Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Social Good Brasil promove seminário focado no uso de novas mídias para transformação social

Inédito no Brasil, evento é oportunidade única de assistir gratuitamente a palestrantes nacionais e internacionais que são referências nas áreas de inovação, branding, novas tecnologias e mídias sociais | www.socialgoodbrasil.org.br

O seminário catalisador de ideias e tecnologias para a transformação social proporciona, nos dias 6, 7 e 8 de novembro em Florianópolis, um encontro internacional que reúne desde empreendedores, voluntários, líderes comunitários até jovens e estudantes. Inédito no Brasil, o evento traz palestrantes internacionais especializados em mídias sociais, novas tecnologias, branding e inovação, como o empreendedor e conselheiro de empreendedorismo e inovação nas empresas Pixar, Cisco Systems e Qualcomm, Peter Sims – autor do best-seller “Little Bets”, eleito um dos melhores livros de negócios do ano pelo The Washington Post, Inc. Magazine e AmEx OPEN; assim como Simon Mainwaring, um dos maiores especialistas em branding e mídias sociais dos Estados Unidos, consultor de empresas como Google, General Motors e Gucci Group; e a autora norte-americana do livro “Mídias Sociais Transformadoras”, Beth Kanter, apontada como “A Mulher mais Influente em Tecnologia” pela Fast Company Magazine.

As palestras serão realizadas no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), com espaço para 900 inscritos a cada dia do evento. O Social Good Brasil também reúne palestrantes nacionais reconhecidos na área, com bate-papos e painéis para o público, tudo transmitido por livestreaming – transmissão ao vivo via internet. A estrutura, que compõe um design diferenciado, visa proporcionar o debate sobre o uso da tecnologia e inovação na solução de problemas sociais e no aumento de qualidade de vida para todos. A iniciativa é do Portal Voluntários Online (VOL), mantido pelo Instituto Voluntários em Ação, e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).

Para a líder e promotora do SGB, Fernanda Bornhausen Sá, o ciclo de palestras tem a perspectiva de atuar como um debate de vanguarda sobre inovação social. “Nós acreditamos que a tecnologia é um meio poderoso para transformar a sociedade e impulsionar uma mudança social positiva. Conhecemos pessoas e organizações incríveis que também acreditam nisso e estão fazendo acontecer. A tecnologia é um meio para um fim maior. A rede é feita de pessoas e são elas que estão transformando a sociedade a cada minuto com micro-ações que juntas se tornam grandiosas”.

Se você acredita que a tecnologia é um meio que possibilita a transformação da sociedade e deseja debater ideias para uma mudança social positiva, inscreva-se no seminário pelo site www.sgb.org.br. A inscrição é gratuita e estará aberta até o início do evento.

Programação

O primeiro dia apresenta a discussão “um novo mundo, novas tecnologias e formas de impacto social”. Com a abertura às 19h, a programação integra o painel com a presença de Simon Mainwairing, consultor de empresas como Google, General Motors e Gucci e autor do livro “We First”, indicado como “Best Marketing Book de 2011” pela strategy+business, “Top 5 Marketing Book de 2011” pela800-CEO-Read e “Top 10 Business Book of 2011” pela Amazon; e Mauro Segura, autor do blog “A Quinta Onda” e diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil. Os convidados irão debater sobre o comportamento e comunicação na era da sociedade digital.

Já para o dia 7 de novembro, o participante inscrito poderá conferir as principais histórias e casos de como as pessoas e instituições utilizam as tecnologias para transformação social. Haverá um panorama às 13h sobre o movimento ᾿Social Good῀ no mundo e o impacto significativo da proposta no Brasil. Entre os casos que compartilharão suas experiências, estão o “Games for Change Latin America” do diretor Gilson Schwartz, e a plataforma “Cidade Democrática”, fundada por Rodrigo Bandeira. Após será realizado um painel com Hernán Efrón, do planejamento e desenvolvimento de novos negócios na Engage, fundadora do Catarse, sobre “como as novas tecnologias alavancam estratégicas inovadoras em mobilização de recursos?”.

O cronograma para o segundo dia do seminário termina com a palestra de Beth Kanter, apontada como “A Mulher mais Influente em Tecnologia” pela Fast Company Magazine, recebendo o prêmio “Vozes da Inovação para Mídia Social” pela Businessweek e o prêmio “ Mulher Inspiradora” pela PepsiCo. Beth possui mais de 30 anos de experiência de trabalho no setor social em tecnologia, treinamento, capacitação e captação de recursos e marketing. É coautora do livro “Mídias Sociais Transformadoras”, que mostra como organizações sem fins lucrativos podem se transformar nesse novo cenário mundial.

O último dia e encerramento do Social Good Brasil será voltado especificamente à “Inovação de todos para todos, como inovar?”. Serão tratados desde os fatores que impulsionam a inovação social, como ambientes, comportamento, ferramentas, novos modelos de organizações, até como ideias surgem de pequenas descobertas. Em sua palestra, Peter Sims, especialista nos temas inovação e empreendedorismo, com MBA pela Universidade de Stanford, irá compartilhar com o público os insights de seu último livro “Little Bets” – em português, Pequenas Apostas -, escolhido pelo jornal The Washington Post, a revista Inc. Magazine, e o fórum AmEx OPENcomo um dos melhores livros de negócios do ano.

Tecnologia para transformação social

O termo Social Good significa “bem social” e o seu conceito, criado nos Estados Unidos, explica o fenômeno de usar novas tecnologias e o pensamento inovador para apoiar causas e solucionar problemas na sociedade. Os próprios dados de inclusão digital no Brasil esclarecem a importância da organização de um movimento para transformação social na web: em 2012, são mais de 81 milhões de brasileiros usuários da internet, acima de 40% da população do país, sendo 47,5% utilizam frequentemente. O número total de membros no Facebook já passou de 900 milhões no primeiro semestre deste ano, e mais de 50 milhões desse total são brasileiros.

O ponto de partida para as instituições IVA e o ICom projetarem o evento Social Good Brasil foi a realização do 1º Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social, o Together is Better (TiB), em 2010. O seminário teve a inscrição de 500 participantes e convidados internacionais. No entanto, a ideia para o tema da série de palestras em novembro deste ano foi inspirada no Social Good Summit, que neste ano promove o maior encontro globalizado, com um livestreaming de 15 mil inscritos no final de setembro, em Nova York, sobre como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. A presidente voluntária do IVA,Fernanda Bornhausen Sá, e a presidente do conselho do ICom, Lucia Dellagnelo, participaram desta experiência em 2011 e, com base na proposta americana, resolveram organizar o programa Social Good Brasil.

Sair da versão mobile