O Telegram, que tem o impressionante número de 700 mlhões de usuários ativos mensais no mundo, está se tornando uma das plataformas mais populares, inclusive no Brasil. O aplicativo de mensagens permite o relacionamento próximo com os usuários, o que é vital na construção de engajamento, credibilidade e busca de clientes. 

Muitas empresas estão utilizando o Telegram como um canal de marketing, porque os benefícios da plataforma podem ser ainda maiores do que o WhatsApp. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar esse aplicativo de mensagens em ações e campanhas!

Benefícios do Telegram

Existem muitos, mas quero destacar o principal e que é bastante levado em consideração pelos profissionais de marketing. Enquanto o WhatsApp tem um limite de 256 pessoas por grupo, o Telegram permite 200 mil (ou mais), além de criar canais exclusivos de transmissão. Acompanhe outros motivos: 

Permite manter seu público alvo informado!

Isso é possível com os canais do Telegram. Crie um canal público ou privado e convide seus clientes atuais para participar. Compartilhe mais fotos e vídeos de seus produtos, conte aos assinantes sobre a história de sua marca e apresente a sua equipe. Notifique os clientes sobre as próximas vendas e não esqueça de destacar as ofertas e promoções.

Ajuda a se comunicar melhor com seus clientes

Os grupos do Telegram ajudarão você a interagir diretamente com potenciais compradores. Um Canal do Telegram é um bate-papo onde você pode se comunicar com seu público e os membros do seu grupo podem interagir uns com os outros. Você também pode adicionar administradores para gerenciar seu grupo com mais eficiência. Com um grupo, você pode permitir que seus clientes fiéis ajudem novos leads respondendo a perguntas sobre seu produto ou serviço. Os Grupos do Telegram são uma ótima oportunidade para construir uma comunidade ativa.

Suporte ao cliente com chatbot

Permite que as marcas ofereçam suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. É aqui que os chatbots entram em ação. Um chatbot é um assistente online utilizado para agilizar tarefas diárias, que pode responder a perguntas frequentes, lidar com pedidos e consultar clientes para chatbots estão disponíveis o tempo todo. Dessa forma, sua equipe de suporte ao cliente pode trabalhar em questões mais complicadas. Crie um chatbot e desenvolva fluxos de resposta automática para enviar mensagens depois que um usuário inserir uma palavra-chave definida por você, por exemplo, “entrega”, “pagamento” ou “reembolso”.

A longo prazo, o marketing via bots do Telegram é mais econômico. Depois que um bot é criado, ele pode ser usado infinitamente.

Ajuda no tráfego do site

Permite que as marcas direcionem o tráfego para um site. Compartilhe links para suas landing pages , convide clientes para conferir sua novos produtos ou compartilhe um link para as avaliações de seus clientes. Dessa forma, você aumentará o tráfego para páginas específicas do site. 

Aumente o engajamento do usuário 

Você pode fazer isso facilmente com as pesquisas do Telegram. Crie uma enquete com várias respostas para conhecer a opinião de seus clientes sobre seu produto ou serviço; crie um questionário onde você explicará por que um usuário escolheu a variante errada. A última opção é especialmente ótima para serviços educacionais. Suas enquetes podem ser anônimas.

O Telegram é um aplicativo mais seguro

Muitas empresas estão usando o Telegram porque é um aplicativo mais seguro. Com as crescentes preocupações com a segurança e criptografia do WhatsApp, o Telegram tem sido mais seguro para as pessoas falarem sobre negócios e conversarem com suas equipes. Muitas empresas estão usando o Telegram para discutir com sua equipe, pois o trabalho virtual aumentou durante a pandemia. O Telegram também tem opções de chats secretos e mensagens autodestrutivas que não estão disponíveis no WhatsApp.

Agora que você já conhece os benefícios de usar o Telegram, siga em frente para saber como incluir todas essas ferramentas na sua estratégia de marketing.


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Crie um canal 

Com um canal do Telegram, você pode informar seu público sobre novidades, promoções e quando novos conteúdos são publicados. É um meio de mão única. A marca é quem publica a informação e não é possível que os destinatários interajam com ela de qualquer forma.

Os canais, então, são muito úteis para manter os clientes informados sobre temas relacionados à marca.

Crie um grupo 

O Telegram permite criar grupos de até 200 mil usuários e com um ou mais administradores. Ao contrário de um canal, este é um meio bidirecional; os usuários podem participar ativamente dele postando, comentando e interagindo uns com os outros. 

É a melhor forma de criar uma comunidade interessada em um tema específico relacionado aos produtos ou serviços oferecidos pela sua marca.

Como criar uma estratégia de marketing digital na prática para o Telegram 

Fundamental em qualquer estratégia de marketing, definir seus objetivos deve ser o primeiro passo. Isso determinará se é melhor ter um canal do seu negócio ou um grupo no Telegram. Além disso, você deve determinar o tipo de público que deseja alcançar e o tipo de informação ou conteúdo que criará para atraí-los. 

Planeje seu conteúdo 

Após definidos os objetivos, você pode começar a planejar seu conteúdo. Você deve postar conteúdo em uma programação consistente, e é por isso que é importante planejar e preparar com antecedência. Sua melhor aposta é criar um calendário de conteúdo para definir sua estratégia. 

