Megatrend 1: Aumento da adoção do smartphone

A importância crescente do marketing e aplicativos para celular é mostrada por essas estatísticas:

●        Mais de 50% das pesquisas estão no celular

●        91% do uso do Facebook (usuários ativos diários) está no celular

●        80% da receita de publicidade do Facebook está no celular

●        90% do tempo de mídia móvel é gasto em aplicativos

Os dados desse painel mostram que em países como o Reino Unido, EUA, França e Alemanha, a maioria dos consumidores é multiplataforma e geralmente é multitransmissão, acessando sites em dispositivos móveis ou computadores, para que experiências consistentes em todo o dispositivo precisem ser implantadas .

Isso sugere que, em vez de seguir o mantra ‘Mobile First’ do Google, a maioria das empresas precisa desenvolver uma estratégia multicanal para envolver os consumidores em dispositivos móveis e computadores com experiências consistentes. No entanto, em alguns países europeus, países da América do Sul e, especialmente, em alguns países asiáticos, a porcentagem de usuários somente de celulares é muito maior.

Megatrend 2: aumento do uso de interfaces de conversação do usuário

Juntamente com o crescimento das interações móveis estão as novas aplicações das Interfaces de Usuário Conversacional (CUI), que incluem:

1        Chatbots: As empresas precisam decidir entre aplicativos proprietários ou integrar-se a plataformas padrão para atendimento ao cliente ou suporte pré-vendas, por exemplo, o Bot Engine for Messenger do Facebook , que foi lançado em abril de 2016 quando o Google também anunciou seu serviço Google Assistant .

2        Suporte assistido por software e humano: o chat ao vivo assistido por humanos está bem estabelecido. A novidade é a adição de regras de segmentação e automação para acionar mensagens no site, no aplicativo ou por e-mail por meio de tecnologias como o Intercom, o Helpcrunch e o Drift. Eles oferecem não apenas serviços, mas também podem oferecer suporte a vendas e envolvimento do público e são ótimos para o uso de smartphones.

3        Assistentes de pesquisa controlados por voz: as pesquisas controladas por voz estão aumentando e, provavelmente, você saberá sobre o Siri da Apple, a Cortana da Microsoft, o Alexa da Amazon e os assistentes do Google, que podem ser usados ​​no smartphone.

4        Dispositivos conectados controlados por voz: a adoção foi impulsionada pela publicidade da Amazon para seus dispositivos Echo, os dispositivos domésticos do Google e os pods iniciais da Apple.

Para a maioria das empresas, os números 1 e 2 serão de valor mais prático. Será interessante ver como os chatbots populares provam estar com os usuários finais. Este exemplo da Nike mostra como os chatbots sofisticados criados no Facebook Messenger se tornaram com diferentes elementos navegacionais além do chat para tornar a interface mais fácil de usar.

Megatrend 3: Otimização de marketing de ciclo de vida sempre ativo

Acreditamos que a otimização do marketing do ciclo de vida é essencial para criar uma abordagem integrada centrada no cliente para melhorar a eficácia das interações com os clientes em diferentes dispositivos, usando diferentes canais de comunicação.

Isso marca um ponto de partida para otimizar pontos de contato individuais, como pesquisa paga ou mídia, páginas de destino, e-mails e páginas de conversão isoladamente, mas visualiza-os como um processo multicanal de várias etapas.

Este resumo resume todas as maneiras possíveis de influenciar um público através do ciclo de vida.

Embora alguns canais, como as mídias sociais e o SEO, sejam bem conhecidos, descobrimos que algumas técnicas, como retargeting e divulgação de influenciadores, são usadas de forma menos ampla ou não são totalmente otimizadas.

Recomendamos que você realize uma análise de lacunas de todas as atividades de ciclo de vida sempre ativas que você pode usar em comparação com aquelas que usa atualmente em nosso modelo de verificação de saúde de marketing digital, que é uma revisão abrangente, mas rápida atividades estruturadas na estrutura de planejamento de marketing digital do RACE Smart Insights.

Megatrend 4: estratégias de marketing omnichannel

O ciclo de vida visual mostra a complexidade das interações de canal que as empresas precisam aproveitar. Os varejistas foram os primeiros a perceber isso quando desenvolveram estratégias de marketing omnichannel , como “Clique e colete ” e o uso de aplicativos móveis. Omni é do latim ‘ omnis ‘ que significa ‘todos’ e mostra a importância de estar presente em todos os canais que o seu público está usando, priorizando os mais populares.

