O marketing digital para academias e personal trainers é uma maneira econômica de impulsionar uma marca, conquistar clientes e obter mais receita. Existem tantos aspectos no marketing digital, que entender as opções certas para o seu negócio pode ser a diferença entre alcançar sucesso ou mudar de ramo.
Acima de tudo, investir em marketing digital para academias é uma ótima forma de sair na frente da concorrência e claro, chamar a atenção de alunos e clientes. Principalmente porque se a competição é grande, você precisa conseguir se destacar.
Estudos indicam que após a pandemia, as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde, estética e condicionamento físico. Mesmo com o mercado fitness crescendo bastante nos últimos anos, não é tão comum ver esses empreendimentos utilizando bem o marketing.
Os métodos utilizados para atração e conversão de clientes ainda ficam dependentes de esperar uma pessoa interessada visitar ou ligar para a academia para saber do preço, por exemplo, e ali fazer uma abordagem de venda.
E, quando se trata de estratégias para fidelização a coisa se complica mais. Se os alunos não se sentirem motivados para continuar ou uma nova concorrente abrir por perto, é sinal de que a academia poderá perder matrículas e receita.
Essa visão limitada e passiva faz com que muitas academias percam grandes chances de se diferenciarem da concorrência e, consequentemente, perderem oportunidades de negócio.
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Índice
Tenha um site
De nada adianta investir em um espaço atraente e confortável, máquinas modernas e atendimento de qualidade, se sua as metas estão abaixo do esperado ou o negócio não sai do lugar.
Uma sólida estratégia de marketing online, se bem feita, pode trazer ótimos resultados.
O primeiro e importante passo é ter um site. Sem isso, você estará fora do mundo digital. Não precisa ter um site excepcional cheio de penduricalhos, basta que seja informativo e ofereça opções de acesso exclusivo ao aluno, por exemplo.
Você pode usar uma das inúmeras plataformas existentes para construir suas páginas ou contar com profissionais experientes que ofereçam sites de qualidade. A Nvx tem expertise de 18 anos no mercado, criando sites que se transformaram em cases incríveis. Clique AQUI para conhecer.
Comece com um blog de fitness
Para uma pequena academia, ideias de marketing que não custam muito ainda podem fazer maravilhas para o resultado final. Um blog é uma dessas ideias de marketing acessíveis, mas também altamente eficazes.
Os benefícios de um blog são multifacetados. Ele permite que você mantenha contato com membros e prospects, compartilhe conselhos relacionados à condicionamento físico e promova eventos em sua academia.
Será também o canal digital que você terá como referência para oferecer conteúdos relevantes ao seu público específico.
Você não verá muita receita diretamente vinculada às postagens do seu blog no início, mas com tempo e dedicação é possível desenvolver uma reputação como especialista em saúde e condicionamento físico. Isso pode trazer seguidores de longo prazo e claro, receita de longo prazo.
Você nem sempre precisa escrever sobre sua academia e nem deveria. Em vez disso, crie conteúdos relevantes para seus leitores ou membros em potencial. Por exemplo, você pode escrever sobre:
- Os maiores benefícios da musculação para a saúde
- Alimentos que ajudam a perder peso mais rápido
- Equipamento de exercício e equipamento de treino que você recomenda
- Dicas sobre treinos específicos de grupos musculares
Tente criar postagens que tenham um equilíbrio entre texto, fotos e vídeos. Embora você não precise usar fotos ou incorporar vídeos nas postagens do seu blog, eles podem manter seus visitantes na página por mais tempo e dividir blocos de texto mais longos.
O e-mail marketing é essencial
O marketing por e-mail é extremamente importante para o setor de fitness porque permite que empresas e indivíduos desenvolvam e mantenham relacionamentos sólidos com os clientes. Sua academia precisa contar com clientes fiéis que também se tornarão embaixadores da marca.
A implementação do email marketing em sua estratégia geral de marketing digital ajudará você a:
- Nutrir seu público-alvo: as campanhas de marketing por e-mail são uma maneira eficaz de educar as pessoas sobre como atingir suas metas de condicionamento físico.
- Reter clientes: o sucesso da sua academia baseia-se não só na aquisição de novos clientes, mas também na retenção dos existentes. O e-mail favorece a promoção de programas de condicionamento físico especializados, o compartilhamento de conteúdos e ofertas especiais, além de avisos importantes.
- Construir confiança: o e-mail é um canal de marketing altamente personalizado que os próprios consumidores parecem preferir. O envio de e-mails com aparência profissional aumentará a confiança dos consumidores em sua marca.
Além disso, o marketing por e-mail é um canal econômico para se comunicar com seu público, além de ser fácil de gerenciar, em comparação com os anúncios do Google ou Facebook, por exemplo. Tudo que você precisa é de uma ferramenta amigável e bastante criatividade!
*Existem várias ferramentas para criação e gestão de email marketing no mercado, experimente contratar uma para facilitar o trabalho e automatizar o processo.
Ofereça incentivos para referências
Poucas campanhas são tão bem-sucedidas em atingir os objetivos quanto oferecer incentivos para alunos que encaminham novas pessoas para sua academia. Ao contrário de outras ações, que podem ser mais apropriadas em alguns momentos do que em outros, um programa de indicação pode durar o ano todo.
