O TikTok, uma plataforma de rede social que utiliza conteúdo curto e envolvente para se conectar diretamente com os usuários, é uma excelente ferramenta para empresas e profissionais que trabalham com orçamentos limitados, mas com enorme potencial criativo. 

Em apenas alguns anos desde a sua criação, o Tik Tok se tornou a terceira maior rede social do mundo, logo atrás do Facebook e do Instagram. Com mais de um bilhão de usuários ativos que gastam em média 32 minutos por sessão, é de longe um dos aplicativos de redes sociais mais envolventes. 

Considerando o grande volume de usuários e atividades, as oportunidades de negócios na plataforma são enormes. Já falamos sobre isso aqui no Blog: leia Marketing no TikTok para empresas vale a pena?

Para começar (se não tiver ainda), crie sua conta comercial na plataforma, seguindo os passos:

  1. Baixe e abra o TikTok em seu smartphone.
  2. Inscreva-se com uma conta. Você pode usar seu e-mail, número de telefone ou fazer login em qualquer plataforma de rede social listada.
  3. Crie seu nome de usuário, lembre-se que será sua marca, sua empresa
  4. Clique em Editar perfil para fazer upload de uma foto de perfil, adicionar uma biografia e vincular suas contas do Instagram e do Youtube.
  5. Você configurou sua conta com sucesso, mas para aproveitar ao máximo os muitos recursos do TikTok, você precisará atualizar para uma conta Pro. Para fazer isso, clique no canto superior direito da guia Eu (o ícone é três pontos).
  6. Clique em Gerenciar conta e mude para conta Pro.
  7. Selecione um tipo de conta. Escolha entre Criador ou Empresa.
  8. Selecione a categoria que melhor descreve sua conta/negócio.

A seguir vou detalhar as melhores práticas e dicas de como usar o TikTok para negócios, segundo os profissionais de marketing e mercado digital: 

1. Atualize a biografia do TikTok da empresa 

Procure evitar misturar perfis pessoais com profissionais. Isso pode atrapalhar as suas estratégias e principalmente o alcance dos conteúdos. Por isso, insisto que você trabalhe sua marca para obter awareness (consciência de marca do público em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços). 

A biografia é uma forma de destacar o seu negócio e o que você faz de melhor. Use um título chamativo na sua descrição, vinculando a página de sua empresa para direcionar clientes em potencial que podem saber mais sobre sua marca. 

Portanto, tenha um site ou landing page que fale sobre você e também ofereça a possibilidade do visitante conhecer seus produtos e serviços. Não esqueça que a primeira impressão é a que fica. Tenha um bom produto digital. 

2.Trabalhe o algoritmo

Uma das vantagens que o TikTok tem sobre outras plataformas de mídia social é sua página For You, um fluxo interminável de vídeos com curadoria de seu algoritmo exclusivo para os interesses de cada usuário. E aqui vale a pena destacar o grande diferencial dessa rede, em relação à concorrência. O Instagram, por exemplo, acabou imitando a rede vizinha, oferecendo o mesmo recurso.

Como a página “Para você” é a página inicial padrão do aplicativo e onde a maioria dos usuários passa o tempo, é muito mais fácil se tornar viral. Como o algoritmo não considera o sucesso do conteúdo anterior ou a contagem de seguidores, se você criar um conteúdo envolvente que fale com seu público-alvo, terá tanta chance de se tornar viral quanto os maiores usuários do TikTok.

Importante: tenha em mente os três principais fatores que influenciam e não influenciam o algoritmo do TikTok para melhor aproveitá-lo:

Fatores que influenciam o algoritmo

  • A exposição inicial é baseada na localização.
  • O uso de hashtags, sons e tendências ajudará a aumentar a capacidade de descoberta. Fique de olho nas modinhas que os usuários rapidamente espalham. Lembra do “Acorda Pedrinho…”? Foi uma música que viralizou em vídeos no Tik Tok e só depois foi tendência também nas outras redes. 
  • As interações do usuário desempenham um papel significativo na determinação de quais vídeos o TikTok mostra.

Fatores que não influenciam o algoritmo

  • O número total de seguidores.
  • Seu histórico de desempenho de TikToks.
  • Há quanto tempo os vídeos foram publicados.

3. Publique 1 a 2 vezes por dia

Consistência é a chave para obter resultados. Postar diariamente é essencial para aumentar mais rapidamente a página do TikTok de sua pequena empresa e ganhar mais seguidores. A postagem consistente obtém mais visualizações de seus vídeos e aumenta suas chances de criar conteúdo viral.

Isso não significa que você precisa fazer dois vídeos super caprichados, busque diversificar. Uma boa dica é utilizar os efeitos de uma plataforma que também pertence ao Tik Tok: a ferramenta de edição Capcut. 

