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Por que um blog pode ser útil na busca de autoridade

Desenvolver uma marca única e promovê-la de forma eficaz é um grande e formidável desafio para os negócios de sucesso. Criar uma estratégia de marketing online abrangente é a chave para a construção de uma marca bem-sucedida, e os blogs devem ser fundamentais para os esforços promocionais envolvendo conteúdos. 

Seja qual for o seu setor, o blog ainda é um excelente canal que irá ajudar você a fortalecer sua reputação e se estabelecer como uma autoridade.

Antes de mais nada… tenha em mente que um blog pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa ou produto:

Já falamos sobre isso AQUI no Blog da Nvx nesse artigo. No entanto, com o passar do tempo e algumas experiências profissionais, venho percebendo que muitas empresas ainda não entenderam que produzir bons conteúdos em blog para nichos específicos ajudam na autoridade da marca, tão importante para marcar presença no mercado e buscar vendas. 


Veja também:


Como um blog atua na construção da autoridade de marca

Esqueça aquele velho discurso de vendas descarado e muitas vezes forçado. A maioria dos usuários de internet fica irritada com anúncios pop-up e outras promoções intrusivas. Na última década, mais e mais empresas adotaram uma abordagem de autopromoção baseada nos princípios do inbound marketing, em vez do marketing tradicional. 

As técnicas de inbound marketing promovem as empresas ou negócios, fornecendo aos consumidores conteúdo útil para eles. E como sabemos há anos, conteúdo que seja verdadeiramente relevante sempre terá o seu público. 

Se você está pensando em adotar uma nova estratégia de marketing centrada em uma abordagem de inbound marketing, o blog é o lugar perfeito para começar. Veja por que o blog ajuda você:

Como criar um blog para empresas

O primeiro passo é escolher uma plataforma que irá abrigar o seu blog. Também conhecida como CMS (Content Manager System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Existem várias no mercado, mas uma das mais conhecidas e utilizadas é o WordPress. 

O script do WordPress é, em suas raízes, um criador de blogs, não gerenciador do conteúdo inteiro de um site. Com uma imensa quantidade de plugins disponíveis para customizar e gerenciar postagens, pode se dizer que sim, o WordPress pode ser definido como sistema de gerenciamento de conteúdo. 

Para você não achar que estou fazendo propaganda, embora utilizemos o WordPress na criação de sites e blogs na maior parte de nossos clientes aqui na agência, outras boas opções no mercado se mostram bem eficientes, como o Joomla (indicado para negócios menores), o Drupal (para sites com grande número de visitantes) ou o Magento (para e-commerces). Mas normalmente, até as grandes empresas usam WordPress. 

Se você já tem um site, pode usar a mesma hospedagem para o seu blog. Para isso basta configurar como um subdomínio ou uma subpasta dentro do seu site. Mas, se você ainda não tem um site otimizado para Inbound Marketing, precisará provavelmente contratar um serviço de hospedagem dedicado. 

Dicas úteis para alcançar autoridade

Agora que você já sabe onde criar seu blog, é preciso entender como fazer com que esse canal seja atrativo para seu público alvo, e também para que o Google identifique os conteúdos publicados como material significativo e relevante para o segmento.

Direcione conteúdos para o seu público

A voz e o tom das postagens do seu blog devem permanecer consistentes, mas também devem ser adaptados aos requisitos do seu setor e aos interessesno que você vende. Como exemplo, um blog escrito para uma clínica médica provavelmente soará significativamente diferente de um blog escrito para uma escola. Quanto mais exclusivo e personalizado for o seu blog, maior a probabilidade de desenvolver um público consistente para gerar autoridade e tráfego.

Tenha um calendário editorial atualizado

Não custa nada dizer que planejamento no marketing é tudo, não é mesmo? Criar um calendário editorial para o seu blog ajuda a garantir que você possa postar atualizações regulares e que as atualizações nunca parecerão repetitivas ou redundantes. 

Quando você pode ver facilmente a agenda de postagens de um mês inteiro, pode fazer alterações rápidas para garantir que seu blog permaneça relevante e interessante. Crie campanhas pontuais e datas que sejam importantes como conteúdos para cativar seu público. 

Inclua chamadas para a ação (CTAs)

É importante dar aos seus leitores algo para fazer depois que eles terminarem de ler suas postagens no blog. É por isso que você deve terminar cada postagem com uma frase de chamariz com algum link que os direcione para uma página de destino em seu site, os incentive a entrar em contato com você ou os informe sobre uma oferta especial. No entanto, não reutilize sempre a mesma fórmula para sua call to action (chamada para a ação), busque sempre variar e atualizar.

Ofereça títulos atrativos e intrigantes

O título do seu blog é a primeira coisa que os leitores estarão vendo e você não vai querer que seja a última coisa que eles prestem atenção, antes de desviar o olhar. As manchetes devem ser escritas em voz ativa, fazer uso de linguagem forte e memorável e ser o mais claro e fácil de entender possível.

Use imagens para quebrar o texto

Os gráficos são ótimos para adicionar interesse visual ao seu blog e evitar que ele fique sobrecarregado com muito texto. As possibilidades oferecidas pelos gráficos são infinitas, desde ilustrações bem escolhidas até infográficos repletos de dados. Certifique-se de que cada gráfico que você postar foi otimizado com texto alternativo.

Faça atualizações constantes

Embora você deva garantir que cada novo post em seu blog seja relevante e substantivo, passar longos períodos sem postar no blog pode reduzir sua utilidade para os rankings dos mecanismos de pesquisa e arriscar perder leitores. Se você não estiver postando pelo menos uma vez por semana em seu blog, você não está aproveitando ao máximo seu potencial.

Se você acompanha nosso blog que chamamos de “Conteúdos”, já deve ter percebido que atualizamos o mesmo com artigos semanais, para oferecer o maior número possível de conteúdos que possam ajudar as empresas e negócios a alcançarem sucesso com o marketing digital. 

Divulgar para marcar presença

E como já citamos em outros artigos, de nada adianta ter um blog lindo e com ótimos conteúdos, se não houver audiência e tráfego. Por isso, não fique dependendo apenas da divulgação orgânica em suas redes sociais ou por email. 

Procure impulsionar as postagens nas plataformas, reservando uma parte de seu investimento em marketing para isso. Utilize Facebook e Instagram para criar posts patrocinados, onde a entrega é quase certeira para o seu público alvo. 

Se a verba da sua empresa for ainda mais polpuda, uma estratégia de divulgação em alta atualmente são os “publis”, postagens feitas por influenciadores digitais que fazem a propaganda de sua marca ou produto mediante pagamento. Há também empresas que utilizam links patrocinados no Google para promover determinadas palavras-chave aplicadas nas postagens, na forma de anúncios. 

Conclusão

Se você ainda não está criando conteúdos, saiba que adicionar um blog ao seu site irá ajudá-lo a aumentar seu público e começar a melhorar a reputação e autoridade online. 

Porém, acompanhar as demandas de um blog de alta qualidade oferecendo postagens de resultados, no entanto, não é uma tarefa nada fácil. Trabalhar com um criador de conteúdo eficiente ajudará a garantir que você alcance a estratégia do blog necessária para fisgar seus leitores e possíveis clientes interessados. 
A Nacional Vox tem experiência na criação de blogs de qualidade profissional para várias empresas em uma ampla variedade de setores. Fale comigo AQUI para saber como posso ajudá-lo!

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