Você já ouviu falar em ciberdemocracia? Eu também nunca tinha ouvido este termo e, lendo recentemente um artigo da jornalista Rosália Vasconcelos, interessei-me pelo assunto.
Em poucas palavras, ciberdemocracia nada mais é do que uma nova forma de se fazer democracia: com o uso de tecnologias. Com as ferramentas tecnológicas formam-se debates, e promove-se a interação entre governo e cidadãos.
Já é possível encontrar políticos brasileiros tomando à frente e utilizando a ciberdemocracia. Ainda em minoria, é verdade, mas existe um sinal de que políticos estão, sim, buscando espaço no mundo digital em busca de um posicionamento.
Como deverão ser, então, as próximas eleições? O chamado marketing político migrará, de vez, para o mundo digital e para as redes sociais?
Para nós, que trabalhamos e acompanhamos todo este desenvolvimento digital, esta nova ferramenta será fundamental, pois quem souber utilizar a internet e tudo o que ela pode proporcionar a seu favor, terá muito mais chance de estar na frente das disputas eleitorais.
A democracia, pela internet, pode, não só promover a informação, mas também – e principalmente – deve aumentar a participação dos cidadãos no processo democrático.