Agora, essa abordagem está sendo usada em outros setores, como publicação, viagens e serviços financeiros, pois há uma necessidade semelhante de se comunicar com o público em todos os canais relevantes. O ciclo de vida visual acima é mostrado para uma organização B2B mostrando que a integração é necessária aqui também.

Megatrend 5: otimização para dispositivos móveis

O núcleo do marketing móvel é um website otimizado para dispositivos móveis ou um aplicativo para dispositivos móveis. Até hoje, a abordagem mais popular é o design responsivo para dispositivos móveis (RWD). A maioria das empresas agora tem o básico do marketing móvel. Eles fornecem um design de website responsivo, o que significa que o site é “compatível com dispositivos móveis”, com os consumidores e os olhos do Google que enxergam tudo.

Megatrend 6: conteúdo e marketing de entrada

Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, define marketing de conteúdo como:

“Como uma marca cria, entrega e governa conteúdo original ou curado para atrair e reter clientes, posicionando a marca como um especialista credível e, em última análise, motivando uma mudança de comportamento.”

O marketing de conteúdo é o combustível para todas as suas principais atividades de marketing digital para envolver e persuadir seu público. Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo dá suporte aos compradores em todas as etapas do ciclo de compra, não deixando lacunas para os clientes potenciais. Como tal, o marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que ajuda o público-alvo a comprar, um passo de cada vez.

Megatrend 7: transformação digital

Um programa de gerenciamento de mudanças em estágios de melhorias no modelo de negócios e receitas para pessoas, processos e ferramentas usadas para o marketing digital integrado para maximizar a contribuição potencial de negócios da tecnologia digital e da mídia para um negócio.

Megatrend 8: A ascensão das nuvens de marketing, incluindo automação e programação

O objetivo de uma nuvem de marketing ou de um serviço de hub de marketing digital é ajudar as marcas a gerenciar todos os pontos de contato entre eles e o cliente durante o ciclo de vida do cliente – da comunicação ao cliente para desenvolver lealdade e repetir a compra.

Uma das principais promessas de uma ferramenta de CRM é a capacidade de fornecer uma visão única do cliente ‘360 graus’. Isso requer a integração de todas as plataformas da marca que possuem algum tipo de dados do cliente. Essa visão única permite um entendimento preciso do cliente e controles rígidos sobre como a marca gerencia seu relacionamento e comunicação com esse cliente.

Megatend 9: Aplicando aprendizado de máquina e inteligência artificial para envolver, persuadir e atender clientes

A inteligência artificial está agora começando a cumprir sua promessa e agora evoluiu para o estágio em que as marcas estão desenvolvendo bots que dão assistência ao consumidor, mas há muitas outras opções a serem consideradas.

A tecnologia AI é um tema quente em marketing no momento, mas a AI é um termo tão amplo que abrange uma ampla gama de diferentes tecnologias.

Definimos AI como qualquer tecnologia que procura imitar a inteligência humana, que abrange uma ampla gama de recursos, como reconhecimento de voz e imagem, técnicas de aprendizado de máquina e pesquisa semântica.

Para ajudar os profissionais de marketing a entender as oportunidades da IA, identificamos 15 técnicas de inteligência artificial que empresas de todos os tamanhos podem implementar, em vez de técnicas que somente grandes gigantes da tecnologia podem dedicar recursos. Também plotamos as técnicas em todo o ciclo de vida do cliente para que você possa ver como cada tática da IA ​​pode ajudar a levar seus clientes para o funil de marketing.

Megatrend 10: Crescimento em plataformas de dados de clientes e análise preditiva

A análise preditiva está bem estabelecida e tem aplicações especializadas, como avaliação de risco de crédito e fraude em serviços financeiros, mas prevemos que seu uso geral em marketing aumentará à medida que os serviços de automação de marketing passem para mais uso de pontuação e classificação automatizada de leads baseados em algoritmos. do que as regras definidas pelo homem.


Sobre o Smart Insights

A Smart Insights é uma editora e plataforma de aprendizagem que ajuda nossos membros a planejar, gerenciar e otimizar seu marketing usando nossos modelos de planejamento para download, guias e ferramentas interativas de aprendizado. 

Texto original em inglês disponível no link Digital marketing megatrends 2019
 

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