O mercado digital no Brasil está em franca expansão. Para chegar a esta conclusão, basta ler essas informações, todas de fontes confiáveis:

– De acordo com a Anatel, até julho de 2012 existiam 256 milhões de linhas ativas de celular no Brasil, representando 1,29 linha por habitante, sendo que 54,3 milhões acessam a rede 3G.
– Segundo a FGV, há 60 milhões de computadores em uso no país. Até o fim deste ano, o número deve chegar a 100 milhões.
– Números do Ibope NetRatings mostram que somos mais de 80 milhões de “internautas”.
– 46 milhões de brasileiros estão cadastrados no Facebook, de acordo com a Socialbakers.
– Por fim, em 2011, o e-commerce no Brasil teve um faturamento de R$ 21 bilhões. E a previsão para 2012 é de R$ 30 bilhões. 32 milhões de brasileiros fazem compras online.

Com a proliferação de aparelhos e dispositivos que acessam a internet, de maneiras cada vez mais rápidas, amigáveis e seguras, o marketing digital passa a ganhar importância central em qualquer campanha que vise tornar um serviço, um produto ou mesmo uma ideia sem fins lucrativo conhecidos, populares – e rentáveis. O mercado é imenso, e vem sendo ocupado pouco a pouco, como também provam as informações abaixo:

– Quatro em cada 10 empresas brasileiras ainda não estão na web (Pesquisa TIC Empresas 2011, divulgada pelo CGI.BR).
– Os investimentos em publicidade online em 2011 cresceram 37,3% em relação a 2010, com o faturamento passando de R$ 2,4 bilhões para R$ 3,3 bilhões (IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau).
– Para 2012, a expectativa é de um crescimento de 39%, o que fará com que os investimentos no meio cheguem a R$ 4,65 bilhões (IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau).
– Traduzindo para o bolo publicitário, o meio digital detém hoje 11% do faturamento do mercado brasileiro, e deve atingir 13,7% no final desse ano (IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau).

Tendências do marketing digital

Neste contexto, a sua empresa precisa se inserir no mar digital: site, redes sociais, presença destacada no Google, publicidade online, aplicativo para smartphones. O Blog Curso de E-Commerce aponta as seguintes tendências para 2012:

1) Pequenas e médias empresas adotarão definitivamente o marketing digital
2) Presença online com mais engajamento nas redes sociais
3) SMO (Social Media Optimization)
4) Aumento do custo de links patrocinados e social ads
5) SEO (Search Engine Optimization) cada vez mais refinado
6) Vídeos com mais destaque
7) Mobile Marketing em alta
8) Geolocalização

Todos estes serviços são executados pela NacionalVOX – Agência Digital. Vamos conversar?

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