O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para empresas locais promoverem seus produtos e serviços. Com a crescente dependência dos consumidores em relação à tecnologia, é crucial que as empresas locais implementem estratégias de marketing digital para alcançar seu público-alvo que pode virar um cliente.
Índice
A importância das empresas locais
Mesmo com o avanço do e-commerce, muitos produtos ou serviços podem ter compradores ávidos para serem conquistados bem perto da sua casa ou bairro.
Dados do Sebrae apontam que os pequenos negócios representam mais de 98% das empresas registradas e por mais de 50% dos empregos formais. Consumir de empresas locais colabora acima de tudo para o crescimento econômico da cidade, estimulando novos negócios e gerando mais empregos.
Os negócios locais são considerados o combustível de toda a economia, e promover esse tipo de consumo traz ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, fazendo o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local.
Neste grupo de empresários locais entram muitos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) que hoje fortalecem a economia com sua produção e também são compradores de negócios locais.
Negócio local também precisa de marketing
Comece pela configuração do perfil de empresa no Google (antigo Meu Negócio). A maioria das empresas já criaram perfis no Google, mas se você ainda não tem, procure fazer o mais rápido possível. Já falamos anteriormente sobre isso aqui no Blog no artigo O Google Meu Negócio agora é Perfil de Empresa: veja o que mudou!.
E vale lembrar: não basta ter um perfil de empresa criado, é preciso atualizar constantemente e interagir com usuários, o que assusta muita gente.
Os Google Local Guides que moram na sua área estão por perto e adoram contribuir nas avaliações que trazem autoridade para a sua marca. Ter 5 estrelas é o objetivo!
Um exemplo que eu gosto de usar, são empresas que postam fotos do negócio e esquecem de atualizar mesmo quando fazem reformas ou ampliações que mudam a característica do local. O usuário é impactado não só pelas informações, mas também por outros elementos como as imagens do negócio local.
Hoje o marketing digital aproxima marcas e consumidores e se você não conseguindo nem os clientes da vizinhança, está na hora de conhecer algumas estratégias de marketing digital para empresas locais:
SEO local o que é e como fazer
Se você ainda é novo na sigla SEO (Search Engine Optimization), recomendo acessar AQUI alguns artigos sobre o tema que podem ajudar na sua compreensão.
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para empresas locais que desejam ser encontradas pelos consumidores em sua área. Certifique-se de que seu site tenha uma boa otimização de SEO, incluindo palavras-chave relevantes e informações precisas e atualizadas sobre sua empresa e seus serviços.
Uma loja que vende baterias, por exemplo, deve trabalhar com a palavra chave BATERIA [NOME DO BAIRRO OU CIDADE] em suas otimizações orgânicas e também em links patrocinados no Google Ads. Crie variações e utilize de forma inteligente, direcionando sempre para a busca local, imaginando o que seu cliente digitaria na plataforma de buscas para encontrar o que precisa.
Otimizar o site com tudo que o SEO é capaz de fazer, garante principalmente ser encontrado e o conteúdo que você entregar ou anúncio é que irá fazer a diferença na hora da venda.
Redes Sociais não podem faltar
As plataformas de sociais são uma ótima maneira de interagir com o público local e promover sua empresa. Crie uma presença ativa nas redes sociais, postando conteúdo relevante e interagindo com seus seguidores.
Tenha perfil da sua empresa no Instagram, Facebook e Youtube (se for o caso). Fale sobre o seu negócio, mostre seus produtos e serviços, faça promoções e poste conteúdos interessantes e locais, para atrair de forma proativa clientes e interessados.
Use as ferramentas de segmentação de audiência para alcançar seu público-alvo específico. Mesmo que seu negócio ainda não tenha um site (o que recomendo), é nas redes que você consegue mostrar sua presença e se utilizar criatividade e estratégia planejada, tudo fica mais fácil.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para empresas locais. Crie conteúdo relevante e informativo que ajude os clientes a resolver seus problemas e informe sobre seus serviços. Certifique-se de que seu conteúdo seja otimizado para SEO e que inclua informações sobre sua empresa e principalmente o que você faz ou vende.
