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Tudo que você precisa saber sobre o Twitter para empresas

Como a rede social pode ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital e inbound marketing. 

O Twitter não é a rede social preferida pelas empresas como canal de marketing, mas deve ser levado em consideração, se você quiser fortalecer a sua presença no digital. Com 350 milhões de usuários ativos mensais, a rede do passarinho azul está mais popular do que nunca, sendo que mais de 42% das pessoas que têm conta no Twitter acessam o aplicativo todos os dias, para enviar centenas de milhões de tweets. 

Além disso, uma grande parte dos usuários do Twitter faz parte da geração do milênio. Segundo o Financial Times, os Millennials se tornaram os consumidores mais poderosos do mundo. 

Por isso, dependendo do seu negócio, vale a pena colocar o Twitter no planejamento de redes sociais, para atração de leads e clientes. 

5 razões pelas quais o Twitter é bom para os negócios

1. Conectar-se com clientes

O Twitter oferece uma plataforma para se conectar com seus clientes a qualquer hora do dia. Por exemplo, você pode usar a rede para pedir feedback aos seus seguidores ou responder às suas perguntas. Já ficou comprovado que muitos consumidores vão ao Twitter para entrar em contato com empresas e marcas.

Muitos clientes também estão na plataforma e você pode criar enquetes ou campanhas de marketing que conversem com esse público. 

2. Marketing grátis

O uso do Twitter é gratuito. Você não precisa pagar para estar no Twitter e não precisa pagar para twittar. Você só precisa criar um tweet e com um clique você tem o potencial de alcançar todos os seus seguidores online, sem pagar nada!

Sua empresa pode se beneficiar ao alcançar seu público do Twitter, sem nenhum custo adicional. Porém, já existe uma opção paga da plataforma, chamada “Twitter Blue”, que vou contar mais adiante. 

3. Ficar de olho na concorrência

Seus clientes ou prospects estão usando o Twitter, mas seus concorrentes também. Isso dá à sua empresa uma grande oportunidade de descobrir o que está acontecendo com quem você disputa vendas. 

Os usuários consumidores de determinadas marcas podem compartilhar reclamações ou sugestões publicamente com seus concorrentes no Twitter, o que também pode ser considerado um feedback para sua empresa. 

Você pode analisar isso e ver onde sua empresa pode melhorar, coletar informações importantes e implementá-las para garantir que sua empresa atenda às necessidades de seu público alvo. 

4. Interação criativa

Já cobrimos como sua empresa pode usar o Twitter para se conectar com os clientes que você já possui, mas não termina aí. Você também pode usar o Twitter para interagir com clientes em potencial, interessados no seu produto.

Os “Assuntos do Momento” ou trending topics, sempre tem ações de grandes empresas que promovem interações impactantes e por consequência, vendas. Muitas ideias podem ser aproveitadas para campanhas criativas e busca de novos seguidores. 

5. Aumentar as vendas

Pesquisas apontam que 60% dos seguidores de uma marca são mais propensos a comprar ou recomendar produtos depois de seguir a marca no Twitter. Isso mostra o quão poderoso o Twitter pode ser para o seu negócio. O Twitter não é apenas uma plataforma para você interagir com as pessoas, mas também para o seu negócio aumentar as vendas e aumentar sua receita.


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Como otimizar sua conta comercial do Twitter

Os perfis do Twitter são bem objetivos, então cada elemento conta. Existem sete partes principais para deixar a sua marca redondinha, pronta para conquistar seguidores. 

  1. Imagem do banner (ou fundo)
  2. Foto do perfil (que se sobrepõe ao fundo
  3. Nome de sua marca ou empresa
  4. @Username / Identificador do Twitter. Ex: @suaempresa 
  5. Descrição / Bio (destaque o que você faz ou vende em primeiro plano)
  6. Link (URL) do site ou página
  7. Tweet fixado (ideal para lançamento de campanhas)

Tendo feito essa configuração inicial é só partir em busca de seguidores, afinal, você não vai querer ficar falando para um deserto. Por isso, comece seguindo perfis de seu interesse. 

