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- E-commerce - Por que o seu site não lhe traz retorno?

01/12/2015

Por que o seu site não lhe traz retorno?

01/12/2015
Por que o seu site não lhe traz retorno?

Por André Silva

Muitos sites têm ainda muito a melhorar na maneira como transmitem ou conduzem o marketing para o seu visitante.

Não importa o objetivo – vender um produto, obter leads, ser contactado ou simplesmente transmitir uma mensagem – é extremamente importante abordar a sua audiência de forma correta.

Tudo isto resume-se ao seguinte:

- saber as necessidades primárias do nosso potencial cliente?
- saber o que ele mais valoriza?
- saber qual é o problema dele no momento?

Percepção sobre a audiência

Para conseguirmos vender um produto da forma eficaz é preciso perceber para quem estamos vendendo. Caso contrário, como…

Os estados da sua audiência

Estado 1. Os que não sabem que têm uma necessidade.
O potencial cliente não sabe que necessita do produto e nem sabe que tem um problema.
Como atingi-los? Vá ao local onde se encontram, mostre a eles que têm um problema.

Estado 2. Sabem que têm uma necessidade, mas não sabem que existe uma solução.
O potencial cliente sabe que tem uma necessidade, mas não sabe que existe produtos ou serviços para resolverem essa necessidade.
Audiência à procura de uma solução. Tente descrever e informá-los acerca de possíveis soluções.

Estado 3. Sabem que existe soluções, mas não uma que resolva o seu problema.
O potencial cliente sabe que existem vários produtos, mas ainda não encontrou o produto que resolva o seu problema.
Transmita que o seu produto é único, destaca-se e é vantajoso.

Estado 4. Tem conhecimento do produto que resolve o seu problema, mas não está convencido.
O potencial cliente conhece o produto, mas ainda não o quer.
Neste ponto tente transmitir as vantagens que teria se comprasse o seu produto.

Estado 5. Tem conhecimento
O potencial cliente conhece o seu protudo, e está pronto para comprar.

É essencial perceber onde é que a sua audiência se enquadra. Caso contrário, é impossível que o marketing seja eficaz.

Exemplo: se quiser vender um produto para queda de cabelo, a maneira como aborda e vende o seu produto para uma audiência que se encontra no Estado 5 (Tem conhecimento mas não está convencido) é completamente diferente da maneira como abordaria no Estado 1 (não sabe, ou não quer acreditar que lhe está a cair cabelo).

Conclusão

Estudos demonstram que abordar a audiência percebendo em que estado se encontram aumenta sem dúvida a taxa de conversão de seu site. A abordagem correta faz com que as pessoas percebam como o seu produto pode ajudá-las, o que aumenta significativamente a probabilidade do visitante o contactar. 

Fonte: Webinsider

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