Uma boa dica é utilizar vídeos com guia do bairro, para promover o comércio local, buscando unir os atrativos do lugar ou pontos turísticos com o interesse da marca. Imobiliárias costumam usar esse conteúdo com sucesso, muitas vezes recebendo o nome de “mapa do bairro”.
Já falamos bastante aqui no Blog, sobre a importância do conteúdo para nutrir os leads numa jornada de compra, oferecendo iscas digitais de acordo com a etapa do funil. O que tem tudo a ver com a próxima dica:
E-mail marketing é eficiente
O e-mail marketing é uma ótima maneira de se comunicar diretamente com seus clientes e mantê-los informados sobre suas ofertas e promoções. Certifique-se de que suas mensagens sejam personalizadas e relevantes para o público-alvo.
Busque criar listas de contatos segmentadas para envios de campanhas por e-mail direcionadas, por exemplo para promoções locais em determinadas datas comemorativas. O Aniversário da cidade, por exemplo, é um bom gancho para enviar aquele e-mail aos seus leads com um cupom de desconto para compra.
Existem no mercado muitas ferramentas de criação, envios e automação de e-mail marketing, que facilitam bastante a vida do empreendedor. Faça uma pesquisa para escolher aquela que mais represente um bom custo benefício ao seu negócio.
Publicidade local
A publicidade local é uma ótima maneira de promover sua empresa na comunidade. Considere colocar sua propaganda em sites de notícias locais e experimentar uma nova modalidade de anúncios no formato de notícias ou artigos, o chamado publieditorial.
E aqui mais uma vez batemos na tecla: certifique-se de que sua mensagem seja relevante e atraente para seu público-alvo. Os Outdoors ainda continuam eficientes para propaganda de rua, bem como os painéis com telas gigantes exibindo propagandas a todo instante.
Algumas estações de rádios locais (bem mais comuns do que emissoras de TV), fazem parceria para realização de programas ao vivo, direto da empresa, promovendo produtos e serviços, realizando promoções e interações com o público.
Mas não aposte todas as suas fichas nisso: jamais esqueça de investir no digital.
Marketing de influência local
Sei que muitos negócios ainda têm dificuldades ou estão resistentes em trabalhar com influenciadores, mas o marketing de influência é uma técnica cada vez mais popular para empresas locais. Mas não saia por aí contratando o primeiro youtuber que encontrar.
O primeiro passo é identificar influenciadores locais em sua área e trabalhar com eles para promover sua empresa e seus serviços. E aqui vai uma dica de ouro: certifique-se de que o influenciador esteja alinhado com seus valores e metas.
Eventos para a comunidade
Em relação a isso, nada melhor do que um exemplo de casa para ilustrar: um de nossos clientes da Nvx Digital, está vendendo lotes em um condomínio fechado e após descobrir que os maiores interessados são os próprios moradores locais, decidiu promover um evento com feira de artesanato, apresentações artísticas locais e brincadeiras para crianças, em um final de semana.
O evento foi divulgado antecipadamente e reuniu muitos interessados, alguns dos quais viraram clientes. Neste caso, o foco do marketing digital foi atrair interessados e cadastrar novos durante o evento, para inclusão no funil de vendas.
Conclusão
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Ao implementar essas estratégias de marketing digital, as empresas locais podem aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes em sua comunidade. Muitas empresas querem se abrir para o mundo, mas esquecem de valorizar a própria vizinhança.
Por último e não menos importante, lembre-se de avaliar regularmente seus resultados e ajustar as estratégias de acordo com as necessidades de seus clientes e do mercado local. Pesquise, planeje, teste, meça os resultados, altere, ajuste, aplique metas.