Considere contratar uma agência digital que atue com planejamento e ações para expandir seus negócios!

4. Mostre os bastidores da sua empresa através do TikTok

Mostrar seu trabalho árduo nos bastidores dará aos usuários uma visão de sua autenticidade, o que gera confiança entre seus seguidores. As pessoas querem ver sua dedicação à satisfação do cliente e, quando você mostra isso, com certeza aumenta a chance de conquistar novos clientes.

Se você é um e-commerce, busque mostrar o depósito com sua linha de produtos ou então alguma parceria de negócio fechada que atraia público interessado semelhante. 

5. Use hashtags relevantes e frase chave na legenda

Você quer criar conteúdo viral? Usar hashtags é essencial para ser notado pelo seu público-alvo que está procurando pelo seu conteúdo, mas sem abusar, certo? 

Além de postar de forma consistente no TikTok, é importante pesquisar as hashtags de tendência dentro do seu nicho específico e não se esqueça de adicionar uma CTA (Call-To-Action) e vincular o site da sua empresa ou páginas de produtos nas legendas! 

Ao incluir uma frase chave do seu negócio nas legendas do TikTok, você está ajudando as pessoas a encontrarem seu site e a se tornarem clientes em potencial.

6. Comente regularmente e incentive comentários em suas postagens

Como a maioria das redes sociais, o TikTok oferece suporte ao envolvimento frequente do usuário. Os comentários são uma excelente maneira de conseguir isso, onde você criará conversas com seus clientes em potencial.

O TikTok classifica os comentários pelo número de curtidas que recebem, portanto, pense bem em seus comentários, tornando-os significativos. Evite fazer comentários insossos do tipo “bom vídeo”. 

Da mesma forma, reserve um tempo para assistir aos vídeos de outras pessoas e fazer comentários ponderados sobre eles.

7. Publique vídeos com sons virais do TikTok

O TikTok favorece vídeos que usam sons de tendências e isso você descobre facilmente ao rolar o feed de postagens, pois a plataforma beneficia as entregas do que está sendo falado na rede. Adicionar um som de tendências como pano de fundo em seu vídeo é a maneira perfeita de criar conteúdo envolvente que pode alcançar mais espectadores. 

Uma pesquisa descobriu que quase 90% dos usuários acreditam que o som é um componente essencial para ótimos vídeos do TikTok, portanto, não poste vídeos silenciosos. Use o som para se expressar e destacar a sua marca. 

Cada som do TikTok também possui sua própria página para mostrar todos os vídeos que incluem o som. Seu vídeo pode acabar como uma postagem viral na página do som, aumentando sua exposição.

8. Faça vídeos interessantes com descrições claras

Os vídeos do TikTok podem ter até um minuto de duração. Você não tem muito tempo para transmitir sua mensagem. E faça o que fizer, não apenas carregue anúncios flagrantes – mesmo os anúncios oficiais do TikTok devem agregar valor ao seu público.

Você naturalmente quer que seus vídeos sejam visualmente atraentes, sem parecer que foram feitos por uma agência de publicidade profissional (mesmo que você tenha trabalhado com uma agência para ajudar na sua criatividade). 

Embora possa haver momentos em que você usará suas descrições como teasers, na maioria dos casos, você precisa incluir uma descrição clara do que seu vídeo tem a oferecer ao público. Se possível, escreva de forma que as pessoas sintam vontade de comentar.

Escrever uma boa descrição também é essencial para fins de SEO. Em essência, você deseja que o Tiktok saiba sobre o que é o seu vídeo ao indexar seu clipe e, com sorte, sugeri-lo ao seu público preferido. Lembre-se de incluir suas palavras-chave mais importantes em suas descrições, mas elas devem fazer sentido e não ser apenas uma coleção aleatória de palavras.

No entanto, não se alongue, pois é importante não poluir o espaço na tela. Para uma prática recomendada, prepare descrições rápidas e curtas.

9. Analise o melhor horário para postar e quais conteúdos engajam seu público

Você quer postar quando a maior parte do seu público-alvo estiver online e maximizar sua exposição? No TikTok, determinados horários do dia têm níveis mais altos de engajamento. Ao utilizar o TikTok Analytics, você pode pesquisar os melhores horários para postar para seu público-alvo e criar um calendário para se lembrar de postar seu conteúdo no melhor horário.

O TikTok Analytics também mostra que tipo de conteúdo recebe mais curtidas e engajamento em sua página. Você pode usar esses dados para continuar a criar conteúdo viral.

10. Depois de descobrir o conteúdo ideal, o nicho e o melhor horário para postar, restrinja seu conteúdo

É melhor não confundir seu público com conteúdo disperso, então encontre o nicho que é melhor para você e seja consistente ao postar. Encontrar o ponto de sua marca o manterá focado enquanto cria conteúdo de alta qualidade que chega.


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