Menu

- Redes Sociais - Pesquisa mostra repercussão no Brasil de ataque ao jornal francês Charlie Hebdo

09/01/2015

Pesquisa mostra repercussão no Brasil de ataque ao jornal francês Charlie Hebdo

09/01/2015
Pesquisa mostra repercussão no Brasil de ataque ao jornal francês Charlie Hebdo

O atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo, na quarta, 7, vem repercutindo fortemente nas mídias sociais do Brasil. Estudo realizado pela Polis Consulting, utilizando o software de pesquisa de mercado em tempo real NetBase, revela que o impacto sobre os brasileiros nas primeiras 36 horas após o ato terrorista vem se consolidando na forma de preocupação em relação à liberdade de imprensa e aos mortos no ataque. A constatação parte das principais expressões utilizadas para comentar o incidente – “liberdade”, “imprensa”, “ataque”, “atentado” e “mortos”. Elas só não foram mais citadas que as palavras usadas para localizar o atentado – respectivamente “Paris” e “#JeSuisCharlie”.

Segundo a pesquisa Polis/NetBase, até o fim da tarde desta quinta-feira, 8, foram registradas mais de 83,7 mil menções em português sobre o atentado terrorista. Dos internautas cuja localização geográfica foi identificada – mais de dois terços da base pesquisada – 71% são do Brasil e outros 17% de Portugal. Só entre a tarde de ontem e a manhã desta sexta, 9, o total de menções às ações terroristas cresceu em 18 mil citações em português, e a tendência é que aumentem no decorrer do dia.

A ferramenta de pesquisa em mídias sociais criou uma “nuvem de expressões” com as palavras mais faladas. Embora as nuvens sejam móveis – isto é, seu conteúdo muda dinamicamente segundo o que se comenta nas redes – é possível verificar a indignação dos internautas por conta do cruzamento de expressões usadas. Por exemplo, a soma de repetições de “ataque terrorista”, “atentado”, “ataque” e “mortos” supera 5 mil. O estudo mostra, ainda, que a população de língua portuguesa da web vem conectando o ataque a causas religiosas: a palavra “Maomé” teve mais de 1,7 mil menções já nas primeiras 24 horas.

Mais informações sobre o levantamento podem ser obtidas no site da Polis Consulting.

Fonte: Allameda.com Assessoria de Imprensa

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos
15 anos DE MERCADO ] ]

Quer trabalhar sua marca no meio online com as mais avançadas e criativas estratégias de marketing digital? Entregamos resultados independente da plataforma.

Queremos o seu projeto.
Entre em contato.

45810

Corporate Park
no Cool2Work Offices
SC 401, 8600, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – SC
CEP 88050-001

+55 (48) 3322.1144

atendimento@nacionalvox.com.br

Timeline //12 anos de muita história...