O marketing no metaverso tornou-se a necessidade do momento, com mais e mais empresas mergulhando no metaverso. Mas o que exatamente é isso? O metaverso está levando as experiências virtuais para o próximo nível, dando às empresas e negócios, oportunidades para alcançar os consumidores de maneiras interativas e inovadoras.


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Antes de mais nada é preciso dizer que o metaverso não é mais ficção científica e sim uma possibilidade real. A necessidade de estar na vanguarda da construção dessa inovação revolucionária fez do metaverso um objetivo para big techs como Facebook, Microsoft e Google. O Facebook até mudou o nome da empresa para Meta, com a intenção de “trazer o metaverso à vida”! 

Explicando o metaverso

Apesar de não existir uma definição clara de metaverso, pois ainda está em seus estágios iniciais, o termo pode ser melhor descrito como uma experiência virtual imersiva para usuários representados por avatares interagirem e comprarem produtos online. 

O especialista em metaverso Matthew Ball , definiu bem os elementos comuns do metaverso: 

  • O metaverso nunca termina e continua indefinidamente 
  • Existe consistentemente em tempo real 
  • Permite que as pessoas tenham uma identidade virtual, presença e ação individual
  • Permite que os usuários criem, possuam, invistam e vendam em um universo totalmente funcional
  • Abrange os mundos físico e virtual
  • Oferece interoperabilidade de dados, itens e conteúdo entre plataformas
  • Permite que os colaboradores criem conteúdo e experiência 

O metaverso também é interpretado como um mundo digital imersivo em 3D, onde as pessoas interagem umas com as outras em várias plataformas. Para tornar esta experiência imersiva, são utilizadas realidade aumentada e realidade virtual. O metaverso imita o mundo real e as pessoas podem usar avatares para interagir com outras pessoas e comprar bens virtuais. Em outras palavras, “viver no metaverso”. 

O futuro do Marketing está no Metaverso?

Isso ainda é cedo para afirmar, mas segundo a empresa de consultoria e gestão McKinsey, o metaverso tem um potencial de impactar significativamente a vida comercial e pessoal. Projeções indicam que o investimento no metaverso ultrapassou 120 bilhões de dólares em 2022 e deve gerar 5 trilhões de dólares até 2030. 

Games populares como Fortnite, Minecraft, Illuvium e Axie Infinity já estão incorporando elementos do metaverso e proporcionando uma experiência imersiva aos jogadores. Marcas como Nike, Samsung e Coca-Cola já estão utilizando o metaverso para alcançar seus consumidores. 

Não seria exagero dizer que o marketing digital está dominando o marketing tradicional; com a adição do metaverso, espera-se que o marketing digital evolua para um novo patamar, tornando-o obsoleto. 

Isso ainda deve gerar muita controvérsia, mas é importante entender as diferenças. 

Marketing metaverso x marketing tradicional    

Existem muitas razões para as empresas ficarem de olho no metaverso. Ele permite que as empresas se envolvam com os clientes de diferentes maneiras para se destacar, seja para fortalecer a marca ou partir em busca de clientes. Mas, uma das principais razões pelas quais as empresas estão visando o metaverso é alcançar a geração Z e a geração Y (millennials). 

O metaverso permite que as empresas criem seu próprio universo para representar sua marca, o que nenhum vídeo, anúncio, palavra ou imagem poderia fazer. Cada mundo pode ser único e criar uma experiência totalmente imersiva para os clientes.

O que já está evidente é que o metaverso oferece uma experiência mais imersiva do que a publicidade tradicional. Por exemplo, as pessoas podem usar o metaverso em casa para visualizar produtos em 3D e em escala real em sua casa, utilizando somente um equipamento apropriado. 

O marketing tradicional não oferece maneiras de experimentar produtos em um ambiente doméstico virtualmente. O metaverso limita os limites físicos.

O metaverso é novo, então as empresas podem parecer inovadoras para os consumidores, já que nem todo mundo está usando o metaverso ainda. 

Sabemos ainda que o marketing tradicional tem mais concorrência, então o metaverso pode ser uma forma de as empresas se destacarem e criarem seu próprio método de publicidade. Por ser novo, há mais riscos no metaverso do que a publicidade tradicional porque pode ser mais difícil de medir os resultados e nem todos os consumidores os utilizam.

Um aspecto interessante do metaverso é a descentralização. Ao contrário do Facebook e Instagram, onde são utilizadas plataformas de propriedade de outra empresa, as marcas têm a chance de criar seu próprio mundo e criar o ambiente que veem. 

A publicidade tradicional tem plataformas que analisam todo o conteúdo antes de ir ao ar, incluindo sites online como YouTube, Facebook ou Instagram e outros meios de publicidade – como publicações, rádio, tv, outdoors e banners.

