Transformar imagens em um conteúdo interessante e envolvente na hora da edição pode não ser uma tarefa fácil. Mas com as ferramentas certas e um pouco de criatividade pode se tornar algo prazeroso e de qualidade.

O ser humano busca sempre uma narrativa para acompanhar, seja ela por fotos, vídeos, filmes ou séries. Todos esses exemplos tendem a prender a atenção de quem está assistindo e também estimular a imaginação das pessoas.

Tendo isso em mente, a criação de conteúdo por meio de programas de edição tem crescido cada vez mais, sendo esses conteúdos de forma profissional como filmes ou cursos online, ou também gameplays, tutoriais do YouTube e animações independentes.

Mas como produzir e editar vídeos de uma forma simples e que dê bons resultados?

Para responder essa pergunta, vamos falar um pouco sobre os aspectos de edição de vídeo que você deve ter em mente na hora da edição, pensando nas ferramentas específicas do Movavi Video Editor Plus.

Com vasta opções de ferramentas, esse software pode ser de grande auxílio tanto para profissionais do ramo quanto para iniciantes. O aplicativo tem recursos que agilizam uma simples edição de corte, além de ajustes e efeitos para áudio e vídeo.

Como fazer uma boa edição de vídeo?

Para ter uma boa edição do seu material, além de utilizar corretamente as ferramentas e recursos que estão a sua disposição, é necessário considerar alguns fatores que podem ajudar e muito no seu processo de criação.

Separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de editar a sua produção.

1 – Organizando

A organização dos seus arquivos é a chave para ter um bom início. Caso você não configure seu projeto e sua mídia de forma organizada, isso vai te atrapalhar e muito a longo prazo.

Certifique-se que seus arquivos de vídeo estão corretamente nomeados e organizados antes de começar sua edição. Além disso, todos os materiais e arquivos utilizados devem estar na mesma pasta.

Tenha registrado também os formatos de arquivo de vídeo da filmagem que você está usando, e fique atento para qualquer problema que possa surgir ao converter sua mídia de um formato para outro.

2 – Observação

Sempre observe tudo, assista a cada segundo da sua gravação do começo ao fim. Após um corte ou efeito inserido na produção, nunca sabemos como isso irá interferir em todo processo.

Foto de: Digital Marketing Institute

Muitas vezes, um simples corte em uma cena pode alterar o resultado de todo o vídeo. Pior ainda, ele pode estragar toda a edição que você fez até agora. Ainda mais ajustando aspectos de tempo e velocidade, você pode acabar dessincronizando o vídeo todo.

Desse modo, é muito importante assistir o vídeo diversas vezes a cada edição que for feita. Sim, é um processo demorado e monótono, mas é como diz o ditado: a pressa é inimiga da perfeição.

3 – Fazendo cortes

Outro detalhe que também podemos realizar é montar e fazer um cortes na edição.

Adicione todas as suas mídias de vídeo em uma linha do tempo e verifique se o tamanho dos quadros e reprodução estão bem alinhados. Você também pode iniciar uma nova linha do tempo com as melhores cenas para fazer uma colagem de frames.

Nesta etapa, brinque com as diversas opções de transição de cena disponíveis. Todo bom diretor de filme tem transições bem marcadas e definidas, quase que como uma assinatura ou marca registrada. Logo, em qualquer edição de vídeo profissional, também é crucial ter uma boa transição entre ambientes.

É importante lembrar de salvar constantemente seu trabalho na nuvem ou em um disco rígido para não ter problemas com perda de arquivos.

4 – Realizando ajustes

Com esses processos já realizados, vamos para a parte que começa a dar forma ao seu trabalho, ou seja, a edição.

É aqui que seus cortes e ajustes começam a se assemelhar a um trabalho bem executado. Sempre confira os ajustes de som e a cor e certifique-se de que o diálogo seja bem compreensível.

Adicione suas músicas, títulos e demais informações nessa etapa do processo. Não se esqueça de ajustar o áudio, e refinar todos os detalhes que ainda estejam deixando a desejar.

Calma, não edite todo o seu vídeo ainda! Mais pra frente, vamos começar a edição de verdade e adicionar também os efeitos especiais.

5 – Toques finais

Aqui já estamos nos processos finais de montagem do seu vídeo, mas podemos refinar mais ainda o seu produto final.

Defina o ritmo do vídeo. Uma cena lenta pode aumentar a tensão ou entediar o espectador que estiver assistindo. Por outro lado, uma cena rápida pode aumentar a euforia do público ou apenas causar dores de cabeça a quem está acompanhando as cenas.

Alguns editores cortam cenas de várias maneiras diferentes antes de encontrar o ritmo certo da sua apresentação, então não desanime se você tiver que recortar algumas vezes até encontrar o ponto ideal para seu vídeo.

Depois de ter um corte final e os ajustes bem calibrados, podemos finalmente nos concentrar em finalizar o som, a cor e os efeitos especiais que irão complementar a sua edição.

Como utilizar efeitos especiais no meu vídeo?

Com o projeto de mídia já encaminhado e organizado de uma boa forma, podemos dar início ao processo de finalização com filtros e efeitos de vídeo.

Foto de: Samba Tech.

Os filtros de vídeo são ferramentas muito úteis para dar um toque final ao seu trabalho e dar aquela aparência profissional. Neles, podemos fazer ajustes sutis como aprofundar as cores ou gerenciar o brilho.

Podemos também alterar completamente a aparência de um vídeo aplicando um filtro VHS retrô ou preto e branco. Da mesma forma, efeitos como estabilização de distorção, corte ou redução de ruído oferecem mudanças bem singelas, mas que podem melhorar e fazer a diferença na qualidade final de sua filmagem.

Conclusão

Em resumo, existem 5 etapas diferentes no processo de edição de vídeo, além é claro da finalização com efeitos especiais. Com um bom software e boas ferramentas de edição, você só precisa seguir estes passos para conseguir produzir um material de qualidade. Além do Movavi, existem muitos outros softwares para serem escolhidos, como o iMovie e o DaVinci Resolve.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.