”.

No desafio de combater  o spam, os ISPs (Internet Service Providers) impõem cada vez mais restrições ao acesso à caixa de entrada de provedores como o Gmail. Isso beneficia os usuários, permitindo que se tenha uma entrega de e-mail limpa com o conteúdo que eles desejam receber e a experiência que esperam. 


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Porém, muitas mensagens importantes perdem as caixas de entrada dos usuários devido a erros às vezes tolos que os remetentes cometem quando estão com pressa ou devido mesmo à falta de experiência. Não deixe isso acontecer com você. 

O objetivo desse artigo é ajudar a entender a importância da capacidade de entrega de e-mail, sugerir no que focar e algumas das melhores práticas aplicadas pelos profissionais de inbound marketing e ferramentas de e-mail marketing do mercado. 

Entendendo a capacidade de entrega de e-mail

A capacidade de entrega de e-mail é quando seus e-mails comerciais e promocionais chegam à caixa de entrada do destinatário. É uma métrica complexa que mostra a qualidade de suas listas de e-mail, bem como as campanhas de e-mail enviadas. 

Você pode medir sua capacidade de entrega de e-mail observando sua taxa de posicionamento na caixa de entrada. É o número de e-mails entregues na caixa de entrada do total de e-mails enviados, independente da quantidade de leads. No exemplo abaixo, de um cliente que atendemos na NVX, perceba a taxa de entrega para uma lista de clientes, que nesse caso está ótima: acima dos 95%:

Os termos capacidade de entrega de e-mail e taxa de entrega de e-mail não são a mesma coisa: um e-mail pode ser entregue, mas marcado como spam e, portanto, descartado. A taxa de posicionamento da caixa de entrada fornece uma imagem mais precisa.

Capacidade de entrega de e-mail x entrega de e-mail

A entrega de e-mail mostra que o servidor de e-mail do destinatário aceitou o arquivo de e-mail real e o entregou à caixa de entrada do usuário, independentemente da pasta. 

Com a capacidade de entrega de e-mail, o servidor aceita o arquivo e o entrega ao usuário, mas a dúvida é se ele foi colocado na caixa de entrada ou spam, social, atualizações ou qualquer outra pasta que raramente é verificada pelo destinatário. 

Em outras palavras, a capacidade de entrega de e-mail é a capacidade real de fazer com que os e-mails cheguem à caixa de entrada do destinatário.

Os três elementos-chave da capacidade de entrega de e-mail:

  • Conteúdo de e-mail relevante e otimizado : e-mails muito grandes ou clickbait têm menor chance de chegar à caixa de entrada e serem abertos.
  • Segurança e reputação do remetente : os serviços de e-mail sinalizam ou filtram e-mails de domínios não autenticados ou comprometidos.
  • Público engajado : seus destinatários devem expressar consentimento e estar interessados ​​em receber seus e-mails. Caso contrário, eles irão ignorar ou denunciar suas mensagens.

O que é uma boa entregabilidade de e-mail?

Quando se trata de determinar o que é uma boa taxa de entrega de e-mail, a resposta não é fácil de definir. No geral, para obter o máximo de suas campanhas de marketing, é recomendável atingir uma taxa de entrega entre 85% e até 95%. 

No entanto, cada negócio tem seus aspectos únicos, portanto, esse número pode variar. 

O mais indicado é pesquisar seu modelo de negócio para entender como os concorrentes atuam e analisar sua atual taxa de posicionamento na caixa de entrada de e-mail e todas as métricas relacionadas a ela, como taxas de engajamento, e o que pode ser melhorado para obter melhores resultados.

Taxa de entrega de e-mail marketing

Geralmente, os e-mails de marketing tendem a ter uma taxa de engajamento baixa e são abertos de 20 a 25% das vezes. O mercado considera 15% de abertura uma taxa desejável. A boa notícia é que, para a maioria dos setores, uma métrica superior a 30% já é considerada boa. 

Portanto, se você usou um serviço de aquecimento ou nutrição de e-mail para obter um impulso extra e obteve apenas um aumento de 5 a 10% na taxa de abertura, esse é um resultado sólido. 

Por que se preocupar com a capacidade de entrega de e-mail?

É no mínimo frustrante colocar seus esforços em uma campanha de e-mail apenas para descobrir que seu público-alvo não está interessado. Mas há mais do que apenas ficar chateado. A capacidade de entrega de e-mail aprimorada pode beneficiar sua empresa ou negócio em muitos níveis. Confira:

Fortalecer o relacionamento com clientes

Essa é uma dica matadora e que sempre aplicamos aqui na Nvx. Tenha uma comunicação suave e sem interrupções com seus clientes para aumentar o interesse e a lealdade deles ao seu negócio. Jamais deixe sua base de e-mails parada, sem atualizações e envios. Essa é a forma mais fácil de obter desengajamento.

Estudos revelam que 37% dos consumidores preferem ouvir suas marcas favoritas por e-mail e acompanhar as novidades. Além disso, mais da metade dos compradores dizem que procuram interações perfeitas e personalizadas com as empresas. E o e-mail é muito eficiente nisto.

Combine esses dois fatores e você terá uma chance sólida de gerar clientes recorrentes e fãs dedicados da marca que gostariam de receber regularmente suas campanhas de e-mail.

