Todos nós prestamos atenção nos influentes, aquelas raras pessoas que, quando falam, são realmente ouvidas (ou seja: curtidas, retwittadas e compatilhadas) e levadas em consideração. Sua palavra tem um peso diferente em nossas mentes e formação de opinião.
Para entender um pouco do que se trata, vale a pena assistir o documentário The Influencers, de Paul Raojanathara e Davis Johnson, que fala sobre os influenciadores de Nova York.
Neste documentário, não estão falando precisamente de influenciadores na internet. Mas pode-se traçar uma analogia que funciona. Vale a pena assistir e entender como se constrói uma grande referência, seja na música, seja no mundo dos negócios. O esse documentário ajuda.
Mas, como se tornar um grande influenciador?
Há vários tipos de influenciadores nas redes sociais. Cada pequeno nicho tem seu próprio influenciador. Normalmente, eles são aqueles que também estão entre as pessoas mais influentes na vida real, aqueles que se destacam em seus setores. Mas isso nem sempre é verdade.
Os CEOs de grandes empresas normalmente também são muito procurados na internet, já que são em “teoria” experts da área. Eles, quando estão fazendo seu papel direitinho, deveriam dar boas dicas, compartilhar conteúdos relevantes e podem trazer audiência para quem “cai na sua graça” de ser compartilhado ou citado.
Leia na íntegra a matéria no Jornal do Empreendedor