Pode até se tornar uma prática padrão em sua academia e uma maneira fantástica de mostrar que você realmente se importa com os alunos. Você pode configurar um programa on-line onde os alunos obtêm uma taxa mensal mais baixa ou um upgrade para um pacote de condicionamento físico mais alto quando amigos ou referências familiares se tornam alunos.
As referências podem ser feitas enviando um convite de “inscrição” para o endereço de e-mail de um membro em potencial.
Essa pode ser uma das estratégias de marketing de associação de academia mais eficazes à sua disposição, então não deixe passar! Você sempre pode experimentá-lo por um curto período de tempo e ver como vai se sair. Se for bem-sucedido, considere implementá-lo permanentemente.
Seja ativo nas redes sociais
É preciso mais do que alguns e-mails e blogs para construir relacionamentos com os clientes. Criar um relacionamento também requer conversas bidirecionais. Postagens de blog, e-mails e alguns outros métodos de marketing só permitem que você entre em contato com um membro por vez.
A melhor maneira de manter conversas com milhares de pessoas ao mesmo tempo é se manter ativo nas redes sociais.
Plataformas como o Instagram, Facebook e Youtube ajudam você a compartilhar notícias e atualizações com os seguidores, mas também permitem que você receba feedback e resolva suas reclamações ou dúvidas.
O Instagram é, de longe, a rede social mais indicada para academias e permite além de postagens de fotos, criar stories e publicar vídeos no Reels. Você pode fazer postagens da sua academia, destacar e marcar alunos e professores, além de oferecer dicas de treinos ou condicionamento físico.
Continue postando sempre novos conteúdos, mas também reserve um tempo para responder a perguntas e participar da conversa. É o que chamamos de engajamento. Quanto mais você se envolver com os membros, maior a probabilidade de eles continuarem voltando.
Para campanhas especiais procure investir em posts patrocinados, que tem um alcance incrível para o público alvo desejado, seja por bairros, regiões ou interesse. E naturalmente, atrair mais seguidores para o seu perfil, que deve ser configurado como “empresa”.
E o WhatsApp?
O WhatsApp, que é uma mistura de rede social com mensageiro, jamais deve ser ignorado nas suas estratégias de marketing. A cada dia que passa vem se tornando uma rede eficiente para atendimento e também fechar vendas.
Prefira a versão Business (para empresas), que permite automatizar conversas e facilitar o atendimento. Porém, não saia por aí enviando mensagens para todo mundo. Segmente os contatos para evitar bloqueios.
Algumas dicas:
-Evite listas frias de contatos que podem manchar a reputação da sua marca
-Se o contato nunca recebeu nenhuma comunicação da sua academia, pergunte se ele(a) aceitaria
-Compartilhe somente avisos e ofertas que façam sentido, como por exemplo uma oferta de upgrade de plano que deverá ser oferecida como “exclusiva”.
Otimize seu perfil comercial do Google
Sempre que alguém quer procurar algo online, recorre ao Google.
Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de gerar interessados e leads é ter uma boa apresentação da sua academia no Google Meu Negócio. Depois que o Google verificar sua organização, você poderá otimizar o perfil com informações úteis para quem está pesquisando. .
Você poderá adicionar seu endereço, número de telefone, horário de funcionamento, categoria comercial e fotos do seu espaço. Seu perfil comercial do Google também coleta seus comentários para facilitar o monitoramento e a resposta aos feedbacks e avaliações que seus clientes deixam para você.
Manter o perfil da sua empresa atualizado aumentará sua classificação quando as pessoas pesquisarem uma empresa como a sua. Perfis otimizados têm mais chances de serem descobertos organicamente por meio de listagens do Google Maps em uma consulta de pesquisa, em vez de você ter que pagar para impulsionar seus negócios.
Melhore o ambiente da academia com outras estratégias de marketing
Investir em marketing digital para academias é importante para atrair alunos, entretanto, outras estratégias devem ser adotadas para proporcionar um bom ambiente. Oferecer um bom layout na academia, funcionários bem treinados e atenciosos, música ambiente para incentivar a malhação, dentre outros.
Detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Portanto, considere investir neles!
Conclusão
Por fim, planeje uma estratégia que possa resgatar alunos antigos ou que cancelaram os planos. Muitas vezes por falta de incentivo ou por não estarem no momento certo da compra, a perda de clientes pode ser revertida com ações de marketing.
Lembre-se de manter sua base de contatos atualizada, para quem sabe, enviar um email ou mensagem oferecendo alguma oferta para retornar: podem ser aulas grátis, mensalidades com desconto, acesso a benefícios ou mesmo isenção da matrícula ou adesão.
O marketing para academias, como você viu até aqui, exige tempo, braço, investimento e pode distraí-lo de alguns dos outros deveres que você tem para administrar o seu negócio.
Por isso, em vez de tentar criar estratégias por conta própria ou não fazer nada (o que é pior), você pode contar com uma equipe de profissionais de marketing de elite que podem ajudá-lo a traçar um caminho para o sucesso.