Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Onde Criar Um Portfólio Online? 4 Ferramentas Para Dar Vida Aos Seus Projetos

Com o crescimento do mercado freelancer e do e-commerce, é natural que também cresça a necessidade de criar um portfólio online. Se você precisa conhecer algumas opções de ferramentas para este objetivo, veio ao lugar certo.

Você vai conhecer opções práticas e populares para realizar boas apresentações dos seus projetos para clientes, bem como aprender dicas para aumentar sua conversão de clientes.

Bora começar?

Como e Por Que Criar um Portfólio?

Com o número de freelancers crescendo diariamente, realizar uma apresentação diferenciada dos serviços que você é capaz de fazer é um must do mercado.

Seja você um freelancer iniciante ou experiente, não há como fugir deste caminho caso queira encontrar sempre clientes melhores, que podem abrir novas oportunidades e gerar ainda mais renda.

Antigamente, ainda se falava em portfólio no Word para passar para PDF e enviar o arquivo pro cliente via e-mail… Tudo isso é passado!

Hoje em dia, um portfólio de qualidade e boa apresentação deve ser possível de ser acessado diretamente, tudo pela nuvem. É mais seguro para o cliente que acessa, mais prático para ambas as partes e ainda permite realizar atualizações com muita facilidade.

Portanto, confira abaixo as melhores ferramentas para criar seu portfólio online e agregar valor a todas as propostas que você enviar.

Quais As Melhores Opções Para Criar Um Portfólio Online?

Zyro

Voltado para todos os tipos de portfólio, a ferramenta Zyro é prática e muito eficiente: exige zero conhecimento de códigos, possui editor em tempo real e já oferece inúmeros templates para você criar seu portfólio.

Mais do que apenas criar um portfólio, com o Zyro também você pode criar um site pessoal completo: uma página para portfólios, um about us e até linkar um blog pessoal (caso o possua) para demonstrar cada recurso da sua capacidade.

Com templates 100% editáveis e muito mais do que recursos para criar apenas o portfólio, esta ferramenta oferece tudo o que um freelancer precisa para decolar sua carreira.

Behance

Esta é uma plataforma gratuita muito popular para quem trabalha com ilustração, design, fotografia e outras formas de artes visuais. O formato de disposição do portfólio é uma galeria, o que torna este tipo de projeto muito mais facilmente visualizável.

O Behance quase funciona como uma rede social: assim como no Pinterest, as pessoas podem procurar por tags e encontrar trabalhos artísticos, os visualizando na página do artista. Uma ótima maneira de buscar inspiração e acompanhar de perto o trabalho de muitos outros profissionais.

Por isso, se você atua com estas áreas, deve criar seu portfólio no Behance. Será uma nova oportunidade de obter clientes e contatos, além de ser um bom host de portfólio.

Coroflot

Assim como o Behance, também é uma plataforma popular entre designers. Com a possibilidade de fazer uploads infinitos, o Coroflot é uma das ferramentas preferidas dos designers experientes.

Grandes empresas possuem perfis nesta network – como Google e Facebook, e acabam contratando artistas desta plataforma para realizar alguns de seus projetos.

Quer uma chance de ser visto por big players? Crie um portfólio no Coroflot.

Adobe Portfolio

Se você é cliente Adobe, esta é uma das melhores opções disponíveis. São mais de 30 templates responsivos para você utilizar para editar suas páginas de projeto.

Gratuita para clientes Adobe, esta ferramenta é boa por ser prática de usar, permitindo alta editabilidade dos templates e fácil uso (sem códigos).

Se você utilizar outros serviços da Adobe, esta opção é excelente! No entanto, se você não lidar com as ferramentas desta empresa, você terá que criar uma conta Adobe e pagar por uma mensalidade por serviços que não irá utilizar.

Como Utilizar Meu Portfólio Em Minhas Apresentações?

Com um portfólio bem construído e estruturado, fica fácil de realizar um convite para que seu cliente acesse seu site e conheça seu trabalho.

Trabalhe duro para organizar seus projetos em vários links (se possível), e tente sempre filtrar o perfil do seu cliente. Assim, você sempre saberá qual dos projetos enviar para conquistá-lo.

Além disso, ter mais de um portfólio também é possível: você pode criar os portfólios gratuitos e incluir em um site pessoal, de maneira que você utilize os dois recursos para divulgar seu potencial.

Foto do destaque: Photo by George Milton from Pexels

Sair da versão mobile