O e-mail marketing é fundamental na etapa de relacionamento com clientes e consumidores para vendas, mas não basta fazer envios e ter ferramentas adequadas. É preciso planejar estrategicamente suas campanhas de email para que tenham uma boa entrega, focando no engajamento com leads em busca dos melhores resultados.

É o que você vai conferir nesse artigo, com dicas para colocar em prática de forma profissional.  

Sobre engajamento…

Já falamos muito isso aqui no Blog da Nvx e ter engajamento com e-mail é a principal métrica a ser perseguida por quem atua com marketing, sejam profissionais ou empresas. 

É por esse canal que seus leads conquistados sejam por anúncios, postagens em redes sociais ou preenchimento de algum formulário no site e landing pages estarão sendo nutridos com conteúdos para uma evolução na negociação de venda, até a compra. 

Se você ainda não definiu que isso é importante para o marketing de qualquer empresa, está na hora de parar e replanejar. Por mais que o e-mail seja considerado ineficiente para muitos, se houver engajamento através de ações estratégicas, com certeza os clientes surgirão!

Os dados de engajamento relacionados ao e-mail marketing que importam são em cima de entregas, aberturas e cliques. Quanto mais os leads abrem as mensagens enviadas e clicam nas CTAs seu comportamento se mostra engajado, interessado e com uma boa possibilidade de qualificação para venda. 

É claro que o conteúdo oferecido em suas campanhas de e-mail interessa (e muito), afinal é por ali que você vai direcionar os cliques desejados para as ações pretendidas. 

Ainda com dúvidas sobre leads e inbound marketing? Leia esse artigo que explica por que você deve gerar leads para vendas. 


Veja também:


Como criar um bom email que engaje

É bom seguir as técnicas dos especialistas e como toda campanha de marketing, a criatividade é que vai contar na hora dos resultados. Leve em consideração, que:

  • a maioria dos seus leads abrirão o email devido ao interesse pelo assunto;
  • emails sem calls to actions (CTAs) para direcionamentos tendem a não ter muito engajamento nas próximas aberturas;
  • os envios não podem ser insistentes, para evitar spam ou descadastro;
  • teste, teste e teste…

Qual uma boa métrica para engajamento?

Confira as principais métricas que o mercado de marketing utiliza para estabelecer o que pode ser considerada uma boa campanha, o que também significa engajamento: 

  • taxa de abertura do email em 15% ou acima;
  • taxa de cliques de 2% e acima;
  • taxa de entrega acima de 95%. 

A maioria das ferramentas de e-mail marketing tem funcionalidades que mostram a taxa total de leads engajados e desengajados da sua base, permitindo que se acompanhe a evolução de campanhas e testes aplicados com o tempo.

Bora colocar a mão na massa? 

Fui buscar algumas dicas essenciais para você alcançar resultados de engajamento com uso de e-mail marketing e que podem inspirar o seu projeto. Confira:

Foco no seu público alvo, não em você!

Não fale de você ou do seu produto antes de conhecer (e tratar) as dores dos clientes e consumidores. É aqui que a pesquisa de público e a compreensão de suas personas, qual cliente ideal ou pretendido para o seu negócio são úteis. 

O conhecimento aprofundado de quem você quer ter como clientes fornecerá informações para criar conteúdo valioso. Descubra seus pontos problemáticos ou aspirações e crie conteúdo em torno desses dados. Quando seus leitores souberem que você está fornecendo conteúdo valioso, eles se envolverão com seus e-mails. 

E isso é fundamental para melhorar suas métricas e geração de leads. 

Atraia seus leads com assuntos relevantes

Importante destacar que a linha de assunto é um elemento essencial na estratégia de geração de leads de e-mail bem-sucedida. Isso porque o assunto (subject) é a primeira parte do seu e-mail que os destinatários veem.

Você deve empregar a criatividade para criar assuntos. Os títulos mais eficazes evocam curiosidade ou inspiram urgência. Se você conseguir fazer os dois, você tem engajamento.

No entanto, um dos ingredientes mais poderosos de uma linha de assunto vencedora é a personalização. 

Estudos mostram que personalizar suas linhas de assunto pode aumentar as taxas de abertura em até 26%. Uma das maneiras mais fáceis de personalizar um assunto de e-mail é fazer referência aos pontos problemáticos de seus clientes. 

Você também pode personalizar o assunto, incluindo a menção do destinatário:

  • Nome ou nome da empresa;
  • Localização geográfica;
  • Interesses e aspirações.

Inclua um elogio na primeira linha do e-mail

Depois que seu destinatário abre o e-mail, você tem uma chance de mantê-lo engajado, é aí que a introdução ao conteúdo faz toda diferença. A melhor maneira de impressionar com sua introdução é elogiar o destinatário na primeira linha.

Mas para conseguir isso, você terá que investir em conhecer seus destinatários . Pode levar tempo e esforço, mas resultará em taxas de resposta mais altas. Isso também fará com que seus leads sejam de melhor qualidade, o que é o sonho de toda empresa.

Como elogiar seu destinatário?

Algumas maneiras de fazer isso incluem mencionar as realizações pessoais ou profissionais do destinatário. Eles não precisam ter nenhum prêmio no currículo (embora isso seja ótimo). 

Qualquer detalhe sobre eles que você possa destacar em sua introdução ajudará bastante a gerar engajamento e ajudar a dobrar sua taxa de resposta. E não precisa ser nada mirabolante. 

Ex: Olá Gustavo, vi que você é um especialista na criação de sites no mercado e vim aqui te dar as boas vindas em nome da [empresa]. 