Marketing no Metaverso

Tudo muito novo, tudo ainda em teste e adoção, mas fui buscar algumas dicas que os especialistas sugerem para fazer o marketing no metaverso acontecer. Confira:

Envolvimento com as comunidades existentes

Como já citado anteriormente, o metaverso se concentra principalmente no marketing para o público alvo da Geração Z e a geração do milênio. Embora trazer novos clientes digitalmente experientes seja essencial para a expansão do seu negócio, é igualmente importante manter os clientes existentes interessados ​​em sua marca. Envolver suas comunidades existentes ajudará a lançar novas campanhas de marketing e permitirá que você mantenha a confiança e a reputação da marca.

Foco na experiência imersiva

Conscientize-se que o metaverso é diferente de qualquer outra estratégia de marketing. Ele permite que você crie um mundo especificamente para um produto ou serviço e leve seus clientes a uma experiência imersiva. Porém, é essencial dizer que as campanhas de marketing imersivo exigem tempo, esforço e grande investimento. Assim, o marketing no metaverso deve se concentrar em criar uma experiência adequada à sua marca e ao seu segmento e público alvo. 

Ofereça itens colecionáveis

Os colecionáveis ​​digitais usam a tecnologia blockchain para criar tokens não fungíveis (NFTs). Esses colecionáveis ​​digitais nada mais são do que mercadorias digitais únicas e limitadas que permitem a distribuição e transferência de colecionáveis. Você pode oferecer itens colecionáveis ​​de marca, como videoclipes, arte digital, cartões comerciais digitais e outros produtos digitais que não podem ser copiados, mas transferidos de um proprietário para outro.  

Marketing metaverso paralelo dentro do marketing da vida real

O marketing no metaverso deve ser adicionado a outras estratégias de marketing. Experimente criar campanhas de marketing “metaversas”, incorporando experiências da vida real ou comparando o que sua marca já está fazendo no mundo real. Isso pode resultar em um enorme sucesso de marketing.

Conteúdo para realidade aumentada SEO local e muito mais

Grandes empresas, principalmente as ligadas à tecnologia estão procurando maneiras de aproveitar as novas oportunidades do metaverso, como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e outros dispositivos. Você pode considerar alavancar estratégias em torno do AR para colocar sua marca no topo dos resultados de pesquisa. Por exemplo, o Google AR e VR podem colocar objetos digitais 3D bem na frente do público.  

Redes sociais e o metaverso

As redes sociais já estão se tornando imersivas com a incorporação do metaverso em suas plataformas. Essa integração oferece novas oportunidades para monetizar, aumentar a base de usuários, colaborar, comunicar-se por meio de avatares, aumentar o engajamento, hospedar eventos e criar mundos virtuais. O Facebook já saiu na frente: a “Meta Horizon Worlds by Meta” permite que os usuários saiam com amigos, joguem e participem de eventos. 

Práticas recomendadas para marketing de metaverso

Como o metaverso ainda é amplamente conceitual, as melhores práticas de marketing ainda estão sendo descobertas. No entanto, ao explorar o marketing no metaverso, os profissionais do setor destacam o seguinte: 

  • Estabelecer metas e objetivos de marca para o metaverso 
  • Determinar o público-alvo do metaverso
  • Incorporar outras estratégias de marketing junto com o marketing metaverso
  • Faça uso de plataformas de metaverso existentes
  • Continue experimentando para encontrar o marketing metaverso certo para sua marca

Desafios do marketing no metaverso

Um dos maiores desafios é a novidade, deixando as empresas inseguras em investir. Também não há autoridade reguladora, o que é incômodo para muitos.

A tecnologia também pode ser um problema. Para ficar totalmente imerso no metaverso, os usuários precisam da tecnologia mais atual, como computadores de última geração e óculos de realidade virtual ou ainda lentes especiais, que podem custar caro. 

Nem todo mundo tem acesso a esses dispositivos, o que pode limitar o potencial das empresas em alcançar um público maior. Quem pretende criar suas próprias plataformas e experiências também precisa fazer grandes investimentos e ter a tecnologia e o conhecimento necessários para criar a experiência.

As empresas precisam entender o metaverso e não usar o tom errado com a publicidade. Para ter sucesso, deve parecer natural e se encaixar no metaverso.

A cibersegurança também deve ser um item a ser considerado no metaverso. Se as empresas precisam de uma pessoa para verificar a identidade de uma compra, sempre há um risco de privacidade de dados. As identidades do metaverso podem ser roubadas e há pouco suporte (ainda) para ajudar a resolver esses problemas.

Conclusão

O metaverso é sobre a criação de uma experiência inovadora e virtual para os clientes. Seja comercializando produtos ou serviços, existem maneiras das empresas abraçarem um futuro no metaverso.

O mais importante de tudo é definir metas antes de entrar no metaverso e não deixar de experimentar, pois as plataformas evoluem constantemente. O recomendado é que as empresas devem começar com ações pequenas para testar as reações e fazer os ajustes necessários.

2 thoughts on “Marketing no metaverso: tudo que você precisa saber
  1. Alexandre Fraga

    Ótimos apontamentos, é um caminho inevitável!!!

    10 de abril de 2023Reply
    • Dudu Gentil

      Com certeza, Alexandre. O futuro do marketing está no metaverso.

      10 de abril de 2023Reply
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