Com planejamento e muita criatividade, você pode produzir vídeos para ações de marketing que surpreenderão seu público alvo. Se você ainda está hesitando sobre o valor do vídeo para o seu negócio, especialmente se for uma pequena ou média empresa, aqui estão alguns fatos que podem convencê-lo.

O que é vídeo marketing?

Sabe aquela famosa frase “uma imagem vale mais que mil palavras”? Em se tratando de vídeo, multiplique isso por outros mil. Essa é a base do vídeo marketing, uma forma poderosa de marketing que envolve efetivamente seu público como parte de suas campanhas, especialmente de vendas.

O vídeo marketing significa usar vídeos para promover e contar às pessoas sobre seu produto ou serviço. Isso ajuda a aumentar o engajamento em seus canais digitais e redes sociais, educa seu público e permite que você os alcance com um novo meio, no caso o formato mais poderoso de mídia atual. 

Estudos recentes em vários países descobriram que os vídeos ajudaram as empresas a aumentar:

  • Conhecimento da marca em 70%
  • Tráfego em 51%
  • Vendas em 34%

A chave para sua popularidade está na relativa facilidade de se envolver com clientes em potencial e clientes em várias plataformas. As empresas estão usando cada vez mais vídeos para atrair, converter e reter novos clientes com grande sucesso.


Veja também:


Benefícios do vídeo marketing

A pesquisa Video Marketing Statistics constatou que 79% dos consumidores preferem aprender sobre um produto vendo um vídeo, ao invés de ler sobre ele. E isso não é de se estranhar, já que um vídeo pode ser consumido mais facilmente do que outros conteúdos.

O vídeo marketing ajuda a educar o mercado sobre as vantagens do seu produto e aumentar o engajamento nas suas redes sociais. Além de multiplicar as suas chances de conversão, já que 64% dos usuários estão mais dispostos a comprar depois de assistir um vídeo. 

Outra vantagem é a excelente taxa de ROI (retorno sobre investimento). Dados  recentes revelam que as empresas que sabem fazer vídeo marketing conseguem 66% mais leads (potenciais clientes) e 54% de aumento no alcance da marca.

Quer mais? Siga a leitura: 

Vídeos chamam a atenção!

Ser capaz de capturar a atenção do usuário em questão de segundos é a grande sacada do marketing e isso pode ser bem desafiador, mas é aí que os vídeos podem salvá-lo. Aquelas tradicionais artes e fotos com aparência criativa não são mais suficientes!

Entenda que os primeiros segundos do seu vídeo precisam ser atraentes o suficiente para fazer com que os usuários parem de rolar e se concentrem no conteúdo oferecido. Embora os usuários possam parar para ver fotos divertidas, sabe-se que os vídeos prendem a atenção 5 vezes mais do que as fotos estáticas.

Vídeos aumentam a conversão

Estatísticas de vídeo marketing realizadas por plataformas especializadas indicam que 55% dos usuários/consumidores assistem a vídeos antes de tomar uma decisão de compra. E isso não é pouco, certo?

Quando usuários têm a oportunidade de ver os produtos sendo mostrados e testados ​​por meio de vídeos, há uma chance maior de realmente comprá-los. O vídeo também é benéfico para os sites, pois mantém os usuários nas páginas por um longo período de tempo e os incentiva a navegar pelo site também. O que também é ótimo para os usuários que não gostam de ler as descrições dos produtos. 

Vídeos atraem novos clientes

Os vídeos são ótimos para estratégias de marketing quando se trata de atrair uma nova base de clientes. Você pode usar os vídeos profissionais que gravou para anunciar em suas redes sociais. YouTube, Facebook e Instagram são plataformas onde você pode enviar seus vídeos de marca.

As plataformas têm ótimos recursos de segmentação que permitem alcançar diferentes públicos por meio de anúncios. Você pode controlar seu orçamento e garantir que os vídeos sejam exibidos apenas para públicos-alvo específicos. Você também pode contar com os serviços de uma produtora de vídeo.

Como começar com vídeo marketing

O marketing utilizando vídeo tornou-se o líder de estratégia de conteúdo no mundo do marketing e é o formato de mídia que seu público espera no futuro. Quanto mais cedo você começar com os vídeos, melhor será o seu sucesso a longo prazo.

Mas, como começar rapidamente e obter resultados?

Use seu smartphone. Esse é o recurso mais acessível para criar conteúdo de vídeo. Se um vídeo para celular é bom o suficiente para as celebridades e influencers do YouTube e Instagram, provavelmente será bom o suficiente para sua primeira gravação. 

Exemplos de vídeo marketing

Para a criatividade o céu é o limite, mas sempre é bom buscar (ou copiar) ideias para o conteúdo do vídeo em si, aqui estão alguns exemplos para começar. 