Toda atenção no conteúdo do e-mail

Entenda que seus leads/clientes recebem dezenas de-mails comerciais por dia. Para garantir que eles interajam com o seu, certifique-se de criar um texto para e-mail que seja limpo e nítido. Isso significa:

  • Manter sua mensagem curta e doce. Especialmente porque seus destinatários não o conhecem muito bem, você deve respeitar a caixa de entrada deles mantendo seu e-mail enxuto;
  • Mantenha o design simples . Use modelos simples sem muitas imagens que não distraiam sua mensagem. Certifique-se de usar fontes simples também, pois elas facilitam a leitura do seu e-mail;
  • Faça uso do espaço em branco. Incluir muito espaço em branco em seus e-mails torna a leitura mais fácil e mais agradável aos olhos.

Além desses elementos, certifique-se de chegar ao ponto desejado de seu e-mail o mais rápido possível. Seu texto de e-mail não deve se arrastar. Se isso acontecer, você corre o risco de perder seus leads. 

Não exagere nos emojis

Sempre é bom ter elementos criativos em um e-mail para despertar interesse. e os emojis tornaram-se uma parte natural da comunicação escrita. Eles são uma maneira divertida, moderna e envolvente de se comunicar visualmente com seu público alvo Eles também são uma ótima maneira de adicionar um toque de personalização aos seus e-mails . Por causa disso, fazem um excelente trabalho ajudando você a dobrar as taxas de resposta. 

Mas tenha cuidado com o uso de emoji, pois existe o perigo de exagerar.

Então, como você usa emoji de forma eficaz em suas campanhas de geração de leads por e-mail?

  • Use emoji em campo de assunto para quando o lead visualizar o texto, isso chame a atenção na caixa de entrada;
  • Incluir emoji em alguma parte do texto de e-mail para aumentar o engajamento.

Certifique-se de que seu público aprecie os emojis no e-mail e você também deve garantir que eles se alinhem com a pegada da sua marca. Por isso, testar nunca é demais. 

CTAs não podem faltar

O objetivo principal do seu e-mail para engajamento dos leads é fazer com que as pessoas realizem uma ação que as leve mais adiante no seu funil de vendas. Mas não pense que seus destinatários sabem o que devem fazer.

É por isso que todo e-mail que você enviar deve ter uma call to action (CTA) ou Chamada para a Ação. Uma CTA eficaz é difícil de ignorar e provoca uma resposta do leitor. Algumas dicas para ajudá-lo a criar CTAs interessantes: 

  • Usar o senso de urgência. Uma maneira de fazer isso é usando linguagem e palavras que mostram escassez. Por exemplo, “Compre agora”, “Inscreva-se hoje”, “4 vagas restantes”, etc;
  • Motive os leitores a agir. Use palavras de ação para estimular as pessoas a agir. Os exemplos incluem ” Experimente grátis”, ” Faça seu teste agora”, “Agende uma chamada”, etc;
  • Seja claro. Os leitores não precisam adivinhar o que você está tentando induzir. A sua CTA deve ser tão clara que uma criança de 5 anos possa entendê-la;
  • Tem que ser curta. Como regra geral, o texto da CTA precisa ser curto. Isso facilita a compreensão sem nenhum esforço cognitivo. Como resultado, os leitores agirão imediatamente.

Você investiu tempo e dinheiro para que o lead possa abrir e ler seu e-mail, não desperdice todo esse trabalho usando uma CTA ambígua ou fraca.

Teste A/B 

Quer dobrar as métricas das suas campanhas de engajamento por e-mail?

Então, executar testes A/B (teste A/B) em seus e-mails deve se tornar um hábito.

O teste envolve testar diferentes aspectos dos seus conteúdos de e-mail para determinar qual tem melhor desempenho. 

É uma excelente maneira de otimizar o seu texto, resultando em taxas de engajamento mais altas. Para fazer um teste A/B eficaz de seus e-mails e melhorar suas taxas de conversão:

  • Decida quais elementos testar. Algumas ferramentas oferecem o teste A/B de assunto;
  • Determine o tamanho da sua amostra;
  • Projete e execute seu teste.

Certifique-se de testar um elemento por vez para saber qual alteração resulta em uma melhoria em suas campanhas.

Automatize tudo

Como você provavelmente já percebeu, as campanhas de geração de leads por e-mail têm muitas peças móveis que podem torná-las complexas. É por isso que o aconselhável é automatizar o máximo possível.

Alguns benefícios de automatizar a geração de leads de e-mail incluem:

  • Fácil de escalar. Uma das vantagens mais significativas da automação é que ela permite dimensionar seus esforços;
  • Personalização eficaz. Personalizar de forma prática especialmente em escala requer automação;
  • O engajamento aumenta. A automação aumenta o engajamento, pois permite criar jornadas criadas e adaptadas ao seu público-alvo.

Alguns estudos mostram que 80% das empresas obtêm um aumento nos leads gerados graças à automação de marketing. Não apenas seu número de leads aumentará, a automação também ajuda a melhorar a segmentação, onde a qualidade de seus leads (engajados) também melhora.

Conclusão

Muitas empresas e negócios negligenciam o poder do e-mail marketing e por isso perdem oportunidades de encontrar clientes fiéis ou leads qualificados que o canal email permite, principalmente com automação. 

Nesse artigo procurei mostrar como, além de utilizar e-mail em suas campanhas, é preciso aplicar as melhores estratégias para engajamento do público alvo. Caprichar na criação, oferecer bons conteúdos e aplicar estratégias eficientes fazem toda a diferença para alcançar resultados com o marketing digital.

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