Em tempos de crise, se reinventar é questão de sobrevivência!

Muitas empresas que atuavam somente offline, estão tendo que recorrer ao digital para continuar fazendo negócios. O mundo está mais conectado na internet do que nunca. 

Por isso, ter um bom site é obrigatório se você deseja alcançar seu público alvo. Escolher uma plataforma robusta que vai abrigar toda a estrutura de programação e gerenciamento, faz a diferença na busca de resultados e principalmente de vendas. 

Tem muitas opções no mercado e algumas são grátis, mas é importante entender e conhecer a que considero trazer o melhor custo benefício atualmente. 


Leia também


Qual a plataforma ideal para criar um site?

O WordPress continua sendo a plataforma mais popular de criar sites e, para as empresas, oferece uma infinidade de ferramentas altamente úteis que ajudam a melhorar o funcionamento e alcance. 

Além disso é fácil de gerenciar e sua popularidade significa que existe uma base de conhecimento gigantesco online para ajudar o usuário em todos os aspectos. 

Como funciona o WordPress

Por ser um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet (do inglês: Content Management System – CMS), baseado em PHP com banco de dados MySQL, ele é voltado principalmente para a criação de sites e blogs online.

Vale destacar que CMS é uma aplicação para a internet que permite aos donos de sites, editores e autores o gerenciamento de seus sites, onde podem publicar conteúdos sem precisar de conhecimentos em programação.

Na Nacionalvox , além de disponibilizarmos uma excelente plataforma própria para construção de sites, utilizamos o WordPress em projetos de clientes com bastante sucesso. 
Imagem Ilustrativa Freepik

Por isso decidi compartilhar a seguir algumas razões pelas quais a ferramenta, que é muito conhecida, pode ser a escolha número um para o seu site:

1. Total controle pelo cliente

Por ser fácil de manusear no dia a dia, o WordPress permite um maior controle e acompanhamento de dados. 

Após a finalização da criação do site, o usuário ganha acesso a área administrativa, onde poderá publicar imagens, alterar textos das páginas, adicionar conteúdos, realizar modificações no layout, criar publicações caso tenha por exemplo, uma seção de notícias ou blog no site.

Publicar sem complicações é algo que todo mundo procura. Outro bom motivo é que o WordPress possui interface amigável, permitindo que até usuários menos experientes consigam manipular e gerenciar a plataforma. 

A interface de publicação possibilita a postagem rápida e fácil de qualquer conteúdo. Com isso, em poucos passos você pode publicar o seu conteúdo online, sem qualquer dificuldade.

Caso você não queira cuidar da administração do site ou não tenha tempo, terá que contratar alguém para realizar essa tarefa, para manter o site sempre atualizado, tanto no que se refere ao conteúdo quanto aos recursos internos do gerenciador de ações. 

2. Plugins para quase tudo

O significado de sua grande base de usuários e o alto número de empresas auxiliares que habitam no campo gravitacional do WordPress se torna aparente, quando você começa a explorar os plugins. E acredite, não são poucos!

O WordPress deve muita da sua versatilidade aos plugins. Você pode acessar o WordPress.org conferir e quantas coisa diferente é possível fazer com os mais de cinquenta e cinco mil plugins para baixar do site. 

Alguns oferecerem ótimos novos recursos, permitem aprimorar seu site e analisar o desempenho. Outros farão a diferença na hora de criar conteúdo e modificar a aparência de blogs, como o Elementor, por exemplo. 

Com tantas coisas boas que você pode fazer é preciso ter em mente que plugins em excesso podem prejudicar alguns recursos e diminuir o desempenho do site. 

Os plugins estão rotineiramente entre os maiores consumidores de espaço nas instalações do WordPress. Use-os livremente, mas também com sabedoria.

3. Otimizado para mecanismos de pesquisa

Você sabia que o SEO é imensamente importante em um bom site? É a prática que permite que as postagens e páginas sejam vistas de maneira favorável pelos mecanismos de pesquisa. 

Cada parte do conteúdo que você criar será classificada em algum lugar nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa). Obviamente, a idéia é que cada um deles seja classificado na primeira página, ou mesmo como o resultado principal.

Com esse objetivo em mente, convém instalar os plugins de SEO do WordPress e aderir à lista de verificação de SEO. Se você instalar o Yoast SEO, o plugin irá criar  um layout na parte inferior de cada página e postagem. 

