Criar e manter um e-commerce de sucesso não é tarefa nada fácil. A Internet é um oceano repleto de tubarões e sua loja pode ser facilmente comida viva, antes mesmo de ter a chance de se levantar. Embora seja difícil prever os problemas que surgem a cada momento, existem alguns erros comuns cometidos por grandes e pequenas empresas de comércio eletrônico.

Acredito que uma das coisas mais importantes na vida é aprender com as experiências de outras pessoas ou empresas e acima de tudo compartilhar, esse o principal objetivo do artigo: evite cometer os mesmos erros e corrija problemas existentes que seu site de vendas online possa ter.

Antes de irmos adiante, é bom destacar:

O e-commerce ou comércio eletrônico tornou-se cada vez mais favorecido por varejistas e atacadistas experientes ou novatos. Vender produtos online atualmente é considerado mais eficiente do que vendê-los em uma loja física. 

Em vez de pagar aluguel e contratar funcionários, basta comprar um nome de domínio ou utilizar os mercados online disponíveis para vender seus produtos em qualquer lugar do mundo. Mas, mesmo sendo fácil iniciar um e-commerce isso não garante necessariamente lucros certos ou imediatos. 

Vender online também promete desafios e aprendizados constantes. Aqui na Nacional Vox, atendemos clientes de e-commerce há muitos anos e vemos testando e melhorando estratégias para alcançar bons resultados práticos. 

Por isso listei 8 erros que você precisa evitar para ter sucesso com seu e-commerce:

Escolha da plataforma

Para ter uma loja online eficiente o primeiro investimento a ser considerado é o site para expor produtos e serviços, certo? Um dos erros mais comuns cometidos ao administrar um negócio de comércio eletrônico é escolher a plataforma errada. Só porque “tal sistema” tem muitos usuários ou é muito popular, não significa que seja a ferramenta ideal para seu modelo de negócio. 

Antes de escolher um mercado para atuar, você deve primeiro entender seus requisitos, bem como as necessidades dos seus clientes, descubra os prós e contras da plataforma que você escolherá. Experimente a plataforma popular ou mais vendida e certifique-se de que o seu público alvo lá estará!

Para alcançar mais clientes em potencial e aumentar as vendas, considere vender seus produtos em vários mercados ao mesmo tempo. Os marketplaces espalhados pela rede são soluções que atendem determinados nichos e é bom entender se servem para seus objetivos. 

Nesse artigo explicamos porque a Nacional Vox utiliza com seus clientes e recomenda a plataforma Shopify para colocar sua loja online profissional em funcionamento o mais rápido possível e sem complicações.


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Negligenciar o celular

Na sociedade baseada em conectividade e celular sempre à mão, os clientes esperam que uma loja online seja compatível com dispositivos móveis para que possam comprar quando e onde quiserem. 

Ter uma presença compatível com dispositivos móveis permite conveniência e navegação mais fácil do cliente. Se isso não for motivo suficiente, os resultados de pesquisa do Google dão prioridade a sites mobile, o que significa que, se sua marca não estiver adaptada a telas de celular ou tablets, você será atropelado pelos concorrentes e perderá uma grande quantidade de tráfego em potencial. 

Quando o Google fez essa atualização, sites que não eram móveis sofreram uma perda significativa de tráfego. Não é surpresa que muitos desses sites tenham feito as mudanças necessárias na compatibilidade com dispositivos móveis.

Segundo o próprio Google, 50% das buscas são feitas em dispositivos móveis e 65% do tráfego de e-commerce vem de sistemas mobile como Android e iPhone. O objetivo é ter um site responsivo que ainda seja bonito e fácil de navegar em uma tela pequena.

Falta de segurança

Quando você está vendendo produtos para as pessoas e solicitando informações pessoais (números de cartão de crédito/débito, endereços, etc.), você precisa acima de tudo garantir que seu site seja seguro. Os clientes precisam estabelecer a confiança para fazer negócios com você; se o seu site aparecer com uma mensagem dizendo que a conexão não é confiável, seus potenciais consumidores certamente estão indo na direção oposta. Estudos mostram que até 25% dos usuários pararam uma compra online devido a preocupações de segurança. 

Lembre-se de renovar seu certificado SSL para manter o site seguro e para que seus clientes saibam que suas informações também estão seguras. 

As empresas de comércio eletrônico menores são mais propensas a esquecer de renovar seu certificado SSL. Isso é inaceitável, pois a execução de um site sem um SSL atualizado coloca todas as transações, informações de cartão de crédito e informações de contato em texto simples, não criptografado e de fácil obtenção. 

