Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Você sabe o que é Realidade Aumentada?

Até pouco tempo atrás eu sempre apostei que objetos pulando para fora da tela fosse coisa de filmes de ficção científica. Você sabia que isso já é possível? Objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, você acredita?

É o que chamam de Realidade Aumentada, uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas e, as máquinas com o ser humano: a Realidade Aumentada, ou (RA).

Ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.

O QUE É

A Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

QUER TESTAR?

Se você possui uma webcam, por mais velha que seja, ela é capaz de produzir sinais que podem ser interpretados por programas específicos, para que a imagem que aparece no monitor seja modificada e objetos sejam adicionados à ela. Já existem vários serviços online que permitem que você, usuário, tenha uma ideia da capacidade revolucionária da Realidade Aumentada.

Clique aqui e veja na prática como funciona

Sair da versão mobile