Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

TVBV com novo Portal

NacionalVOX reestrutura Sites do Grupo Barriga Verde empregando novas funcionalidades no Portal.

Foi-se o tempo em que ter um site com funções básicas era garantia de sucesso na web. A Internet mudou, e muito. O número de usuários cresceu. O Interesse já não é mais o mesmo. Para se criar um Site ou Portal onde a navegação seja fácil e rápida com conteúdos atraentes é um trabalho árduo a ser desenvolvido. Tudo requer mais tempo, estudo e dedicação. Novas técnicas são sempre bem vindas ainda que precisem ser adequadas e bem implementadas para que não haja problemas, principalmente técnicos.

A NacionalVOX foi escolhida para ser responsável pelo planejamento e tecnologia dos sites e portal do Grupo Barriga Verde que em parceria com a Kaapora (agência de comunicação) trabalharam juntas. Sendo assim, todo planejamento estratégico web foi elaborado em parceria NacionalVOX e Kaapora, um trabalho que envolveu atividades como: levantamento dos requisitos, arquitetura de informação, criação de layout e visual do portal, sistemas, desenvolvimento de tecnologia, gerenciador de conteúdo próprio e treinamento.

O desafio desta vez foi criar um Portal Horizontal direcionado a um público mais abrangente envolvendo o todo o Grupo bem como seus colaboradores e sites relacionados (TVBV, Band FM Floripa / Lages / Tubarão, BVP e o institucional da CBV). Em resumo, o trabalho tem como propósito principal criar um meio de comunicação para diminuir distâncias e aumentar o acesso à informação.

O CLIENTE

A Central Barriga Verde de Comunicação conta com uma rede de comunicação que abraça todo o Estado de Santa Catarina respeitando suas peculiaridades, valorizando suas potencialidades, retratando o jeito de ser e o prazer de ser catarinense. O Grupo CBV é formado por uma emissora de TV, a TVBV, por 3 emissoras de rádio, filiadas Band FM; uma produtora de conteúdos, a BVP; e o Instituto de Ação Social Sou do Bem. Assim, toda Santa Catarina recebe informações sobre esporte, política, variedades, economia e atualidades de cada região.

O PORTAL TVBV

O Portal é um exemplo de como é possível aliar um layout bonito e moderno sem deixar de lado as adequações necessárias de acessibilidade para se alcançar um resultado positivo pelos visitantes e ganhar credibilidade de mercado. O Portal passou por uma série de reformulações buscando um novo posicionamento visto que anteriormente ocupava um modelo mais institucional. O novo trabalho possui uma característica mais convincente e desafiadora onde reuni informações de todo o Grupo, informações institucionais e de conteúdos regionais para o Estado de Santa Catarina todos muito bem distribuídos com uma navegação simples e rápida.

Hoje, as seções de destaque ficam por conta dos Canais que apresentam demandas e projetos voltados para os mais variados tipos de áreas como: esportes, cultura, variedades, trânsito entre outras, enfim, tudo o que desperta o interesse de um internauta e que sejam informações quentes.

O Portal conta ainda com um novo Midiacentro, exclusivo de uso do Portal, onde é possível, produzir Videocasts, postar programas já apresentados ou transmitir ao vivo uma matéria, uma WebTV, onde os visitantes podem encontrar todos os vídeos veiculados pela TV, uma espécie de YouTube porém com material já apresentados pela Emissora sejam reprises de Jornais, Programas, Entrevistas entre outros, um grande acervo de vídeos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Digilab, empresa com expertise em soluções para integração em comunicação, gerenciamento de telecomunicação e mídias.

Para tanto a nova plataforma e tecnologia empregada foi desenvolvida e modelada para comportar centenas de usuários colaboradores divididos em grupos e permissões o que permitem atualizar de forma rápida e simples todas as áreas e seções do Portal e Sites relacionados a partir de uma única área sem que haja conflitos de edição entre os mesmo (inclusão, alteração, exclusão). As ferramentas de interação que funcionam de forma bilateral, comunicação de duas vias funcionam bem e todo o conteúdo postado por visitantes são moderados para evitar lixos online que podem menosprezar sua atuação e visibilidade.

O sistema permite gerenciamento completo de usuários e visitantes, seu painel administrativo possibilita ações instantâneas e uma visão geral de tudo que está ocorrendo online bem como acessos, modificações de conteúdo, logs e estatísticas. O administrador monitora e controlar tudo que ocorre, pode banir, excluir ou moderar qualquer tipo de atividade envolvida seja um conteúdo qualquer ou um usuário que esteja navegando.

Ainda a solução utiliza tecnologia de ponta para produção de sistemas de grande porte envolvendo qualquer tipo de aplicação web. O sistema permite a implantação rápida e segura de qualquer quantidade de módulos com qualquer complexidade em questão de horas ou até minutos. Integrados no sistema existe um sistema completo de estatísticas (mais avançado que soluções genéricas como urchin ou webanalitics); monitoramento (log) de todas as ações, eventos, erros e até comportamento suspeito do código ou de usuários; padronização valida W3C XML 1.0 e W3C CSS, segurança redundante para administradores testada e aprovada a mais de 5 anos por diversos profissionais e clientes. O sistema também conta com uma versão de instalação/debug que permite a agilidade na produção aliada à rápida detecção e eliminação de imperfeições no código. Seu código otimizado suporta mais de 1 milhão de acessos DIÁRIOS em maquinas NÃO DEDICADAS!

Outra novidade diz respeito à integração do site com as redes sociais, com a possibilidade de o usuário replicar conteúdo em ambientes como Facebook e Twitter.

No caso da otimização, o site teve aplicadas técnicas de SEO em nível básico. As técnicas empregadas levaram mais em conta a organização da estrutura do site e das URLs amigáveis. O foco foi trabalhar o layout e a interatividade, pensando especialmente na navegabilidade e usabilidade do portal.

Clique para ver o site

Sair da versão mobile