Em 1º de julho de 2023, o Google Analytics passará formalmente para o GA4. Embora não seja uma novidade, já que foi anunciado ano passado, isso representa uma mudança significativa para os profissionais de marketing, porque a análise é a base de como rastrear e avaliar o seu sucesso. 

Você pode achar que tem tempo, mas é fundamental iniciar o procedimento imediatamente, pois não é tão simples quanto apertar um botão. Aqui está tudo o que você precisa saber antes do lançamento em seis meses.

O que separa o Google Analytics 4 do Universal Analytics?

O modelo de dados de medição foi atualizado para incluir eventos e parâmetros. Um evento é algo como uma exibição de página. Rastrear exibições de vídeo ou rolagem de página, por exemplo, pode ser um parâmetro. 

No Google Analytics 4, há uma grande lista de eventos e parâmetros que foram coletados automaticamente sem nenhum esforço de parte do coletador. Em outras palavras, embora sejam necessárias configurações complexas no UA, a capacidade de rastrear eventos como cliques de botão, reproduções de vídeo e muito mais está integrada ao GA4. 

Isso se baseia na ideia de que as exibições de página não são a única medida essencial. Por exemplo, nas melhores casas de apostas do Brasil há opções de stream para jogos ao vivo. Se o apostador quiser, ele pode clicar em várias coisas durante a navegação, sem se comprometer com nenhuma aposta. Assim, saber o que interessa a cada apostador é uma boa maneira de pensar em promoções e outras campanhas de publicidade.

Dependência reduzida de cookies

Durante anos, os cookies foram usados para rastrear usuários da Internet e fornecer uma experiência personalizada. Eles também são essenciais no marketing digital. O Google trouxe um problema aos seus anunciantes quando revelou que os cookies de terceiros serão eliminados do Chrome até 2022. Isso levou editores e profissionais de marketing a um frenesi.

Como resultado, outra atualização importante do Google Analytics é que o GA4 agora é independente de plataforma e não depende mais de cookies baseados em dispositivos. Em vez disso, ele emprega um modelo de dados baseado em eventos e fornece rastreamento de dados mais inteligente, utilizando aprendizado de máquina e IA. Isso significa que você não perderá dados importantes se as pessoas se recusarem a aceitar arquivos de cookies.

Um modelo de dados unificado

Os relatórios no Universal Analytics eram focados em sessões e exibições de página, com foco no número de visitantes de uma determinada página, página de login, qual URL foi usado para conversão e assim por diante.

O Google Analytics altera a forma como analisa os dados de vários dispositivos para unificá-los. Afastou-se das visualizações de páginas tradicionais, redes sociais, transações, etc. e os combinou sob uma única noção – “evento”. Qualquer interação – visualização de site, visualização de aplicativo, visualização de tela, etc. – agora é considerada um evento.

Como resultado, a nova interface do Google Analytics 4 é significativamente mais simples, adaptável e intuitiva. A mudança mais significativa no Google Analytics é que os relatórios agora fornecem dados agregados do site e aplicativos iOS/Android.

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