(clique na imagem para ampliar)

Nas últimas semanas, dois cases expuseram como conteúdo relevante (não necessariamente de qualidade) e forma original podem fazer o sucesso e a fama de ideias simples nas redes sociais, especificamente no Facebook: a fan page Diário de Classe, da adolescente Isadora Faber, de 13 anos, estudante de um colégio público municipal de Florianópolis, e a Gina Indelicada, criada por um estudante de 19 anos.

Conteúdo

No primeiro caso, Isadora criou a página para mostrar, com fotos e vídeos, como problemas de infraestrutura e a falta de professores na escola em que estuda influem no dia a dia e na qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Os fios expostos, desencapados, de ventiladores; a falta de portas e a impossibilidade de uso nos banheiros; a ausência de um professor de matemática ou a incapacidade de outro professor controlar a turma; fechaduras arrebentadas…

As imagens produzidas e postadas por Isadora são amadoras, precárias, registradas com um telefone celular, mas, para o objetivo da página, altamente relevantes: elas revelam a situação cotidiana que a garota e seus colegas de classe vivenciam.

O sucesso da página e da iniciativa cresceu conforme aumentou o número de postagens – e de comentários e compartilhamentos. Criada em 11 de julho, “Diário de Classe” fechou o mês com 90 curtidas. Hoje, o número de likes já chega a 181 mil.

Forma

Gina Indelicada veio ao mundo – superpovoado – do Facebook (quase 1 bilhão de pessoas!) no dia 14 deste mês. Trata-se de uma página em que a Gina, ícone da marca de palitos de dente Gina, responde a perguntas de usuários da rede social. Em resumo, cada postagem é uma foto que traz uma piada em forma de texto, e nada mais (não há legenda).

Muitos usuários compartilham fotos – suas e de outras pessoas – no Facebook a cada minuto, e não são muitas – talvez pouquíssimas – as que conseguem alcançar milhares de pessoas. O sucesso da Gina Indelicada, é a forma: todas as fotos são como que um print screen de uma janela de bate-papo do Facebook.

Há o humor, claro, e hoje já até se acusa o criador da página, Ricck Lopes, de “roubar” as piadas dos outros, colhidas na internet, para fazer o seu trabalho. De qualquer forma, o sucesso foi tremendo: já na primeira postagem, foram milhares de curtidas e compartilhamentos. Neste dia 30/8, a página te quase 2 milhões de curtidas. E a empresa que fabrica os palitos, dona da marca e que a princípio se irritou com a iniciativa bem-humorada, agora já quer contratar o jovem…

Imagine agora conseguir juntar conteúdo relevante e de qualidade com forma original?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.