Ele o guiará por todos os pequenos detalhes para preparar melhor o conteúdo para a indexação de mecanismos de pesquisa. Isso inclui meta tags, meta description, links, uso de palavras-chave e legibilidade geral.

Seria uma pena se você tivesse criado o conteúdo perfeito, e ele se perdesse nas páginas de resultados, porque não foi otimizado adequadamente. As chances de alguém ver seu trabalho seriam reduzidas. 

Assim, aproveite as ferramentas que o WordPress tem de sobra. 

4. Contribui para a capacidade de resposta do site

Os avanços tecnológicos atuais testam cada vez mais os designers e desenvolvedores web. É cansativo e trabalhoso criar um site, e a adaptação para desktops, laptops, tablets e smartphones é outro grande desafio.

Não com o WordPress! 

Existe uma infinidade de temas e plugins que simplificam o processo de tornar um site responsivo. Os usuários podem literalmente trabalhar no design com a formatação de tecnologia específica. 

A capacidade de resposta pode promover ou derrubar um site. Muitos usuários acessam pelo mobile. Portanto, não preparar seu site para celulares ou tablets pode resultar em cliques e conversões perdidas. Você certamente não quer isso. 

O WordPress simplifica bastante tornar um site responsivo. Devido a crescente demanda por uma web mais amigável, inteligente e intuitiva, o Google anunciou que está expandindo seu horizonte de parâmetros quando se trata de usabilidade e atualização de algoritmo. 

A responsividade da página (tempo de resposta para ações do usuário) está sendo levada cada vez mais em consideração para rankeamento. 

5. Segurança Garantida

Em geral, o WordPress é uma plataforma segura e protegida. Mas isso não significa que você esteja completamente protegido de ataques maliciosos, hackers e malware no seu site.

Felizmente, o WordPress facilita o aprimoramento da segurança do site com recursos como proteção por senha para o conteúdo da pasta.

Manter sua versão do WordPress atualizada também combaterá bugs e possíveis ameaças à segurança.

Também é fácil ativar um certificado SSL para o seu site WordPress. Na maioria das vezes você pode obter isso no seu serviço de hospedagem na web.

6. Pode lidar com diversas mídias

O WordPress é bastante focado e perfeito para o manuseio de texto. No entanto, ele também vem com suporte embutido para integrar imagens, documentos, áudio e vídeo de maneira eficaz. 

A incorporação de conteúdo do YouTube e do Soundcloud em um site WordPress é fácil e se ajusta na página, além do que os plugins podem facilitar atualizações automáticas de plataformas de rede sociais como Instagram e Facebook. 

É bastante comum encontrar problemas com arquivos que não são suportados em outras plataformas. Mas isso não acontece no WordPress que aceita os formatos pdf, jpg, doc, png, mp3, mp4, avi, pptx, 3gp. 

Os visitantes do seu site podem até incorporar vídeos na seção de comentários. 

7. Comunidade grande ajuda na solução de problemas

O WordPress tem uma comunidade enorme de usuários e desenvolvedores ativos.

Seu fórum de suporte bem organizado, contém milhões de consultas e soluções para resolver todo tipo de problemas.

Você também pode fazer consulta em cima de perguntas respondidas anteriormente. Poste suas dúvidas sem hesitar e é possível obter uma solução 100% válida. 

Além de seu fórum oficial, há vários outros dedicados ao WordPress executados por desenvolvedores, nos quais é possível fazer consultas e encontrar soluções.

Sendo uma comunidade grande e eficaz, a plataforma cada vez mais atua para melhorar a interface e oferecer recursos fáceis de usar. 

Conclusão 

O WordPress vem se consolidando ao longo de sua existência como o CMS mais usado no mundo para criação e manutenção de sites. 

É a opção adequada para escolher quando se pensa em uma série de necessidades em termos de Internet, mesmo diante de várias outras boas plataformas web. 

Importante dizer que apesar do fácil gerenciamento do WordPress, existem profissionais capacitados para desenvolver a melhor opção de site para a necessidade do seu negócio.

A Nacionalvox é especialista na criação de sites em WordPress e ainda oferece uma série de treinamentos dos plugins para você aprender a mexer e extrair o máximo possível da plataforma. 

Agora que eu já mostrei porque o WordPress é uma escolha acertada, que tal colocar em prática aquele tão sonhado site? 

Deixe seu comentário ou converse comigo AQUI.  

Até o próximo Post!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.