2011 foi um ano de grandes inovações no cenário de SEO. Enquanto nos mercados europeu e norte-americano o Google enfrentou concorrência, processos e acusações de monopólio, aqui no Brasil o cenário continuou o mesmo: 90% do total das buscas são feitas no Google.

Por isso, falar de SEO no Brasil é basicamente falar do Google. Para dizer bem a verdade, no Brasil a única ameaça ao tráfego e à fatia da verba dos anunciantes para o gigante das buscas é o Facebook.

Das muitas inovações que aconteceram em 2011, os maiores destaques foram:

  • Integração de dados entre as plataformas Webmaster Tools e Analytics. A integração começou no início de 2011 e veio se aprofundando, de forma que agora é possível ver os dados de buscas agrupados dentro do próprio Analytics. Para saber mais, leia o post Google agora integra Analytics e Webmaster Tools
  • Antes de lançar o Panda, o Google já dava sinais de que 2011 seria uma revolução nos resultados de busca. Ao começar a dar menos peso para conteúdos de sites que copiam conteúdo, o buscador sinalizava que ainda viria algo maior. Leia mais em Mudanças no Google miram conteúdo duplicado
  • Após lançar a atualização que veio a ficar conhecida como Google Panda, a equipe de qualidade publicou uma série de diretrizes sobre o que o Google considera conteúdo de qualidade: O que são sites de qualidade (para o Google)
  • Já era junho quando o Google Instant chegou ao Brasil. Com esta nova funcionalidade, o usuário já podia ver os resultados de busca sendo exibidos enquanto digitava sua busca. O que no começo causava certa estranheza, depois virou febre na internet. Google Instant chega ao Brasil em boa companhia
  • Na mesma época, o botão +1 foi lançado como prenúncio do que viria a ser o Google+, a rede social do Google. Com o uso do botão, o usuário pode compartilhar com seus amigos os resultados de busca que acha mais úteis.
  • No segundo semestre, os dados disponíveis para os Webmasters sofreram uma grande mudança, quando as pesquisas logadas passaram a ser secretas, omitindo grandes massas de dados sobre o comportamento de usuários individualmente, permitindo somente que fossem vistas de forma agrupada no WMT. Leia mais em: Pesquisas logadas no Google estão mais seguras
  • Em agosto, o Google Panda chegou ao Brasil, a princípio sem fazer grandes estragos, mas aos poucos afetando centenas de sites. A grande promessa de remover os sites os scrappers não foi totalmente cumprida, mas esta foi sem dúvida a inovação mais importante do ano, em termos de SEO. Leia mais: Google Panda chega ao Brasil
  • O Google+ foi outra grande inovação do Google. Ainda restrito a certos nichos de usuário, a rede cresce rápido e pode se tornar uma das 3 principais ainda em 2012, como apontam alguns analistas mundo afora. Se isso se tornar realidade, veremos cada vez mais os resultados de busca sendo afetados pelo comportamento social dos usuários.
  • Vamos ficar de olho para ver onde estas mudanças nos levarão em 2012.

Fonte: ITWeb escrito por: Rafael Rez Oliveira

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.