Demonstração

Vídeos de demonstração ou vídeos de produtos são clipes curtos e educacionais que explicam como seu produto ou serviço funciona. Destaque todos os principais benefícios e adicione uma frase de chamariz para incentivar os espectadores a comprarem. 

O IKEA Place é o novo aplicativo móvel da IKEA que permite que você coloque virtualmente móveis vendidos pela empresa em sua casa, digitalizando os espaços. O vídeo deles é eficiente, mostra o que o aplicativo faz e como funciona: 

Bastidores

Também conhecidos como “making of”. Dê ao seu público alvo a oportunidade de conhecer as pessoas por trás de sua empresa ou marca e entender como seu produto é feito. Autenticidade não é algo que você deve tentar fingir e sim uma maneira eficaz de construir conexão emocional com seus clientes.

Um dos formatos mais comuns de making of é o que mostra o backstage das produções. Nos vídeos da “Victoria’s Secret Fashion Show”, é possível ver desde a apresentação das modelos, até o passo a passo da construção da estrutura do evento. Com isso, as pessoas ficam mais ansiosas para ver o resultado final.

Educativos ou tutoriais

Os vídeos são uma maneira especialmente atraente de aprender a fazer algo online porque podem mostrar aos expectador exatamente como fazê-lo. 

E nesse campo o Youtube é quem manda! Quem nunca foi até a plataforma de vídeos procurar soluções para problemas ou orientações sobre produtos para aprender a usar ou comprar? 

Procure ter um canal na rede social e criar vídeos que tragam relevância para quem procura algo específico, evite o blá, blá, blá de vendedor. Aqui a importância é ajudar e ao mesmo tempo tirar dúvidas de forma autêntica, sem enganação.  

A empresa Tasty Food criou um vídeo para ensinar como fazer um macarrão perfeito. Clique AQUI para conferir

Depoimentos de clientes

Vídeos de depoimentos são uma ótima maneira de aumentar a prova social e influenciar seu mercado-alvo. Os depoimentos de clientes satisfeitos, especialmente os que se tornaram defensores da marca podem ser ainda mais valiosos para uma empresa.

Pense naquele cliente ou consumidor que comprou e aprovou o seu produto ou serviço para gravar um vídeo relatando os benefícios e vantagens da sua marca. Tente convencê-lo de que estará ajudando outras pessoas a tomarem as melhores decisões. 

Combine um roteiro e prepare uma edição que traga o real objetivo de prova social, tão importante para convencimento na jornada de compras do consumidor. No Google e mesmo no Youtube, é possível encontrar inúmeros exemplos de vídeos com depoimentos incríveis. 

Algumas dicas para criar bons vídeos:

  • Defina o objetivo do vídeo, se é lançamento de produtos, demonstração, ou quer contar uma história, etc.
  • Conheça seu público alvo, apresentando soluções para o cliente de acordo com seu estilo de vida.
  • O formato do vídeo é importante, tanto nas dimensões e tamanho, quanto o que ele quer apresentar, se é case de sucesso, instrução, depoimento ou entrevista.
  • Escolha o canal ideal para o seu ramo. Seu público está mais no Instagram? Invista em Reels criativos.
  • Priorize a qualidade do vídeo, mesmo que seja gravado com smartphone, prezando por uma boa iluminação, áudio perfeito e edição adequada.
  • O roteiro precisa ser objetivo, destacando o que é áudio e o que é vídeo, além de textos que irão na tela. 

Conclusão

Se os seus vídeos para as redes sociais forem peculiares e envolventes, os usuários vão querer compartilhá-los com outras pessoas. E a criatividade deve ser o principal componente na entrega de conteúdos realmente relevantes. Por isso estude, pesquise, planeje e não tenha medo de se inspirar na concorrência.

Lembre-se que tudo no marketing deve ser validado com testes. Comece com vídeos curtos e depois ofereça um de maior duração. O mesmo vale em relação aos canais de postagem. Procure ter perfis da empresa ou negócio no Instagram, Youtube e Tik Tok, as três principais redes focadas no formato de vídeos. mas vale testar também com Páginas de empresas no Facebook e LinkedIn. 

As pessoas compartilham vídeos de marca com seus amigos se o vídeo for divertido e diferente de qualquer outro vídeo de marca que já tenham visto antes. Isso, por sua vez, aumentará o tráfego para seu site e trará melhores oportunidades para busca de clientes e vendas. 

A Nacional Vox já ajudou muitas empresas a se posicionarem no mercado com ótimos resultados em estratégias de vídeo marketing. Quer saber mais? Fale comigo AQUI.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.