Descrições e imagens de produtos insuficientes

Lembre-se que os seus clientes não podem tocar ou experimentar os produtos ou serviços, portanto, a única maneira de convencê-los a fazer uma compra é fornecer descrições e imagens suficientes e atraentes. 

Mostre as imagens do seu produto de diferentes ângulos. Se um produto vier em várias cores, certifique-se de exibi-los também ou pelo menos explicar na descrição do produto. 

As descrições dos produtos não são menos importantes que as imagens dos produtos. Inclua como o produto funciona, os materiais, a garantia, a informação nutricional (se for comida) e qualquer outra informação relevante. Descrições completas de produtos evitarão expectativas irracionais do cliente, evitando cancelamentos e devoluções. 

Imagens ou vídeos de baixa qualidade

As compras online têm tudo a ver com o visual. Os clientes querem ver, com o máximo de detalhes possível, o que vão receber se comprarem seus produtos. Imagens desfocadas ou muito pequenas não incentivarão os clientes a fazer uma compra. Vídeos de baixa qualidade prejudicam ainda mais, grave com bons equipamentos. 

Como os clientes ou interessados não podem pegar fisicamente um item para inspecioná-lo, fotos profissionais de alta resolução com a opção de ampliar e visualizar de diferentes ângulos são obrigatórias. 

Para vídeos, existem muitas ideias criativas que podem ser copiadas e adaptadas, como por exemplo os famosos “unboxing” do Youtube ou então campanhas planejadas com agências. 

Aqui nesse artigo falamos bastante sobre a experiência de oferecer um bom design para a loja de comércio eletrônico. 

Checkout confuso

Um processo de checkout (finalização da compra) complicado impede que seus clientes paguem imediatamente. Para evitar isso, você deve ser capaz de tornar o processo de checkout mais rápido e simples. Certifique-se de que seus clientes não precisem encontrar muitas páginas para chegar ao processo de pagamento. 

Evite ficar enviando e-mails de confirmação para cadastro, tudo deve estar acontecendo no mesmo ambiente para evitar desistências. Já vi casos de pessoas que cancelam compras grandes por não poderem utilizar o pix no pagamento 

Dê a eles opções de login social ou check-out de convidados para que não precisem criar uma conta ou cadastro que demore muito. Nesse momento de fechamento da venda, agilidade é tudo. Também forneça algumas opções de pagamento para acelerar o processo de pagamento, por exemplo contas virtuais, whatsapp ou como citado a pouco, o pix. 

Esquecer do inbound marketing

Sua presença digital para alcançar autoridade de mercado deve ser completa, por isso os canais de marketing são fundamentais na aplicação de campanhas de vendas ou estratégias. 

Não aproveitar as redes sociais na hora de vender online é um dos maiores erros do e-commerce. O Facebook e o Instagram podem ajudá-lo a atrair mais leads, talvez mais do que você espera. Por isso, certifique-se de que sua loja online esteja sempre conectada às redes sociais.

Utilize das redes para levar interessados ao site, com campanhas criativas e que tenham sempre um objetivo claro. 

Você também deve usar ferramentas de automação de marketing para otimizar seus esforços de marketing em relação aos produtos. Este sistema facilitará a criação de fluxos de automação de marketing, para que você possa construir um bom relacionamento com os leads para qualificação de vendas. 

Atendimento ao cliente

Deixei esse erro crucial por último, porque é sempre polêmico e muitas empresas ainda não se empenham para obter e manter clientes de forma sustentável, geralmente pecando no atendimento. Nunca subestime essa parte importante do negócio. 

Mesmo que você não esteja em contato direto com seus clientes, oferecer um excelente atendimento ainda é obrigação. Facilite para seus clientes fazerem perguntas relacionadas aos seus produtos ou enviarem as reclamações. 

Simplifique o pagamento (forneça várias opções de pagamento!), devolução de produtos e processos de reembolso para seus clientes. Você pode gerenciar as interações entre empresas e clientes usando um bom sistema de CRM. Ao utilizar ferramentas adequadas, você pode atender os clientes com um serviço valioso e melhor.

Conclusão

Ainda poderia destacar muitos erros que devem ser evitados, mas escolhi os que mais podem fazer a diferença na busca de resultados diretos de vendas. É ideal também estar atento a questões como erros de SEO nas páginas do site e navegação ruim que afeta a parte de usabilidade do site. 

E, como aprendemos na vida que repetir sempre os mesmos erros não leva ninguém para a frente, entender e melhorar o seu processo de e-commerce deve estar no topo da lista!

Espero que tenha gostado. Até o próximo! 

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