Lembre-se que é uma conta comercial, então busque seguir perfis que tenham a ver ou sejam afins do seu modelo de negócio. Diferente de uma conta pessoal, o perfil comercial precisa seguir pessoas e parceiros que agreguem valor à marca. À medida que você for seguindo, vai ganhar outros seguidores também. 

Comece divulgando

Crie ao menos cinco posts para aparecer na timeline e começar a divulgar nas outras redes sociais (facebook, instagram, linkedIn). Coloque um botão no site para direcionar ao Twitter ou até mesmo como um elemento no site, com atualização de feed. 

Inclua o Twitter no Linktr.ee, geralmente utilizado na Bio do Instagram. Adicione o botão de compartilhamento da rede social nos seus posts de blog, para maior alcance e com algum investimento é possível ainda contar com a ajuda de influenciadores que estão na rede. 

Outra opção são posts patrocinados na rede (ou anúncios) que vou explicar melhor agora! 

Como anunciar no Twitter Ads

Com uma conta do Twitter Ads, você pode configurar, executar e analisar campanhas de Anúncios Promovidos no Twitter. Inscreva-se para criar uma conta do Twitter Ads em ads.twitter.com. Assim, você terá acesso aos anúncios pagos, além da sua conta orgânica.

A conta do Twitter Ads é vinculada ao identificador a partir do qual você a criou. Por exemplo, se você tem uma conta pessoal e uma conta corporativa do Twitter, entre na conta corporativa e acesse ads.twitter.com. Lá, você pode se inscrever no Twitter Ads e promover conteúdos do nome de usuário da sua empresa no Twitter. 

Os anúncios aparecerão como “Promovidos” a partir do nome de usuário da sua conta do Twitter Ads. É importante dizer que não há diferença no processo de criação de contas do Twitter para uso pessoal e comercial. A diferença é como você decide usar sua conta do Twitter. 

Nesse link oficial da rede, você consegue entender melhor sobre o Twitter Ads, como criar, proteger uma conta e uma introdução às campanhas. 

Twitter Blue

Recentemente a rede social criou um serviço de assinatura premium, chamado Twitter Blue, uma assinatura mensal paga opcional que oferece selo azul à conta e acesso antecipado para selecionar novos recursos, como o Editar Tweet e ver menos anúncios no feed.  

No Brasil, os preços do Twitter Blue começam em R$60 mensais ou R$629,00 anual, dependendo do plano contratado. 

O principal benefício é o selo de verificação. O selo azul até então era gratuito, mas concedido somente para grandes empresas, órgãos governamentais, entidades da mídia, artistas e figuras públicas.

Com o selo de verificação, uma conta do Twitter ganha maior destaque, inclusive para visualização em respostas, menções e buscas. Mas o ícone azul só será liberado para assinantes do Twitter Blue que tiverem número de celular autenticado e uma aprovação prévia.

Os recursos do Twitter Blue

Selo dourado do Twitter para empresas

A rede ainda está testando outra modalidade de acesso pago: Organizações Verificadas do Twitter. Um novo serviço ainda em teste, para entidades corporativas na plataforma. Os assinantes desse serviço recebem um selo dourado, que designa que a conta pertence a uma empresa oficial no Twitter. 

Conclusão

Como eu citei no começo do texto, o Twitter ainda é subestimado por muitas empresas, que dão preferência ao Facebook, Instagram e WhatsApp. No entanto, com a evolução da plataforma, experimente pelo menos testar um público alvo diferenciado, aplicando o foco em relacionamento para vendas. 

As dicas estão aí, aproveite! 

Quer uma estratégia de performance com Twitter para sua empresa ou negócio? Fale comigo AQUI. 

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