Enfrentar a concorrência

O e-mail, além de seu baixo custo para manter como canal de marketing, é considerado um dos canais mais competitivos e valiosos, já que nove em cada dez profissionais de marketing o usam para distribuir conteúdo. 

Portanto, você não pode se dar ao luxo de tratá-lo casualmente. Ao trabalhar na capacidade de entrega de seu e-mail, você evita que seus concorrentes o ultrapassem.

E ao contrário do que muitos pensam, dominar a capacidade de entrega de e-mail não requer grandes investimentos ou habilidades altamente técnicas: é mais sobre prestar atenção aos detalhes. E ao fazer isso, você pode ter sucesso onde outros podem falhar.

Aumentar o ROI do marketing

Quando a capacidade de entrega de seu e-mail está ficando baixa, digamos que a em torno de 80%, é hora de ligar o alerta. Essa falha lentamente transforma seu marketing por e-mail em uma máquina de sugar dinheiro. Você irá gastar energia (tempo e braço) desenvolvendo e configurando campanhas, usando ferramentas de e-mail e criação de conteúdo, mas não recupera seus investimentos.

Melhorar a capacidade de entrega dos e-mails de sua base de leads significa melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento) e gradualmente liberar os recursos necessários para o crescimento. Você obtém uma imagem mais clara de como seu público alvo ou persona reagem aos seus e-mails e o que você pode fazer para monetizar o interesse deles.

O que afeta a taxa de entrega de e-mail?

Existem alguns aspectos que causam problemas de capacidade de entrega de e-mail, sendo alguns dos principais:

  • Quantidade de reclamações de spam recebidas. Evite enviar muitos e-mails seguidos e repetitivos para uma mesma segmentação. Isso é algo bem importante. Entupir a caixa de entrada do usuário força marcação de spam. 
  • O conteúdo do e-mail precisa ser relevante. Se for um e-mail de produto, por exemplo, tente oferecer uma solução para o lead, mostrar benefícios e que o leitor queira ser direcionado para alguma ação. Enviar Newsletters mensais ajudam bastante na nutrição dos leads para engajamento. 
  • Envio de volume de e-mails em um determinado período de tempo. Como já dito anteriormente, a maior causa de spam deve ser evitada com envios que tenham um intervalo de pelo menos 4 dias para novos disparos, Mesmo sendo um e-commerce (onde o spam traz mais problemas). 
  • A infraestrutura utilizada para isso precisa estar bem azeitada, desde ferramentas de disparo, até servidor e configurações de domínio, por exemplo. 

No entanto, os problemas de capacidade de entrega de e-mail podem ser significativamente reduzidos se as coisas forem rastreadas adequadamente e as melhorias forem feitas. 

Envie e-mails apenas para usuários que desejam recebê-los

Muito cuidado com listas compradas, isso deve ser proibido para quem busca correr atrás de uma melhor entregabilidade. E você também deve ter cuidado ao enviar e-mails para pessoas que não lhe deram permissão explícita para fazê-lo. 

Só porque alguém se juntou a um de seus eventos alguns anos atrás ou se inscreveu em seus formulários, não significa que eles gostarão de ser notificados sobre o lançamento de seu novo produto. 

Caso contrário, é provável que marquem sua mensagem como spam para retirá-la da caixa de entrada. Mesmo algumas dessas solicitações são suficientes para prejudicar significativamente a reputação do seu domínio e bloqueá-lo em campanhas futuras, independentemente do servidor DNS que você usa. 

Tente resistir à tentação de entrar em contato com contas aleatórias que provavelmente estarão interessadas no que você tem a dizer (mas muitas vezes não estão).

Para fechar, destaco quatro fatores principais que afetam as taxas de entregabilidade de e-mail. Não vou me aprofundar sobre cada uma delas, mas tente pesquisar para saber mais e buscar corrigir onde estiver errando. 

  1. Reputação do remetente: o que os provedores de serviços de e-mail “pensam” do seu domínio de envio. Os serviços de e-mail os classificam com base no seu volume de envio, se eles foram colocados na lista negra e assim por diante.
  1. Autenticação: como você prova que seus e-mails são autênticos e não falsificados ou falsificados. Os e-mails comerciais podem conter dados confidenciais do cliente, como informações de contato, endereço ou detalhes do pedido. Para evitar violações de dados de e-mail, verifique se o software de e-mail de sua escolha oferece suporte à criptografia de e-mail.
  1. Logística: Como você entrega suas mensagens. Use domínios dedicados em vez de endereços de e-mail gratuitos ou pessoais. Um domínio personalizado cria imediatamente uma impressão profissional, mas não é só isso. Se sua empresa enviar todos os tipos de mensagens do mesmo domínio, sua reputação será prejudicada.
  1. Público: como seus destinatários interagem com seus e-mails. Aqui as boas práticas de e-mail marketing são fundamentais. Segmente as campanhas de e-mail para evitar sobrecarregar seus leads com informações que eles podem não precisar. Torne o link de cancelamento de inscrição visualmente acessível. Isso ajudará seus destinatários a pausar ou interromper suas campanhas sem precisar bloqueá-lo ou denunciá-lo.

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