O ser humano moderno gasta mais de 11 horas a cada 24 em consumo constante. Não apenas se alimentando, mas devorando informações continuamente expelidas pelos eletrônicos de que tanto gostamos. Assim como podemos nos tornar morbidamente obesos de tanto ingerir açúcar, gordura e farinha, também nos transformamos em glutões de textos, mensagens instantâneas, e-mails, feeds RSS, downloads, vídeos, atualizações e tuítes.
Estamos enfrentando uma tempestade de distrações, sendo bombardeados por notificações ininterruptas e tentados por pequenas doses de informações apetitosas. Da mesma forma que o excesso de alimentos pouco saudáveis pode resultar na obesidade, muita informação sem conteúdo pode facilmente nos tornar ignorantes. Este livro ensina a prosperar nesse contexto — o que procurar, o que evitar e como ser seletivo. Nele, Johnson explica o papel da informação na história humana e por que sua dieta é essencial a todos que desejam ser inteligentes, produtivos e sadios.
No livro A Dieta da Informação, você:
Descobrirá por que estudiosos renomados estão preocupados com nosso estado de atenção e nossa inteligência geral;
Analisará de que modo a mídia atual — a grande mídia — nos oferece exatamente o que desejamos: conteúdo que apenas confirma nossas crenças;
Aprenderá a tomar medidas para desenvolver sua alfabetização de dados, sua capacidade de atenção e um senso de humor saudável;
Verá como se envolver na economia da informação, aprendendo a recompensar bons provedores de informação;
Da mesma forma que uma dieta alimentar normal e saudável, este livro não pretende que você consuma menos, mas que encontre um equilíbrio sadio.
Fonte: Novatec Editora