Crie conteúdo relevante 

Todo o conteúdo deve fornecer informações valiosas e que tenham a ver com o seu público, caso contrário, eles abandonarão o canal ou grupo e não haverá usuários que queiram participar, prejudicando a reputação e credibilidade da marca. 

Todas as informações também devem ser verificadas, pois a publicação de informações incorretas pode projetar uma imagem pouco profissional e não confiável de sua marca. Tenha em mente que conteúdos em aplicativos não devem ser longos ou trazer chamadas enganosas. 

Aproveite os Bots e a Automação

Você já viu isso nos benefícios, mas agora chegou o momento de aplicar nas estratégias. Os chatbots  podem ser usados ​​para responder a perguntas básicas ou muito comuns dos usuários e seguidores, mas também para enviar imagens ou lançar enquetes/pesquisas automaticamente. Eles também facilitam o cumprimento do seu calendário de conteúdo, pois você pode agendar seu conteúdo para ser postado automaticamente. 

Lembre-se de que os bots não podem substituir a pessoa encarregada de administrar o grupo e também de moderar o conteúdo publicado. 

Promovendo o seu canal

Em outros grupos

Encontre grupos públicos que se alinhem ao seu público-alvo. Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo pesquisar palavras-chave relevantes e navegar em diretórios de grupos. Depois de encontrar alguns grupos promissores, reserve um tempo para ler as mensagens e sentir o tom e a cultura do grupo.

Se o grupo parecer adequado para sua mensagem, entre em contato com o administrador do grupo e pergunte se você pode postar sobre seu produto ou serviço. Ao postar no grupo, seja respeitoso com os outros membros e siga todas as diretrizes estabelecidas pelo administrador.

Por fim, não se esqueça de incluir uma CTA (call-to-action) em seu post. Neste caso, o link para o seu canal. Se você tiver algo valioso para contribuir, como conselhos, dicas ou recursos, não hesite em compartilhá-lo. Na maioria dos casos, quanto mais você contribui para um grupo, maior a probabilidade de receber algo em troca. E quem sabe? Você pode até fazer algumas conexões valiosas que podem ajudar a levar sua empresa a conquistar seguidores e clientes. 

Anúncios no Telegram

O Telegram como outras plataformas digitais e aplicativos oferece publicidade paga, mas só é possível anunciar em canais públicos. O Telegram tem tudo a ver com privacidade, e é por isso que você não poderá segmentar usuários com características específicas. Você pode escolher idiomas e interesses, mas não muito além disso.

Seus anúncios serão exibidos para usuários que tiverem mais de 1 mil assinantes como mensagem, para que você tenha certeza de que sua mensagem chegará a muitas pessoas. Pavel Durov, fundador do Telegram, disse que seu aplicativo gera “500 bilhões de visualizações em canais de um para muitos”.

Uma coisa a ter em mente sobre os anúncios do Telegram é que eles exigem um certo investimento. Nesse link (em inglês) você consegue saber tudo sobre o Telegram Ads. 

Nas Redes Sociais

Uma das melhores maneiras de promover seu canal comercial do Telegram é compartilhá-lo com seus seguidores em outras redes sociais. Se você tem uma forte presença em plataformas como Facebook ou Twitter, aproveite isso compartilhando seu canal do Telegram com seus seguidores por lá.

Você também pode compartilhá-lo em comunidades e fóruns online relevantes. Outra ótima maneira de promover seu canal é criar conteúdo atraente que incentive as pessoas a conferir. Se você postar regularmente coisas interessantes em seu canal, as pessoas estarão mais propensas a se inscrever e contar aos amigos sobre isso.

Muitos influenciadores e criadores de conteúdo do Telegram usam a plataforma para compartilhar seus posts de redes sociais, o que possibilita divulgar para diferentes públicos e obter maior alcance.

Telegram Pro (pago)

Recentemente o Telegram anunciou uma versão paga, onde os usuários conseguem participar de até mil canais, transcrever áudios e transferir arquivos de 4 GB, espaço para até 4 horas de vídeo 1080p ou 18 dias de áudio de alta qualidade, de acordo com a plataforma.

A novidade deverá ser implantada gradativamente em alguns países. O valor a ser pago deve variar de acordo com cada local. Nos Estados Unidos, pode ser cobrada uma mensalidade de US $5, o que em reais dá cerca de R$ 25 na cotação atual. Ainda não há uma definição de quanto será cobrado no Brasil. 

Conclusão

Respondendo a pergunta que dá título a esse artigo: “Telegram para estratégias digitais vale a pena?” A resposta é: sim! 

Ainda mais se você usa aplicativo de mensagem para relacionamento e vendas com prospects e clientes, experimente testar a incrível funcionalidade dos chatbots no Telegram, que (ainda) não tem no WhatsApp. 

Embora o aplicativo seja conhecido principalmente por seus recursos de mensagens pessoais, também oferece vários recursos poderosos focados nos negócios, incluindo a capacidade de criar grupos e canais, agendar mensagens e rastrear métricas. 

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar do marketing do Telegram e, com um pouco de criatividade, se tornar uma maneira eficaz de alcançar novos clientes e expandir os seus negócios! 

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